
Professoras da EMAC lançam livro "Histórias das Músicas no Centro-Oeste"
Flavia Maria Cruvinel e Ana Guiomar Rego Souza são as organizadoras do livro, que é uma iniciativa da ANPPOM
É com grande satisfação que as professoras da EMAC Flavia Maria Cruvinel e Ana Guiomar Rego Souza compartilham o livro "Histórias das Músicas no Centro-Oeste", organizado por elas. Essa é uma iniciativa da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).
Abaixo o link para acessar este E-book e os das demais regiões:
https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb
Sinopse:
As histórias das músicas brasileiras redigidas no século XX têm em comum uma pronuncia-da ênfase na música da Região Sudeste. Há uma ou outra referência esporádica a episódios da música na Bahia ou em Pernambuco, mas o país que surge das páginas de Cernicchiaro, Renato Almeida ou Vasco Mariz não costuma se afastar muito do eixo Rio-São Paulo. Difícil saber em que medida essa situação se deve à escassez dos eventos musicais das regiões não contempladas na nossa bibliografia ou ao estágio de desenvolvimento da musicologia que teria por objeto de estudo esses eventos. As pesquisas de outras regiões, raras e por isso de grande valor, em geral não chegam a alcançar circulação nacional nas nossas histórias.
Especificamente sobre a Região Centro-Oeste, a situação não poderia ser mais desen-corajadora. Quem quer que busque saber qual foi o impacto do movimento ultramontano e do Concílio Vaticano II na música sacra da Cidade de Goiás ou qual o papel das mulheres nos seus saraus e suas serestas, ou ainda qual a relação das óperas apresentadas em Pirenópolis e das “músicas-teatro” de Estércio Marquez Cunha com o gênero ao qual se dedicaram Verdi e Wagner, pouca ajuda teriam das nossas histórias. Mesmo questões menos específicas, como quais são as práticas culturais em música no Distrito Federal ou como é a cena musical de Campo Grande, ou de Cuiabá, não obteriam melhores respostas. Decorridas duas décadas do século XXI essa situação tem se tornado um incômodo cada vez mais pronunciado.
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), atra-vés de seus editores Prof. Dr. Marcos Holler e Profa. Dra. Mônica Vermes, ao criar a série Histórias das Músicas do Brasil dá um passo importante na tomada de consciência do tamanho do Brasil musical, ampliando as fronteiras do nosso universo de referências. A ANPPOM acerta na concepção da série e acerta também na escolha dos editores regionais. Esse volume dedicado ao Centro-Oeste é organizado por duas figuras de destaque no cenário musical da região. Profa. Dra. Ana Guiomar Souza é uma das criadoras do Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal de Goiás. Atualmente se preparando para a sua 12ª edição, o Simpósio iniciou em 2011 e desde então tem trazido para o centro do Brasil seus mais importantes musicólogos, bem como destacados pesquisadores da Europa, América do Sul e América do Norte, agora se expandindo para a África. A Profa. Dra. Flávia Cruvinel é atualmente responsável pela gestão da Orquestra Filarmônica de Goiás, que tem como uma de suas ações a inédita gravação integral das sinfonias de Claudio Santoro.
O Simpósio de Musicologia e as temporadas da Filarmônica são testemunhos do caráter empreendedor das musicistas goianas. Nisso as organizadoras pertencem a uma longa tradição de mulheres que cons-truíram a música em Goiás e que incluem nomes como Belkiss Spenzière, Tânia Cruz e Glacy Antunes de Oliveira. A prova da pertinência da indicação das musicistas como editoras do presente volume está na lista de autores selecionados, que abrange desde jovens pesquisadores a figuras notórias da musicologia brasileira. Os textos escritos por esses autores certamente contribuem para que tenhamos uma história da música brasi-leira que seja plural e que faça justiça ao caráter continental do nosso país.
Fuente: Profa. Flavia Cruvinel