Card-oficinas de música

Matrículas abertas para as Oficinas de Música 2023/1

Em 06/02/23 11:46.

De 27 de fevereiro a 03 de março, via formulário online

Estão abertas as matrículas (2ª chamada) para os cursos das Oficinas de Música da UFG. São mais de 400 vagas ofertadas em aulas coletivas e/ou individuais de instrumento/composição/regência/canto nas modalidades Presencial e Remota.

Os interessados poderão escolher entre os mais de 15 cursos: Composição, Regência, Canto, Bateria, Clarineta, Contrabaixo Elétrico, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Violão, Violino, Canto Coral, Prática de Orquestra e  Teoria e Percepção Musical.

As matrículas acontecem de 27 de fevereiro a 03 de março, via formulário online, disponível no site das oficinas.

Para mais informações, acesse: https://oficinasdemusicaem.wixsite.com/oficinasdemusicaufg/sobre

Informações sobre o Projeto

O Programa de Extensão Oficinas de Música contempla diversos Projetos de Extensão que combinam os perfis educacional e artístico:  Piano, Violão e Guitarra Elétrica, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Flauta Doce, Saxofone, Clarinete, Percussão, Bateria, Fagote, Violino, Violoncelo, Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Regência, Canto e Composição. Tais cursos são oferecidos à comunidade nos turnos matutino, vespertino e noturno, lecionados por alunos, egressos e professores dos cursos de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e pós-graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O aluno da extensão poderá frequentar aulas coletivas e/ou individuais de instrumento/canto, sendo ainda gratuitamente oferecidas aulas de Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Aulas de Performance Musical (Interpretação), Música de Câmara (Prática de Conjunto), Palestras, Masterclasses e Recitais, objetivando uma formação profunda, ampla e variada, de modo a explorar o potencial artístico dos alunos.

O Programa de Extensão Oficinas de Música é mais uma das realizações da EMAC, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, uma das mais tradicionais instituições de seu gênero no país. Este programa visa oferecer cursos de formação musical de qualidade a toda a comunidade goianiense, com foco no aprendizado teórico e prático da linguagem musical básica. Nossa proposta é fazer da música algo vivo, evidenciando seu poder expressivo e transformador, criando um ambiente musical que permita ao aluno desenvolver um senso crítico em relação à arte, observando aspectos de sua evolução histórica e seu papel na sociedade, além de proporcionar familiaridade com a leitura e com o repertório musical ocidental, permitindo que o aluno desenvolva ainda mais sua técnica, seu potencial artístico, seu conhecimento cultural e sua sensibilidade. Assim, através do Programa Oficinas de Música, os alunos podem aprofundar seu contato com a música apenas por interesse cultural, ou com o intuito de ingressar em um dos cursos de nível superior da EMAC, com vistas ao profissionalismo.

Em 2023-1 serão mais de 400 vagas, e o aluno da extensão poderá frequentar aulas coletivas e/ou individuais de instrumento/composição/regência/canto nas modalidades Presencial e Remota, sendo ainda  gratuitamente oferecidas aulas de Teoria, Percepção e Apreciação Musical, Aulas de Performance Musical (Interpretação), Música de Câmara (Prática de Conjunto), Palestras, Masterclasses e Recitais, objetivando uma formação profunda, ampla e variada, de modo a explorar o potencial artístico dos alunos. Os cursos têm duração média de três anos, mas podem atender alunos da comunidade que queiram prestar vestibular para cursos superiores de Música, realizar concursos públicos ou exames de seleção em orquestras, cursos de pós-graduação ou simplesmente aperfeiçoar seus conhecimentos e sua performance.

Nas Oficinas de Música, estão integrados ensino e pesquisa, pois as aulas destinadas à comunidade servirão de campo para reflexão e contínua reformulação dos processos pedagógicos e metodologias de ensino musical de alunos e professores dos cursos da EMAC. As atividades artísticas e culturais oferecidas nas Oficinas também incentivarão a produção cultural da comunidade acadêmica e das comunidades circunvizinhas, pois os alunos da comunidade serão constantemente incentivados às mais diversas práticas musicais. Assim, este Programa foi desenvolvido no sentido de promover ações voltadas para a educação do cidadão nas áreas de cultura e artes, favorecendo o processo de integração entre a Universidade e diversos setores da Sociedade.

Mais informações sobre o Projeto em: https://oficinasdemusicaem.wixsite.com/oficinasdemusicaufg/sobre

Fonte: Oficinas de Música EMAC-UFG

Categorias: Notícias Noticias