Joicy aluna Marília maio 2023

Joicy Carvalho é aprovada com bolsa para mestrado nos EUA

Em 29/05/23 10:27.

Egressa do curso de Canto inicia em agosto o programa na Bowling Green State University

Joicy aluna Marília maio 2023

Joicy Carvalho, egressa do curso de Canto da EMAC, inicia em agosto sua pós-graduação nos Estados Unidos. A ex-aluna foi aceita para o programa de mestrado na Universidade Bowling Green State e compartilha os desafios e alegrias de sua recente conquista.

Fale um pouco de sua experiência na EMAC/UFG

Eu iniciei minha graduação na UFG em 2017, logo após ter me formado em instrumento musical pelo IFG. No início do meu curso fui aluna da professora Ângela Barra, quando ela se aposentou eu fui pra turma do professor Adriano Pinheiro. Nesse período, fui aprovada como cantora no Coro Sinfônico de Goiânia, em 2018. Lá eu tive oportunidade de me aprofundar mais no repertório coral e também adquiri experiência como solista com a Orquestra Sinfônica de Goiânia. No meio do meu curso eu passei para a turma de canto da professora Marília Álvares, e com ela eu trabalhei muito repertório de canção e árias de ópera, ela fez um trabalho muito minucioso em relação a minha técnica.

Como foi o processo seletivo para ingresso no mestrado?

Eu me formei pela UFG em 2022 e no mesmo ano iniciei o processo para entrar no mestrado. Eu apliquei em duas universidades nos Estados Unidos que foram Geórgia State University, GA e Bowling Green State University, OH. O processo de aplicação envolve enviar uma audição com o repertório exigido pela universidade, geralmente pra cantor são seis peças incluindo árias de ópera e canções em, no mínimo, quatro línguas diferentes. Além disso, para alunos internacionais é preciso realizar uma prova de proficiência em inglês, cada universidade tem a pontuação mínima especificada. Depois disso é preciso enviar documentações, algo mais burocrático.

Por que escolheu a Bowling Green State University?

Em 2023 recebi minhas cartas de aprovação de ambas as universidades as quais me apliquei. Durante o processo todo eu mantive contato com as professoras que queria como tutoras durante meu mestrado e isso é muito importante pois elas ajudam muito. O processo pra ganhar a bolsa vai de acordo com a colocação do aplicante nas audições e proficiência em inglês. No final, decidi ir pra Bowling Green State University, pois esta universidade, apesar de ficar numa cidade pequena, possui uma escola de música muito potente e que produz muito. Existem competições de canções e árias de ópera, além de boas oportunidades para fazer participações na casa de ópera profissional da cidade de Toledo, que fica bem perto de Bowling Green.

Vaquinha on-line

Meu curso inicia no mês de agosto. Estou com uma vaquinha on-line disponível para arrecadar mais recursos pois apesar da bolsa que eu recebi da universidade, tenho algumas taxas anuais para arcar, que infelizmente a bolsa não cobre.
Agradeço desde já o apoio e o carinho de cada um.

Fonte: Profa Marília Álvares/ e Joicy Carvalho

Categorias: Notícias Noticias