Card para site EMAC simpósio de musicologia

Inscrições abertas para participação no XI Simpósio Internacional de Musicologia e III Congresso da Associação Brasileira de Musicologia

Em 26/10/21 10:37.

As modalidades são gratuitas e incluem apresentação de trabalho, atividades livres e minicursos; as vagas são limitadas

Em sua décima primeira edição, segunda a ser transmitida on-line, o XI Simpósio Internacional de Musicologia - Musicologia e Diversidade, juntamente com o III Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), ocorrerá de 08 a 11 de novembro com transmissão pelo canal YouTube UFG Oficial e por meio de salas virtuais para inscritos.

O evento tem como finalidade estimular reflexões sobre os caminhos plurais da musicologia na contemporaneidade e ampliar o intercâmbio entre núcleos e centros de estudos, construindo a produção científica e artística no que diz respeito ao campo musicológico e a divulgação de pesquisas existentes na área da musicologia em âmbito nacional e internacional.

Em 2021, o tema é “Música Crítica e questões musicológicas no presente” discutindo, além dos aspectos ligados à construção do conhecimento musicológico desenvolvido de forma crítica, a inserção do musicólogo no contexto geral dos fenômenos musicais, abarcando ainda a sua mediação em veículos de comunicação massificados como jornais, revistas, notas de programa, e um sem-número de mídias digitais e/ou físicas.

As inscrições são gratuitas e as modalidades incluem apresentação de trabalho, atividades livres e minicursos. As vagas são limitadas, completando o número máximo de participantes em cada ação, as inscrições encerram-se automaticamente.  Link para se inscrever: https://www.musicologiaemac.org/inscricoes

Os minicursos ocorrerão nos dias 09 e 10 de novembro com os temas:

- Acervos de documentos musicais com a Ms. Mary Ângela Biason (Museu Carlos Gomes / Carlos Gomes Museum);

- Composição transcultural: uma análise de mestiçagens modais na música moderna e contemporânea com o doutorando Luiz Eduardo Gonçalves (UDESC);

- História da Notação Musical com a Drª. Beatriz Carneiro Pavan (Instituto Gustav Ritter / Gustavo Ritter Institute);

- Violão e Identidades Culturais com Dr. Fernando Llanos (UFG) e convidados Lic. Pedro Martínez (Paraguai), Dr. Alejandro Bruzual (Venezuela), Bolívar Vanegas (UFBA - Ecuador), Mauricio Valdebenito (Chile);

- Os quilombos que tocam e dançam nossa memória com doutorando Juan Carlos Suarez Copa Velasquez (USP)

Site do evento

story simposio musicologia 2021