Andréa Teixeira assume Diretoria de Artes e Letras da Sociedade da Excelência Luso-Brasileira
Pianista e pesquisadora da EM/UFG passa a compor a diretoria de entidade voltada às relações luso-brasileiras
A pianista e pesquisadora Andréa Luísa Teixeira, vinculada à Escola de Música da UFG (EM/UFG), tomou posse em dezembro como Diretora de Artes e Letras da Sociedade da Excelência Luso-Brasileira (SELB). A nova atribuição será incorporada às atividades que já desenvolve na Universidade, com repercussões em sua agenda artística e de pesquisa, incluindo apoio a ações de extensão.
Com atuação voltada ao diálogo cultural entre Brasil e Portugal, Andréa Teixeira construiu uma trajetória de circulação de repertórios e iniciativas luso-brasileiras. Entre os destaques, fundou, com Alberto Pacheco, a Academia dos Renascidos, dedicada a revisitar repertórios dos séculos XIX e XX, e lançou o CD “Recitativos de Salão Luso-Brasileiros” na Biblioteca Nacional de Portugal. Sua atividade acadêmica inclui conferências sobre as óperas cômicas portuguesas de António José da Silva e participação em ciclos de música e poesia brasileira realizados em Lisboa, como os promovidos no Palácio de Fronteira e no Palácio de Alorna. Como luso-descendente, também representou Portugal em celebrações oficiais do 25 de Abril na França e na China, por convite do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e recebeu em 2021 o Prémio Internacional Gala da Lusofonia, na categoria Música.
A Sociedade da Excelência Luso-Brasileira (SELB) é uma entidade independente e sem fins lucrativos dedicada a fortalecer e valorizar relações estratégicas entre Brasil e Portugal. A instituição reúne empresários, acadêmicos, cientistas e agentes culturais para fomentar cooperação, intercâmbio e iniciativas de excelência em áreas como negócios, academia, ciência e cultura, com foco no ambiente luso-brasileiro.
Quelle: Ascom/EMAC - Leonardo Carvalho