Cards Notícias site EMAC o balcao peca do saulo dallago jan 2023.png

Espetáculo teatral encenado, produzido e dirigido por estudantes e professores da Emac estreia nesta quarta-feira no CCUFG

Em 30/01/23 10:04.

A montagem é fruto de disciplinas dos cursos de Teatro licenciatura e Direção de Arte e conta com a orientação e direção de docentes da Escola

Inspirado no texto “O Balcão”, do dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986), o espetáculo que estreia nesta quarta-feira no Centro Cultural UFG é fruto das disciplinas "Processo de Montagem I e II", do primeiro e segundo semestres de 2022 do oitavo período do curso de Teatro Licenciatura.

Além de estudantes de teatro, a concepção de iluminação da montagem foi realizada por discentes do curso de Direção de Arte, orientados pelo Prof. Alexandre Nunes na disciplina "Iluminação, Projeções e Efeitos I". Na caracterização e figurinos, participaram estudantes do curso de Teatro Licenciatura da disciplina "Introdução à Caracterização do Ator", orientados pela Profa. Rafaela Blanch Pires. O professor da Emac e coordenador do curso de Direção de Arte, Saulo Dallago, é o diretor geral da montagem.

O espetáculo terá duas apresentações no Centro Cultural UFG (CCUFG) nas próximas quarta e quinta-feiras, dias 01 e 02 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Sinopse
O enredo da peça se passa numa grande casa de diversões, onde clientes misturam o real e o imaginário na busca pela satisfação de suas fantasias, enquanto uma rebelião acontece do lado de fora, em constante ameaça àqueles que, refugiados no Balcão, se esquecem de suas próprias realidades por algumas horas.

Tendo como ponto de partida o texto “O Balcão”, do dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986), o espetáculo procura manter-se fiel às ações apresentadas na trama original, mas com total liberdade criativa para que os estudantes criassem suas próprias concepções e interpretações sobre a obra, atualizando a linguagem e trazendo referências contemporâneas ao drama.

balcao2.jpg

O Balcão, de Jean Genet
Duração: 70 minutos.
Direção Geral: Saulo Dallago