
Vice-diretora da Emac e coordenadora do curso de Musicoterapia participam de comemoração ao dia do Musicoterapeuta
Evento promovido pela UBAM ocorreu 15/9 em Brasília
A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) promoveu, nesta segunda-feira (15), um evento especial em comemoração ao Dia do Musicoterapeuta e aos 30 anos de sua fundação. A celebração ocorreu nas dependências da Faculdade Teológica Batista de Brasília, reunindo profissionais, estudantes, presidentes das diversas associações de Musicoterapia e convidados em um momento de reconhecimento da importância da musicoterapia no país.
Estiveram presentes a vice-diretora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Flavia Maria Cruvinel, a coordenadora do curso de musicoterapia da instituição, professora Mayara Ribeiro, e a professora aposentada Cláudia Zanini, referência nacional na área, bem como o presidente da Associação Goiana de Musicoterapia.
Em seu discurso, a professora Flávia Cruvinel ressaltou a relevância da UFG como a primeira Instituição Federal de Ensino Superior a ofertar o curso de graduação em Musicoterapia no Brasil. Ela também destacou a realização do I Congresso de Musicoterapia do Centro-Oeste, recentemente promovido pela UFG, como um marco para o fortalecimento da área na região.
O encontro celebrou a trajetória da UBAM ao longo de três décadas, seu papel na regulamentação e valorização da profissão e conquistas da musicoterapia. Além das falas institucionais, houve momentos de confraternização e apresentações musicais que reforçaram a essência da profissão.
A UBAM reafirmou, durante o evento, seu compromisso em seguir fortalecendo a musicoterapia no Brasil, ampliando espaços de formação, pesquisa e atuação profissional.
Quelle: Profa. Mayara Ribeiro