Nicolas Custótio abril 2023

Nícolas Porto Silva é aceito em conceituado programa de mestrado nos EUA

En 17/04/23 09:57 .

Aluno egresso da EMAC conquistou bolsa integral na School of Music da Stony Brook University em Nova Iorque 

Nicolas Custótio abril 2023

Nícolas Porto Silva, aluno egresso da EMAC do curso de Música Bacharelado, instrumento violão, foi aceito na School of Music da Stony Brook University, em Nova Iorque, EUA. Nícolas conquistou bolsa integral e mais participação no programa Teaching Assistant Ship.

Nícolas venceu competições ainda na graduação em música da EMAC. O início de suas participações em concursos ocorreu durante a pandemia: "Os concursos nunca foram meu alvo de carreira, mas decidi arriscar e tive a alegria de vencer dois deles, que certamente estão me servindo de estímulo para continuar os estudos em tempos tão difíceis". (Saiba mais em  Aluno do curso de Música Bacharelado da EMAC / Nícolas Porto Silva, vence o I Concurso Nacional Virtual de Violão)

Sobre seu mais recente êxito, a aceitação no programa de mestrado com bolsa integral na conceituada escola de música da Stony Brook University, em Nova Iorque, EUA, Nícolas explica um pouco do caminho que trilhou para sua admissão ao programa.


Estudar no exterior sempre foi uma opção?

Eu me sinto bastante privilegiado por ter em minha formação musical e acadêmica a presença de dois professores que são dos melhores, a nível mundial, no campo da performance e do ensino: Fabio Zanon e Eduardo Meirinhos. Ir para o exterior é uma maneira de continuar expandindo o que me foi oportunizado por eles.

Por que escolheu a Stony Brook University?

Então, eu escolhi Stony Brook principalmente por conta do corpo docente. O professor de violão é uma pessoa por quem tenho um profundo respeito e admiração pelo trabalho como solista, camerista e compositor. Eu acho que em algum momento do processo para uma pós-graduação a gente tem que encarar a própria formação e escolher escolas e professores que possam te dar uma impulsão baseada em seus principais atributos, e vi que Stony Brook seria esse lugar para mim. Durante o processo de aplicação eu expandi as possibilidades, mas ir para Stony Brook sempre foi minha primeira escolha. O processo tem sido de anos, tenho me preparado mental e tecnicamente para estudar fora do país mesmo antes de começar a graduação, mas no momento em que as coisas têm de ser feitas é tudo mais urgente e minucioso, seja na parte musical ou mesmo burocrática.

Como foi o processo de admissão?

Por morar fora de NY, me foi permitido fazer a audição on-line, que aconteceu em fevereiro deste ano. Eu toquei uma Fantasia renascentista do inglês John Dowland, a Fuga da BWV 998 do J. S. Bach e a Sonata de Castelnuovo-Tedesco. Todas essas obras foram trabalhadas em minha graduação com o professor Eduardo Meirinhos, a quem tenho grande gratidão e admiração. Através desta audição, pude ser aprovado e indicado pela banca para receber uma bolsa completa na instituição, para ingresso no segundo semestre de 2023.

Conta um pouco de sua trajetória na EMAC...

Eu me formei Bacharel em Violão em junho/22, mas continuo mantendo contato com o professor Eduardo e acompanhando meus colegas ingressos e egressos da UFG porque tenho uma enorme gratidão pela universidade que me propiciou uma formação acadêmica de excelência.

Fuente: Ascom EMAC/ Fabrícia Vilarinho

Categorías: Notícias Noticias