Quinteto BR5 realiza turnê por sete universidades americanas
Marcos Botelho, professor da EMAC e trombonista, é integrante do grupo
Marcos Botelho, professor da EMAC, participa de uma turnê por sete universidades americanas com o Quinteto BR5, realizando concertos e masterclasses.
O grupo esteve na University of Kentucky realizando masterclass (2/set), tocando com o Coach Metais Orquestra (3/set) e se apresentando com um concerto do Quinteto BR5 (3/set); também estiveram na University of Morehead ministrando masterclass e apresentando em um concerto (4/set); dia 5 de setembro tocaram na University of Cincinnati no Conservatory of Music, e na mesma data (5/set), na University of Lousville; já no dia 6 de setembro estiveram na University of Northern of Kentucky realizando um concerto e na mesma data (6/set) o quinteto se apresentou na University of Dayton. A última apresentação da turnê será no próximo dia 13, sexta-feira na Atlantic Florida University para realização de concerto e masterclass.
O Quinteto BR5 é um grupo de câmara com formação de quatro trombones e piano. O repertório é focado em peças para trombone e piano inspiradas em ritmos e cultura brasileira. O quinteto foi fundado em 2022 e é composto por professores de diferentes universidades brasileiras, os trombonistas: Dr Lélio Alves (UFBA & FAETEC-RJ), Dr Diego Ramires (UFSM), Dr. Marcos Botelho (UFG), Dr. Fábio Carmo (UEA) e pianista Dra Elisama Gonçalves (UFBA). Todos os integrantes são professores e músicos atuantes de diferentes regiões do Brasil.
O grupo já se apresentou em diferentes estados do Brasil, bem como no Festival Trombonanza e Conservatório Manuel de Falla, ambos na Argentina (2023). Recentemente se apresentou na abertura do XXX Festival Brasileiro de Trombonistas.
Quelle: Prof. Marcos Botelho