card-Recital-ADUFG-04-08-2025-v2.jpg

Violão europeu em Goiânia

在 01/08/25 10:26 上。

Giacomo Copiello apresenta recital no Auditório do Adufg com entrada gratuita

O Auditório do Adufg será palco, no dia 04 de agosto, de um encontro especial entre a tradição do violão clássico europeu e a cena musical goiana. Às 19h30, a série Concertos Adufg recebe o violonista italiano Giacomo Copiello, artista em ascensão no circuito internacional, conhecido por sua sonoridade refinada e por explorar conexões entre a música instrumental e a expressividade vocal.
Antes do concerto, o público está convidado para um coquetel de recepção às 18h30, seguido, às 19h, por uma palestra introdutória sobre autores e obras do programa, oferecendo ao público uma escuta mais contextualizada e enriquecedora.
Com formação sólida ao lado de grandes mestres como Stefano Grondona e Oscar Ghiglia, Copiello tem se destacado por suas gravações aclamadas pelo selo Stradivarius (Milano Dischi) e por apresentações em diversos países da Europa. Seu repertório combina lirismo e inovação, com arranjos próprios de canções de Schubert, variações de Bach e melodias folclóricas húngaras de Bartók, além da estreia brasileira de obras do jovem compositor Rafael Marino Arcaro.
O recital será realizado em um instrumento raro: o Violão Brahms de 8 cordas, construído por David Rubio e que pertenceu ao célebre violonista Paul Galbraith. Com ele, Copiello amplia as possibilidades expressivas do violão, oferecendo uma escuta surpreendente para iniciados e leigos.

 

Recital-ADUFG-04-08-2025.jpeg


Giacomo Copiello, violao

O italiano Giacomo Copiello destaca-se como um dos talentos em ascensão no cenário do violão clássico. Com uma trajetória artística que o leva regularmente a palcos na Itália e no exterior, Copiello atua como solista e em formações camerísticas. Desde 2015, seus concertos e gravações pelo selo Stradivarius (Milano Dischi) têm recebido reconhecimento da crítica especializada e expressiva audiência nas plataformas digitais. Formou-se sob a orientação de grandes nomes do violão, como Stefano Grondona, Laura Mondiello, Paul Galbraith e Oscar Ghiglia, e sua pesquisa musical está centrada na busca por uma sonoridade que aproxime o violão da expressividade vocal.
Seu mais recente álbum, Lieder (2023), reúne transcrições sensíveis de obras vocais de Mendelssohn e Schubert, revelando novas camadas de lirismo no repertório do romantismo alemão. Dedicado à exploração tímbrica, Copiello utiliza violões modernos e históricos, além do Violão Brahms de 8 cordas, construído por David Rubio e anteriormente pertencente a Paul Galbraith. Com esse instrumento singular, vem ampliando o repertório violonístico por meio de arranjos e colaborações com compositores contemporâneos.

 

PROGRAMA

 

 Schubert (1797 - 1828)

Três Canções (arr. Giacomo Copiello)

Ständchen

Der Neugierige

Der Leiermann

 

S. Bach (1685 - 1750)

Da Toccata BWV 914 (arr. Giacomo Copiello)

Toccata

Un poco allegro (a 4 voci)

Adagio

Fuga

 

Rafael Marino Arcaro (1990)

Meditations on Colours n° 2: Cor-de-rosa-boto, Op. 16 (estreia brasileira)

Sanctum Meum - prelude VII do livro I

 

S. Bach (1685 - 1750)

Das Variações Goldberg BWV 988 (arr. Giacomo Copiello)

Ária

 

Bartók (1881 – 1945)

Três Canções Folclóricas Húngaras de Csík (arr. Giacomo Copiello)

The Peacock. Rubato

At the Jánoshdia fairground. L'istesso tempo

White Lily. Poco vivo

 

Giacomo Copiello

Violão Brahms de 8 cordas

 

Curadoria

Prfª. Drª. GyovaCarneiro

Profª. Drª. Ana Flávia Frazão 

 

SERVIÇO
Concertos Adufg – Giacomo Copiello
 Auditório do Adufg (Goiânia) 9ª Avenida, nº 193, no Setor Leste Vila Nova
 Segunda-feira, 04 de agosto de 2025
 18h30 – Coquetel
 19h – Palestra introdutória sobre o programa
 19h30 – Concerto
 Entrada gratuita

Curadoria Professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão

资源: Profª Ana Flávia Frazão

类别: Notícias