Pedro Alliprandini - CARD

Professor da EMAC publica artigo na revista The Clarinet

Em 28/09/21 16:04.

Pedro Alliprandini é autor do artigo "Brazilian Elements in Copland's Clarinet Concerto: A Performance Perspective", disponível na edição de setembro da revista

Pedro Alliprandini

Pedro Alliprandini, professor substituto na EMAC, teve seu artigo publicado na The Clarinet, importante revista da Associação Internacional de Clarinetistas (ICA International Clarinet Association).

O artigo "Brazilian Elements in Copland's Clarinet Concerto: A Performance Perspective" está disponível na edição de setembro da revista, e trata de influências da música brasileira em um dos mais importantes concertos para clarinete do compositor americano Aaron Copland.

Resumo do artigo:
Aaron Copland foi um renomado compositor americano conhecido por incorporar elementos de estilos musicais folclóricos e urbanos das Américas em suas obras de concerto. Seu Concerto para Clarineta e Orquestra de Cordas, escrito em 1948, é considerado umas das obras mais importantes do repertório do instrumento, e durante a composição da obra Copland viajava pela América do Sul como embaixador cultural. Durante essa viagem sua experiência com a música local do Brasil o inspirou a incorporar elementos musicais brasileiros em sua obra. Baseado no itinerário e relatos do compositor nas capitais brasileiras Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, e Salvador, foi possível observar a exposição de Copland a estilos musicais como o frevo, samba, e choro. Considerando as tradições interpretativas desses estilos, o objetivo deste artigo é de guiar intérpretes a aplicar aspectos típicos da música brasileira nas passagens apropriadas do Concerto para Clarineta. O artigo discute como os elementos brasileiros presentes na obra estão ofuscados por uma notação métrica comumente atribuída ao idioma do jazz, e investiga os diferentes temas musicais que podem ser brasileiros. Este trabalho oferece uma interpretação alternativa do Concerto que abraça suas influências brasileiras e contribui com o caráter Pan-Americano do estilo musical de Copland.

Para ler o artigo completo, acesse: https://clarinet.org/publications/the-clarinet/

Fonte: ASCOM EMAC

Categorias: Notícias Noticias