Banner pequi-2017

Em 15/12/17 12:11.

Banner pequi-2017

TEMPORADA DE NATAL - MÚSICAS DO BRASIL DE DENTRO

(espetáculo música e teatro)

MÚSICAS DO BRASIL DE DENTRO – OS TERNOS CHEGARAM é uma produção artística elaborada a partir de um longo trabalho de pesquisa antropológica e etnomusicológica realizada no Cerrado pelo Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás. As músicas de domínio público fazem parte de uma manifestação cultural conhecida como Pastorinhas, festa religiosa que revive o nascimento do menino Jesus com sua cosmologia e estética próprias.

Com repertório formado por diversos ternos, dentre os quais o das Borboletas, das Ciganinhas, e o da Lira, o espetáculo traz músicas entremeadas por intervenções teatrais que dialogam com o público. O repertório brejeiro, traz letras singelas inspiradas na valorização do modo de vida rural e interiorano onde o cuidar, o ofertar, repartir, e se alegrar coletivamente é cantado e celebrado fazendo a ponte com os símbolos mais profundos do Natal. Os cenários criados por Wagner Gonçalves, iluminação de José Junior e figurinos originais de Isabela Nascente e Claudio Livas foram inspirados nas festas rituais populares, que também serviram de fonte para a elaboração dos arranjos camerísticos interpretados pelo grupo Sons do Cerrado. Com pesquisa de Altair Sales Barbosa, Andrea Luisa Teixeira e Leandro Caetano, arranjos do maestro Jarbas Cavendish (piano), interpretação dos músicos Alba Franco (vocal), Veronica Aldé e Rosana Rodrigues (flautas), Marcelo Maia (baixo), Almir Pessoa (viola) e Edilson Morais (percussão) que dão o tom do trabalho, e participação das atrizes Larissa Malty e Fernanda Pimenta (atrizes) que movimentam a cena e o pensamento do público, a realização da “Temporada de Natal - Músicas do Brasil de Dentro” é um tributo aos povos tradicionais que lutam para continuar vivendo com dignidade em suas terras e com seus modos de vida, e propicia ao público uma leitura contemporânea de mundo pautada na sabedoria e beleza desse Brasil profundo onde se faz urgente os cuidados com a natureza, casa comum de todos os povos.

O projeto contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura terá 10 apresentações gratuitas no Centro Cultural da UFG (Praça Universítária) e, entre os dias 18 e 22 de Dezembro, apresentará duas sessões diárias: às 15 e às 19h30. O espetáculo é censura livre e se destina ao público em geral; para ingressos individuais ou em pequenos grupos, basta se dirigir à entrada do Teatro do CCUFG; para grupos maiores (acima de 15 pessoas), procurar antes a equipe de produção pelo fone (62) 99236-1776 (Itamar). A produção é da ARTE PLENA Produções Culturais.

Acompanhe todo andamento do projeto e cronograma de apresentações pelo facebook: https://www.facebook.com/SonsCerrado/

SERVIÇO:

Espetáculo:

TEMPORADA DE NATAL – MÚSICAS DO BRASIL DE DENTRO

DATA: 18, 19, 20, 21, 22 DE DEZEMBRO

HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES: 15 H e 19H30

LOCAL: CENTRO CULTURAL UFG – PRAÇA UNIVERSITÁRIA

INFORMAÇÕES: (62) 999236-1776

ARTE PLENA PRODUÇÕES CULTURAIS (arteplenacultural@gmail.com)

Fonte: Prof. Jarbas Cavendish

Categorias: notícias