Card-ABM-2024

Encontros da ABM 2024 - promovido pela Academia Brasileira de Música

Em 08/04/24 09:36.

Profª. Flavia Maria Cruvinel , vice-diretora da EMAC-UFG, participa da série de debates

ENCONTROS ABM#2 • TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024, ÀS 18:00

A Academia Brasileira de Música convida para “Encontros ABM 2024”, série de eventos online a serem realizados entre março e novembro, na terceira terça-feira de cada mês. Através de debates e mesas redondas, músicos convidados irão suscitar a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira nas áreas da composição, da interpretação, da educação musical e da musicologia.

Na terça-feira, dia 16 de abril, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição do “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo canal da ABM no YouTube, esta edição conta com a participação das professoras Flávia Cruvinel (UFG), Glória Caputo (FAM) e Jusamara Souza (UFRGS) em Roda de Conversa mediada pela acadêmica Alda Oliveira (UFBA) abordando: “Educação musical sustentável: modelos para o Brasil de amanhã”


Link para assistir ao vivo no YOUTUBE:
https://youtube.com/live/vjNHqs8wZJw?feature=share 

 

ALDA OLIVEIRA (MODERADORA) é educadora musical, pianista, compositora e consultora/orientadora para pesquisas, desenvolvimento curricular e programas de música. É Graduada em Piano, em Licenciatura em Música e é Mestre em Composição (Tufts University,Boston, Massachusetts) e Doutora em Educação Musical (University of Texas em Austin, Texas). Trabalhou como pianista na Escola de Dança da UFBA por 6 anos e foi professora na Escola de Música da UFBA por mais de 30 anos, tendo sido Diretora (1992-1996). Aposentou-se em 1995 mas continuou por mais algum tempo como Orientadora e Pesquisadora pelo CNPq, desenvolvendo pesquisas centradas na temática articulações pedagógicas em Música (PONTES).

Alda Oliveira é membro da Academia Brasileira de Música – cadeira 35 e possui título de Presidente Honorário da Associação Brasileira de Educação Musical, de Housewright Eminent Scholar pela Florida State University em Tallahassee, EUA (2001) e de Honorary Life Member da International Society for Music Education – ISME (desde 2014).

Idealizou, criou e presidiu por quatro anos a Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM (1991-1995), depois de ter sido Secretária da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM (1988-1990). Foi membro fundador e membro do PPGMUS/UFBA até 1995, membro da ISME Board of Directors (2002-2006), copresidente eleita (2000-2002) na Comissão de Pesquisa da International Society for Music Education (ISME), membro do Conselho Editorial da revista ART (UFBA) e da ICTUS do PPGMUS e da revista inglesa British Journal of Music Education por mais de 10 anos e Presidente da Comissão de Especialistas em Artes e Design da SESU/MEC (1996-2000). Dentre suas obras, destacam-se os livros “Articulações Pedagógicas em Música”, “Educação Musical no Brasil”, e as canções didáticas “Passeio no Zoológico” e “Canções para Infância”. Alda Oliveira tem obras premiadas e executadas no Brasil e no exterior.

FLÁVIA CRUVINEL é Doutora em Educação e Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisas na área de Educação Musical, focalizando os seguintes temas: Ensino Coletivo de Instrumento; Educação Musical em Espaços Alternativos, História da Educação Musical e Música, Trabalho e Poder. É autora dos livros “Educação Musical e Transformação Social: uma experiência com Ensino Coletivo de Cordas” (2005) e “Música e Poder: o habitus cortesão bragantino nos trópicos” (2022). Desde 2020, integra a diretoria da Internacional Society for Music Education. Atualmente é Vice Diretora da Escola de Música e Artes Cênicas e Diretora de Artes e Culturas do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás.

GLÓRIA CAPUTO vem de uma formação em piano, realizada em Conservatório. No entanto, sua sensibilidade para a educação musical a fez trabalhar na área por vários anos, desenvolvendo projetos e estímulos educativos para os jovens que querem trilhar a profissionalização nas várias opções da Música. Em 1986 criou a Fundação Carlos Gomes em Belém, que tem desenvolvido um trabalho produtivo de formação de intérpretes não somente na capital, mas em cidades do interior do Pará. Desde 1996 Glória Caputo preside a Fundação Amazônica de Música onde coordena o Projeto Vale Música, encaminhando jovens de escolas públicas para a profissionalização em Música. Atendendo atualmente quase quatrocentos alunos, a Fundação estimula o ensino coletivo em grupos corais, conjuntos de flauta doce, grupo de percussão, banda de música, orquestra infanto-juvenil e sinfônica.

JUSAMARA SOUZA é Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen. É Professora Titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisadora bolsista do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa “Educação Musical e Cotidiano” da UFRGS. Possui vários artigos e livros publicados voltados à educação musical brasileira em perspectiva crítica. No período de 2019 a 2020, foi Professora Visitante no Instituto de Pesquisa em Educação Musical da Escola Superior de Música, Teatro e Mídias em Hannover, pelo Programa CAPES/PRINT.


Mais informações:
21 2221-0277 | 21 98988-7922 (WhatsApp)

Fonte: Vice direção

Categorias: Notícias