Ciclo de Palestras do Núcleo de Musicologia apresenta: AULA-ESPETÁCULO COM IVAN VILELA
Dia 20/06/13, quinta-feira, 18h30. Local: Miniauditório I - EMAC/UFG. Entrada franca
Coordenação Geral: Prof. Dr. Robervaldo Linhares
*Serão oferecidos certificados aos participantes
Ivan Vilela, considerado um dos maiores violeiros da atualidade, além da intensa atividade de performer é pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona História da Música Popular, Viola Brasileira, Rítmica, Música de Câmara e Percepção Musical. Com seus trabalhos foi indicado a importantes prêmios da música brasileira. Com seu instrumento, a viola, atua como solista e junto a grupos no Brasil e no exterior.
Em disco autoral ou junto a grupos foi indicado a importantes prêmios da Música Brasileira: Prêmio da Música Brasileira (2011) com o cd Mais Caipira, Prêmio IBAC de Cultura Popular Brasileira (2009). Interações Estéticas – FUNARTE com o cd Do Corpo à Raiz (2009).
Prêmio Rival-BR com o cd Orquestra Filarmônica de Violas (2005), indicado na categoria Atitude. Prêmio Sharp com o cd Paisagens (1998), indicado como Revelação Instrumental. Prêmio Movimento de Música Brasileira, melhor disco instrumental do ano e Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) melhor conjunto de câmara com o cd Espiral do Tempo - Anima (1997). Duas indicações ao Prêmio Sharp com o cd Trilhas - Trem de Corda) 1994.
Medalha Carlos Gomes da Secretaria Estadual de Cultura – SP. Medalha Carlos Gomes da
Prefeitura Municipal de Campinas. Desde 1996, realiza apresentações no exterior tendo tocado na Espanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica e Portugal realizando concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades.
Foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. Endorsed das cordas Giannini, é idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira e responsável pelo projeto de criação de um curso superior de música que utilize uma metodologia brasileira de ensino, proposta inédita no Brasil, concebida a pedido da Universidade de Taubaté, SP.
Compôs a Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão sobre libreto de Jehovah Amaral. É professor da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo CMU-ECA-USP, onde leciona História da Música Popular Brasileira, Percepção Musical e Viola Caipira. Doutor em Psicologia Social pela USP e Mestre em Composição pela UNICAMP. Trabalha como pesquisador há mais de vinte anos, enfocando manifestações da cultura popular em Minas Gerais e São Paulo. Consultor musical do Museu da Pessoa no projeto de criação do portal sobre o Clube da Esquina (2004).
Curador do seminário Caipira: cultura, identidade e mercado, no Instituto de Artes-UNICAMP (2003) e do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola (2004 e 2005). Curador do Projeto Música Paulista (2009). Curador do Curso Música e Saúde (2011-2012). Membro do Conselho Editorial da Revista de Cultura Artística da FEALQ – ESALQ – USP, da Revista Resgate do Centro de Memória da UNICAMP e da Música em Revista, também da UNICAMP.
Organizou para a Revista USP (2010) uma edição sobre Música Popular Brasileira numa perspectiva fora dos cânones. Possui publicações sobre temas relacionados à história social, música, turismo rural e cultura popular, algumas delas em revistas indexadas internacionalmente. Atualmente, além do trabalho solo realiza espetáculos com a cantora Lucina, com os irmãos Ná e Dante Ozetti e com a dupla Suzana Salles/Lenine Santos.
DISCOGRAFIA
Orquestra Filarmônica de Violas II (2012)
Pulo do Gato convida Ivan Vilela (2011)
Mais Caipira (2010), com Suzana Salles e Lenine Santos.
Do Corpo à Raiz, Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE (2009).
Dez Cordas (2007) solo de viola.
Vereda Luminosa (2006) com Andréa Teixeira.
Orquestra Filarmônica de Violas (2004), indicado ao Prêmio Rival-BR na categoria Atitude.
Caipira (2004), com Suzana Salles e Lenine Santos.
Quatro Estórias (2002), estórias de Rubem Alves e música de Ivan Vilela.
Retratos em Vários Compassos (2002), com a Oficina de Cordas.
Teatro do Descobrimento (1999), com o grupo Anima e a cantora Anna Maria Kieffer.
Rumos Musicais (1999), coletânea, gravado ao vivo no Itaú Cultural, SP, em duo com o acordeonista Toninho Ferragutti.
Paisagens (1998), solo de viola indicado na categoria Revelação Instrumental para o Prêmio Sharp.
Violeiros do Brasil (1997), coletânea, gravado ao vivo no SESC Pompéia, SP, com alguns dos mais representativos violeiros do Brasil.
Espiral do Tempo (1997), com o grupo Anima, agraciado com os Prêmios Movimento de Música Popular Brasileira, na categoria de Melhor Disco Instrumental do Ano e Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) Melhor Conjunto de Câmara e a Medalha Carlos Gomes da Secretaria Estadual de Cultura - SP.
Trilhas (1994), com os grupos Anima e Trem de Corda, CD que recebeu duas indicações para o Prêmio Sharp.
Hortelã (1985), LP em parceria com a cantora Pricila Stephan.
DVDs
Violeiros do Brasil (2008), coletânea.
Breve História da Música Caipira (2007), coletânea.
Projeto Pixinguinha (2006), coletânea.
Caipira (2004), com Suzana Salles e Lenine Santos.
DIREÇÃO MUSICAL
Ivan Vilela realizou a direção musical dos CDs:
Duo Catrumano (2011)
Orquestra Filarmônica de Violas 2 (2011)
Do Corpo à Raiz (2009).
Dez Cordas (2006).
Vereda Luminosa (2006), este também contando com seus arranjos.
Orquestra Filarmônica de Violas, indicado ao Prêmio Rival-BR (2004). Também como arranjador.
Quatro Estórias (2002).
Retratos em Vários Compassos (2002), com José Eduardo Gramani.
Paisagens (1998), indicado ao Prêmio Sharp na categoria Revelação Instrumental.
Viola Cósmica (1998) do violeiro Pereira da Viola, indicado ao Prêmio Sharp na categoria Revelação Regional, também contando com seus arranjos.
Beira Mar Novo (1997) do coral Trovadores do Vale, este contando também com seus arranjos.
Source: Prof. Robervaldo Linhares