JÚLIO CÉSAR MOREIRA LEMOS

In 23/12/11 00:07 .

Prof. JÚLIO CÉSAR MOREIRA LEMOS  - Violão

Julio Lemos iniciou suas atividades profissionais na música aos 13 anos de idade. Concluiu o curso de graduação em música pela Universidade Federal de Goiás no ano de 2008, com um trabalho de conclusão de curso (TCC), sobre as interpretações do violão de 6 cordas presente nas gravações das músicas de Adoniram Barbosa com o grupo Demônios da Garoa. Em 2012 concluiu sua pós graduação, Mestrado em performance musical, também na UFG, em que pesquisou e escreveu a dissertação sobre o estilo composicional do violonista Marco Pereira (SP), a partir da sua obra intitulada “Samba Urbano”.

Paralelamente a sua atuação de performer no campo da música popular e erudita, atua também como pesquisador publicando artigos em congressos de música voltados à performance musical e composição, merecendo destaque as publicações realizadas na ANPPOM (Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Música), nos anos de 2011 e 2013 e no Simpósio de Musicologia da UFG em 2016.

Teve aulas com importantes violonistas do cenário musical brasileiro, tais como: Paulo Belinati, Werner Aguiar, Marco Pereira, Pedro Marteli, Paulo Porto Alegre, Marcus Tardelli, Guinga, Alencar 7 Cordas, Nelson Faria e Rogério Caetano. Apresenta trabalho como violonista solo e como acompanhador ao violão de 7 cordas em grupos de choro e samba, é também integrante do grupo de música instrumentalBrasil in Trio (www.brasilintrio.com) e Quarteto Pixinga. Com os quais tem dois discos gravados, em 2014 o disco Brasil in Trio interpreta Alessandro Branco, com a participação especial de Gabriel Grossi (RJ) e Marco Pereira (SP), que foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2015. E em 2016 o disco Quarteto Pixinga interpreta Clássicos do Choro com crítica de Luciana Rabelo. Possui um duo de violão e harmônica com Gabriel Grossi (RJ), e duo de violão e piano com Everson Bastos (MG) e Pedro Barros (RJ)

Julio Lemos já ministrou workshops e minicursos como professor convidado em escolas de música e festivais de música: em 2015 no Conservatório de música Basileu França, e IFG em Goiânia, em 2014 na escola de música Siete Octavos, na Argentina em Buenos Aires, na Universidade de Évora em Portugal, e no departamento de artes da Universidade Rei Juan Carlos, em Madri. Em 2014 foi professor convidado junto ao Quarteto Pixinga para ministrar minicurso de prática de Choro no Festival de Música no Festival de Música de Ponta Grossa (PR). Em 2015 participou do Festival de música Brasileira Brazil Camp, nos Estados Unidos, na Califórnia, no qual se apresentou com violonista e compositor Guinga (RJ), e com a cantora Paula Santoro (RJ).

Já apresentou concertos solo ou com o grupo Brasil in Trio nos países: Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, França, Espanha e Suíça. Julio Lemos é professor efetivo de música da Universidade Federal de Goiás desde 2010, atua no campo da didática da performance em música, no qual leciona aulas de instrumento-violão em conjunto harmonia e ritmos brasileiros aplicados ao violão, e prática em conjunto de choro. É coordenador artístico, e arranjador da Orquestra de Violões Euripedes Fontenelle da EMAC-UFG, (Escola de Música e Artes Cênicas da UFG), projeto de extensão da universidade. É também coordenador do projeto de extensão e pesquisa intitulado Núcleo de Choro da UFG.

Foi convidado e atuou como jurado na categoria Samba de Enredo no carnaval oficial da cidade de São Paulo.

Atualmente está cursando o doutorado em Processos criativos e práticas interpretativas junto à orientadora Marcia Taborda(RJ) na UFRJ.

No ano de 2018 irá lançar seu disco solo intitulado: Julio Lemos – Brasil acústico, com composições próprias e de outros compositores, Jean Charnaux, (RJ) e Ian Faquini (USA), e o segundo disco do grupo Brasil in Trio, com composições de Jarbas Cavendish.

Maiores informações vídeos, gravações e vídeos aulas disponíveis no site: www.juliolemos.com 

Fonte: Julio Lemos