Arte Nícolas Porto CNVV.jpeg

Aluno do curso de Música Bacharelado da EMAC, Nícolas Porto Silva, vence o I Concurso Nacional Virtual de Violão

Em 09/12/20 14:16.

Evento é promovido pela Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio)

Arte Nícolas Porto CNVV.jpeg

Nícolas Porto Silva, aluno do curso de Música Bacharelado com habilitação em Violão da EMAC, vence o I Concurso Nacional Virtual de Violão (CNVV) promovido pela Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio).

Esta é a segunda competição nacional neste segundo semestre de 2020 na qual Nícolas obtém a primeira colocação. A primeira foi o II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes realizado em 16 de outubro de 2020.

O CNVV em 2020 homenageou o violonista camerista (Duo Abreu), solista e luthier brasileiro Sérgio Abreu e foi idealizado pela  AV-Rio, instituição que busca a divulgação e fomento de ações ligadas ao violão instrumental desde 2001. A Associação premiou o primeiro colocado com um prêmio sugerido por Sérgio Abreu, um violão construído pelo luthier Rogério Santos (filho), trabalhado em conjunto com seu pai, Rogério Santos.

violão premio nicolas.png
Violão Rogério Santos (filho) /Rogério Santos

O instrumento possui braço em mogno, escala em ébano, fundo e laterais em jacarandá preto, tampo em abeto envelhecido (aproximadamente 20 anos), verniz PU no corpo e goma laca no tampo com valor estimado em 12 mil reais (US$ 2.200,00).

Nícolas Porto Assovio Vertentes

Para Nícolas ,"foi um privilégio vencer uma competição com uma banca de jurados formada por tantas referências do meio acadêmico e musical e que homenageou meu grande ídolo no violão, Sérgio Abreu, ao mesmo tempo em que me traz uma felicidade ímpar pois ganho de prêmio um violão que me servirá por muitos anos. Os concursos nunca foram meu alvo de carreira, mas esse ano decidi arriscar e tive a alegria de vencer dois deles, que certamente estão me servindo de estímulo para continuar os estudos em tempos tão difíceis".

Para assistir ao vídeo da final, acesse Aqui

Fonte: Ascom Emac e site http://av-rio.com/

Categorias: notícias