foto03.png

Área de Musicoterapia tem participação expressiva no Festival Unificado da EMAC

En 10/11/23 09:34 .

Lançamento de livro e curso com Zuza Gonçalves foram destaques na programação

Texto: Tânya Cardoso
Revisão: Mayara Ribeiro

O curso de bacharelado em Musicoterapia da EMAC reúne em sua formação conhecimentos advindos das artes e das ciências humanas e biológicas, tornando desafiador localizá-la precisamente em uma única grande área. Considerando a profissão de Musicoterapeuta como pertinente à área da saúde, o curso de Musicoterapia da UFG tem se organizado para realizar e participar de eventos em formatos mais científicos que atendam à especificidade técnica dessa área. Porém, ela o faz sem deixar de se fazer presente nas atividades especializadas do campo da música, que é um de seus meios principais de trabalho, na busca de honrar sua unidade com propostas que também sejam interessantes e abertas aos demais cursos da EMAC no 46° Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça.

Nos dias 27 e 28 de outubro, o curso recebeu o músico, artista e educador Zuza Gonçalves para oficinas de “Improvisação Vocal e Circle Songs” (imagem 1) e “Como fazer música com qualquer grupo de pessoas: princípios da Música do Círculo” (imagem 2). Nessas oficinas, a percussão corporal e o canto foram empregados em improvisos coletivos, por meio de jogos que facilitassem o encontro com o outro na produção sonora, entendendo a música como conexão humana.

foto01.png
Imagem 01

foto02.png
Imagem 02

Na noite de 27 de outubro de 2023, às 20hs, após o belo concerto realizado pelo violonista e luthier Cleyton Fernandes, ocorreu o lançamento do livro “Encontros em Musicoterapia: Temas em Ensino, Pesquisa e Extensão Volume Dois”. As professoras Fernanda Valentin, Mayara Ribeiro, Sandra Rocha e Tânya Cardoso e as professoras aposentadas Eliamar Fleury e Claudia Zanini estiveram presentes nesse momento e, representaram o coletivo de 30 autores como organizadoras do livro ao lado de Tereza Raquel Alcântara-Silva. Elas teceram alguns comentários e valorizaram as presenças de autores, familiares e amigos convidando-os a algumas palavras sobre os capítulos que incluem a terminalidade da vida, a violência contra a população trans e outros temas em que se aplica a Musicoterapia (imagem 3). A música "Tango Brasileiro" de Paulo Bellinati que fora ricamente interpretada por Cleyton Fernandes no concerto realizado previamente foi citada pela prof. Tânya Cardoso na contextualização do livro, para articular a relação entre a música e sua característica intrínseca do pensamento das sensações, que permite expressar um conceito pelo estímulo dos sentidos.

foto03.png
Imagem 03

No dia 29 de outubro de 2023, às 11hs, ocorreu o Recital de Canto e Coro, sob regência de Rafael Garbuio, com a presença de estudantes de Musicoterapia entre os cantores, além de estudantes da Educação Musical e demais cursos parceiros muito caros à Musicoterapia na EMAC. Entre eles, o estudante de Musicoterapia Cassiel Freitas, participante da masterclass de regência coral durante o Festival, surpreendeu a todos com um quinteto de cordas ensaiado apenas por ele e sem a presença do coro (imagem 4). Interpretando arranjo também desenvolvido pelo estudante de Musicoterapia dias antes da apresentação, o quinteto integrou de “surpresa” a performance da música “The Ground” para coral e piano do compositor norueguês Ola Gjeilo (2008) como a última parte da “Sunrise mass”, uma missa dividida em 4 movimentos. Cassiel Freitas (imagem 5), o quarto da direita para esquerda ou vice-versa, entre músicos e regente) explicou que “a peça tem esse nome, segundo Gjeilo, porque queria transmitir uma sensação de ter “chegado” ao final da missa; de alcançar a paz e a força aterrada após a longa jornada da missa, tendo passado por tantas paisagens sonoras e emocionais diferentes”.

foto04.png
Imagem 04

foto05.png
Imagem 05

E no período da tarde, no mesmo dia, foi realizada uma Roda de Música do Círculo no Parque Areião (imagem 6), coordenado pelo regente Zuza Gonçalves, um dos criadores da prática e pela professora Fernanda Valentin. A prof. Fernanda está realizando formação nessa prática e a tem aplicado em atividades de extensão como o “Randevu”, ligada à Cátedra Sérgio Vieira de Melo, que atende refugiados haitianos e de estágio na área da Musicoterapia Organizacional no SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor), atendendo trabalhadores da UFG.

foto 06.png
Imagem 06