Card para site EMAC vírus rafaela pires 2021

Inscrições abertas para participação na III edição do projeto Vírus: Poéticas Digitais

Em 24/08/21 17:23.

A série de encontros promove discussões com temas relacionados a diversas áreas como artes visuais, música, design e artes da cena

Estão abertas as inscrições para a III edição do evento "Vírus-Poéticas Digitais" que acontecerá segundas-feiras das 20h30 às 22h entre os dias 13.09 à 09.11 de 2021, com início nas plataformas Zoom, Gmail e posteriormente na Discord. O evento é gratuito e será enviado um certificado de participação com as horas contabilizadas. 

A III edição do Vírus: Poéticas Digitais, série de encontros promovida pelo Grupo interdisciplinar e colaborativo de produções audiovisuais e de arte digital da EMAC/UFG, tem como objetivo promover discussões entre interessados em diferentes áreas artísticas como artes visuais, música, design e artes da cena, a fim de estabelecer experimentos e produções artísticas integradas em formato remoto.  

Como parte do repertório haverão comunicações especializadas sobre arte digital, música eletrônica e fabricação digital, bem como orientações para experimentos feitos primeiro individualmente e depois coletivamente. Alguns projetos da segunda edição continuarão em andamento com a colaboração de alguns professores. Porém, novos grupos e ideias deverão se formar na nova edição. 

Diferente da sigla em inglês “DIY” (faça você mesmo), o “DIT” (“do it together”, faça em conjunto), pressupõe as produções feitas em grupo. Quando indivíduos com diferentes experiências, costumes, pontos de vista e habilidades conseguem organizar suas ações harmonicamente na criação de um projeto em comum, ideias mais complexas e enriquecidas podem tomar forma.

Trabalhar em conjunto é sempre um desafio. Mas quando se consegue não perder de vista as qualidades, limites, possibilidades de criação, senso de colaboração e divisão de autoria nesse grupo em comum, o aprendizado vivenciado com o diverso é singular e as possibilidades criativas podem surpreender.

Os dez encontros serão realizados entre os dias 13/09 a 09/11 das 20h30 às 22h, nas segundas feiras. Os primeiros encontros são destinados à apresentação de exemplos, ferramentas artísticas digitais e conceitos próprios de cada campo de atuação do convidado. Somado à esta breve apresentação, serão passadas possibilidades de exercícios ou tópicos de pesquisa para que os integrantes possam ter um contato mais aproximado/prático com o conteúdo exibido. Em uma segunda etapa do projeto, os encontros se voltam para discussões sobre interesses em comum e abertura para o surgimento de temáticas que possam se desenvolver em conjunto dentre os participantes. Orientações serão conduzidas e espaço para exposição de pontos de vista de cada um será fundamental para que surjam ideias.

As palestras e orientações desta série de encontros, contam com a mentoria e colaboração de professores de diferentes áreas e instituições públicas de ensino, dentre elas, Eduardo Néspoli (Música - Ufscar - SP), Suzana Avelar (Têxtil e Moda - Usp), Dorival Rossi (Design, Unesp), Alexandre Nunes (Artes da Cena, Ufg), Adriano Monteiro (Música, Ufg) e Rafaela Pires (Artes da Cena, Ufg).    

O interessado faz a inscrição por meio do link abaixo. 

Link para inscrição:https://www.even3.com.br/virus3poeticasdigitais/

mentorias_colaboracoes 2021

folder_virus_3 2021


Saiba mais: https://www.emac.ufg.br/p/39427-virus-poeticas-digitais-grupo-interdisciplinar-e-colaborativo-de-producoes-audiovisuais-e-de-arte-digital-iii-edicao

 

Fonte: Profa. Rafaela Pires

Categorias: Notícias Noticias