José Eduardo - flyer

José Eduardo Martins, piano

Recital Claude Debussy - Centenário da morte

José Eduardo2

José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, onde começou seus estudos com o professor russo José Kliass. Mais tarde, trabalhou durante alguns anos em Paris, com Marguerite Long, Jean Doyen e matérias teóricas com Louis Saguer. Martins tem 23 CDs gravados no Exterior e lançados pelos selos Labor (U.S.A.), Portugaler, PortugalSom/Numérica (Portugal), Esolem (França), PKP e principalmente De Rode Pomp (Bélgica). É autor de vários livros publicados no Brasil e no Exterior, salientando entre os últimos "Impressões sobre a Música Portuguesa" (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011) e "Série Témoignages nº 4 - Le pianiste brésilien José Eduardo Martins" (Université Paris-Sorbonne, 2012). José Eduardo Martins é intérprete da integral de Claude Debussy para piano, autor de "O som píanístico de Claude Debussy" (São Paulo, Novas Metas, 1982), de vários artigos para os Cahiers Debussy, publicação do Centre de Documentation Claude Debussy, Paris, tendo gravado, entre seus CDs, três para o selo belga De Rode Pomp, deles constando obras de Debussy. Martins é Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, Doctor Honoris Causa pela Universidade Estatal Constantin Brancusi da Romênia, Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Música e Membro Honorário da Associação Lopes-Graça de Lisboa. Recebeu em Bruxelas a Ordem do Rio Branco do Governo do Brasil. É Officier de la Couronne da Bélgica, condecoração outorgada pelo Rei Alberto II.

José Eduardo - flyer

François Servenière (1961)

Sinergia (In memoriam de Claude Debussy)

Claude Debussy (1862-1918)