
75º Recital em homenagem à Nhanhá do Couto ocorre nesta próxima sexta-feira, 20 de agosto
Este ano o evento também celebra os 20 anos da outorga do título de Patrimônio Cultural da Humanidade à Cidade de Goiás pela UNESCO
O evento, que é realizado anualmente na data de aniversário de Maria Angélica da Costa Brandão (Nhanhá do Couto), este ano também homenageia a cidade de Goiás pelos 20 anos da outorga do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, honraria concedida pela UNESCO ao município.
Na cidade de Goiás, Nhanhá do Couto desenvolveu atividades artísticas e culturais no início do século XX, perdurando até o ano de sua morte em 1945. Nhanhá do Couto é reconhecidamente uma das pioneiras do ensino fundamental, musical e artístico no estado de Goiás.
Clélia Iruzun, pianista brasileira radicada em Londres, é a convidada para apresentar-se no 75° Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto. Clélia estudou na Escola de Música do Rio de Janeiro Universidade Federal e na Royal Academy of Music onde se graduou com o Recital Diploma e diversos prêmios. Ela também trabalhou com pianistas de prestígio como Nelson Freire, Jaques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong e com a famosa professora brasileira Mercês de Silva Telles em Paris. Grandes compositores brasileiros como Francisco Mignone e Marlos Nobre dedicaram-lhe obras.
Programa:
- Federico Mompou – Scenes d’Enfants
-
Cris dans la rue
-
Jeux sur la plage
-
Jeu
-
Jeu
-
Jeunes filles au jardin
-
Cécile Chaminade – Thème Varié Op. 89
-
Frédéric Chopin – Estudo Op 10 n° 3 – Tristesse
-
Frédéric Chopin – Noturno Op. 9 n° 2
-
Francisco Mignone – Congada
-
Camargo Guarnieri – Dança Negra
-
Ernesto Lecuona – Da Suite Andalucia
-
Cordoba
-
Malagueña
A Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG é hoje a responsável pela continuidade da realização desse evento, contando com o apoio institucional do Centro Cultural UFG, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Reitoria da UFG.
Este evento é organizado pela professora e coordenadora no núcleo de piano da EMAC, Consuelo Quireze, sendo realizado desde 2020 em modo totalmente on-line. Assista ao 75° Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto (1880-1945) no YouTube canal EMAC UFG
Programação:

Clique na imagem para assistir ao 75º Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto:
Saiba mais sobre a pianista convidada, Clélia Iruzun:
A feliz junção do colorido espírito brasileiro e musicalidade espontânea firmou a brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun, como uma das artistas mais interessantes, no cenário mundial, nos últimos anos. Clélia estudou na Escola de Música do Rio de Janeiro Universidade Federal e na Royal Academy of Music onde se graduou com o Recital Diploma e diversos prêmios. Ela também trabalhou com pianistas de prestígio como Nelson Freire, Jaques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong e com a famosa professora brasileira Mercês de Silva Telles em Paris. Grandes compositores brasileiros como Francisco Mignone e Marlos Nobre dedicaram-lhe obras.
Ela ganhou prêmios importantes no Brasil e em competições internacionais, como Tunbridge Wells, no Reino Unido e Santander e Zaragoza, na Espanha. Como solista em recitais e com orquestras, vem atuando pela Europa, Américas e Ásia. No Reino Unido já se apresentou nas principais salas de concertos incluindo o Southbank Centre, Barbican e Wigmore Hall.
Clélia também já apareceu várias vezes na rádio e televisão em vários países, incluindo transmissões para a BBC Radio 3. Ela gravou vários CDs com sucesso, numa variedade de repertório, de vai de compositores latino-americanos aos Concertos de Mendelssohn, além do Concertino de Elizabeth Maconchy e a BBC Scottish Symphony Orchestra, a Música para Piano de Marlos Nobre, Mignone e o CD Ernesto Nazareth “Portrait of Rio” (Lorelt) e dois volumes da musica para piano de Frederico Mompou (SOMM), o vol II foi selecionado como um dos melhores CDs do mês pelo Sunday Times. Seu CD com os concertos para piano de Mignone e Albeniz com a Royal Philharmonic Orchestra e o maestro Jac van Steen no selo SOMM foi nomeado para o International Classical Music Awards. Outros três CDs foram lançados recentemente no selo SOMM com Quintetos de Henrique Oswald e Amy Beach, Sonatas para piano e violino de Leopoldo Miguez e Henrique Oswald e os Concertos de Saint-Saens No.5 e Henrique Oswald também com a Royal Philharmonic Orchestra e Jac van Steen. Este último foi saudado pela prestigiosa revista Gramophone “ execução impressionante... outro disco notável desse time e gravadora”.
Fonte: Profa. Consuelo Quireze