Música na Escola de Música completa 25 anos
Abertura da temporada 2023 ocorreu dia 26/4 no Teatro Belkiss Spencière
A abertura da temporada do primeiro semestre de 2023 do projeto Música na Escola de Música, ocorrida dia 26/4 no teatro Belkiss Spencière da EMAC, foi um momento de tripla comemoração: aniversário de 25 anos do projeto; retomada semanal das apresentações após a pandemia; e o retorno à coordenação do projeto de seus professores fundadores: Gyovana Carneiro, Luiz Carlos Vasconcelos Furtado e Ana Flávia Frazão.
O início do projeto
O Música na Escola de Música iniciou na gestão da diretora Glacy Antunes em 1998, partindo da expectativa da professora Gyovana Carneiro de que houvessem apresentações musicais abertas ao público na então Escola de Música da UFG. Desde então, o projeto é um dos mais antigos da EMAC, juntamente com o Festival de Música que ocorre desde 1964.
Gyovana explica que no começo, os convites eram direcionados aos professores da instituição, mas rapidamente o Música na Escola de Música ganhou renome na área, sendo procurado também por músicos e musicistas que não necessariamente possuíam vínculo com a Escola. "Este projeto de extensão, um dos mais antigos da UFG, já levou ao palco da EMAC grandes nomes da música de concerto e da MPB. Passaram por esse projeto nomes como: José Eduardo Martins, Milton Massiadri, Fanny Solter, Bernhard Lörcher, Laurent Albrecht Breuninger, Marcelo Barboza, Nuno Vieira, Raphael Alexandre Lustchevsky, Ricardo Righini, Sandro Haick, Susana Gaspar, João Luiz Areias, Daniel Bolshoy, Norton Morozowicz, Banda Pequi, Monica Salmaso, Guinga dentre muitos outros", informa.
Aberta a temporada 2023
Sobre a abertura da temporada, a professora Gyovana ressalta a relevância do período. "Este momento é muito importante porque marca a volta do projeto em seu formato semanal. Semestre passado, retomamos de forma mais tímida, com um ou dois recitais ao mês após a pandemia - que foi o único momento em que as apresentações foram interrompidas desde seu início em 1998. Mas este semestre, no qual comemoramos o aniversário de 25 anos do projeto, voltamos com o formato original do Música na Escola de Música, com recitais semanais", explica.
Esta temporada também marca a volta na coordenação do Música dos três professores fundadores. "Nesses 25 anos de existência, o projeto passou por outras coordenações. Foi coordenado na época de sua implantação pelo professor Luiz Carlos Furtado e por mim, e agora a série de concertos volta a acontecer sob esta mesma coordenação, com a professora Ana Flávia que também foi da comissão assim que entrou como professora substituta na EMAC em 2002", esclarece a professora Gyovana Carneiro.
No primeiro recital deste semestre, três professores da EMAC, Ana Flávia Frazão, Luciano Pontes e Johnson Machado, com o "Trio Viola, Clarineta e Piano" apresentaram peças dos compositores Mozart e Schumann (acesse o programa aqui). O recital teve abertura do diretor, Eduardo Meirinhos, e presença na plateia do professor e compositor Estércio Marquez.
Compositor Estércio Marquez na plateia do Música na Escola de Música
Eduardo Meirinhos ressalta o retorno integral da presencialidade das atividades com o concerto do Música na Escola de Música
Relevância do projeto para os professores do Trio Viola, Clarineta e Piano
A professora Ana Flávia Frazão, pianista, ressalta a alegria de participar do projeto. "É sempre uma honra e uma grande alegria tocar no palco da Escola de Música que faz parte da minha trajetória, desde o início da minha formação na época de estudante no antigo Instituto de Artes da UFG. E o projeto Música na Escola de Música tem uma importância muito especial. Foi meu primeiro projeto de extensão quando ingressei como docente e início de uma sólida parceria com a professora Gyovana Carneiro. Nós, juntamente com o professor Luís Carlos Furtado, organizamos durante vários anos uma programação diversificada e de qualidade, levando música para nossos alunos e a comunidade acadêmica em geral", afirma.
Para Luciano Pontes, violista, é uma série importante, antiga, consolidada, na qual muitos artistas de renomes já tocaram. "Meu primeiro concerto tocando junto com orquestra foi na série Música na Escola de Música ainda como estudante. A importância de participar dela, além da relevância história, é a oportunidade de fazer e mostrar música de qualidade para os alunos, para que eles desenvolvam referências ao ouvir boas performances, e também a possibilidade de fazer música na Escola de Música como o próprio nome do projeto indica", ressalta.
"Participar da abertura da temporada é de grande importância para mim não somente como músico, mas também como professor, pois os recitais servem de incentivo que os alunos se apresentem também. Os alunos sempre nos acompanham em sala de aula, mas não é frequente terem a oportunidade de nos assistir em uma performance", conclui.
Johnson Machado, clarineta, acredita que participar do projeto é sempre uma oportunidade difundir os trabalhos da EMAC. "Atuar no ramo, favorecer aos alunos através da experiência de profissionais e oferecer à comunidade boa música" informa.
As apresentações ocorrem toda quarta-feira, às 10 horas, no teatro Belkiss Spencière da EMAC, de forma gratuita e presencial.
资源: Ascom EMAC/ Texto e fotos: Fabrícia Vilarinho