
Pianista da EMAC participa do Encontro da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Andréa Teixeira e o músico Alberto Pacheco farão palestra-concerto nesta sexta-feira, dia 29
A pianista goiana Andréa Luísa Teixeira, pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG), participa em Mafra, Portugal, do Encontro da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, que começou nesta quinta-feira, dia 28, e prossegue até o domingo, dia 1º de outubro. Ela e o músico Alberto Pacheco farão palestra-concerto nesta sexta-feira, dia 29.
Os dois músicos tiveram o CD Recitativos de Salão gravado em Portugal com patrocínio do Movimento Patrimonial da Música Portuguesa e do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa. Os Recitativos de Salão faziam parte do repertório musical que transitava entre Brasil e Portugal no final do século XIX e início do século XX.
Alberto Pacheco descobriu esse material na Biblioteca Nacional de Portugal e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, tendo sido feita a pesquisa interpretativa pelos dois músicos e pesquisadores. O material nunca tinha sido gravado anteriormente, sendo, portanto, bastante relevante para a musicologia luso-brasileira.