Pianista e pesquisadora da Escola de Música da UFG recebe Medalha de Prata no Global Music Awards
Andréa Luísa Teixeira foi premiada com o álbum Jornal de Modinhas Inéditos, produzido em conjunto com mais cinco músicos
O álbum Jornal de Modinhas: Inéditos recebeu Medalha de Prata (Silver Medal Winner – Outstanding Achievement) no Global Music Awards (Califórnia - USA), figurando entre os destaques internacionais do prêmio na categoria indicada como chamber music (música de câmara).
Essa distinção celebra não apenas a excelência artística da gravação, mas também o seu valor cultural e musicológico: trata-se do primeiro registro comercial de dezessete canções publicadas em Portugal no final do século XVIII, cujas partituras originais se encontram preservadas na Biblioteca Nacional de Portugal.
Dentre os intérpretes que dão voz e presença sonora a esse repertório estão Alberto Pacheco, Andréa Luísa Teixeira, Mário Trilha, Ariana Russo, Joana Seara e André Henriques, cujas participações integram um trabalho coletivo que reconecta arquivo e performance, fazendo com que páginas históricas se tornem novamente uma experiência viva, no corpo do som.
O projeto tem pesquisa e coordenação de Alberto Pacheco, cuja atuação articula rigor acadêmico e sensibilidade artística para revelar, com precisão e beleza, um repertório que ajuda a compreender o gosto musical e as circulações luso-brasileiras de seu tempo.
A Medalha de Prata no Global Music Awards, portanto, reconhece um feito duplo: um marco interpretativo, pelo nível de realização musical, e um marco de patrimônio por devolver ao presente um conjunto raro de modinhas, iluminando conexões históricas entre Portugal e Brasil. O disco foi gravado em 2025, no Palácio Nacional de Queluz - Sintra-Portugal. O trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais. O álbum foi gravado e mixado com direção de Thiago Hora.
Será lançado na Biblioteca Nacional de Portugal dia 20 de fevereiro e também no Museu Nacional da Música, em Mafra, dia 21 de fevereiro.

Quelle: Editado por Fabrícia Vilarinho - Ascom