Laboratório de Educação Musical
Unidade Acadêmica/Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG |
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Nome do laboratório: Laboratório de Educação Musical |
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Responsável pelo laboratório: Profª. Drª. Nilceia da Silveira Protásio Campos |
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Localização: Sala 216 da EMAC/UFG – Campus Samambaia |
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Finalidade: |
( x ) Ensino ( x ) Pesquisa ( x ) Extensão |
O Laboratório de Educação Musical da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/ UFG) tem como objetivo o desenvolvimento de atividades pedagógico-musicais junto aos acadêmicos dos cursos de Música – Licenciatura, Música – Bacharelado, Musicoterapia, Artes Cênicas e Dança de modo a proporcionar uma vivência em educação musical que possa enriquecer atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Laboratório atende diretamente aos cursos de graduação, especialmente a algumas disciplinas onde se torna necessária a utilização de recursos e materiais específicos, como é o caso de “Oficina de Criação Musical (1 e 2), “Métodos Ativos (1 e 2) ”, “Percepção Musical (1,2,3,4, 5 e 6)”, “Educação Musical, Tecnologias e Mídias” e “Estágios (1,2,3,4,5 e 6)”. Especificamente no eixo de Estágio Supervisionado, acreditamos ser importante proporcionar uma aprendizagem significativa, possibilitando um material apropriado para as aulas de música nos diferentes campos de estágio. O Laboratório pretende viabilizar diferentes atividades de pesquisa, sobretudo as que têm como foco o ensino da música, não perdendo de vista o enfoque na ciência, tecnologia e inovação – o que imprimirá um caráter científico e contemporâneo às ações por ele – e nele – realizadas. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a Graduação e o Mestrado em Música da EMAC, considerando a relevância da pesquisa como eixo fundamental na universidade, bem como uma interação com a comunidade, na medida em que o Laboratório oferece subsídios para projetos de extensão, alcançando os diferentes grupos que podem se interessar pela aprendizagem e vivências musicais. Os materiais disponibilizados no laboratório possibilitarão experiências de corpo, voz e movimento, utilizando de recursos materiais concretos que estimulem a cognição. O objetivo é a construção interna da compreensão da lógica dos conceitos musicais, de modo a consolidar o aprendizado e as bases para uma crescente autonomia e independência do aluno no que diz respeito à percepção, composição, improvisação e interpretação musical. |
Categorie: Infra-estrutura