
Ocupa EMAC
2 - CRONOGRAMA SEGUNDA SEMANA: https://docs.google.com/
3 - CRONOGRAMA TERCEIRA SEMANA: https://docs.google.com/
4 - CRONOGRAMA QUARTA SEMANA: https://docs.google.com/
NOTA da DIREÇÃO
Caros professores e técnicos-administrativos
Como é de conhecimento geral, na tarde do dia 27 de outubro de 2016, por volta das 16h30min, a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) foi ocupada por alunos desta Unidade Acadêmica, em protesto contra a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que trata da criação do Novo Ensino Médio - medida entendida como prejudicial aos cursos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro e ao desenvolvimento, no Brasil, das práticas e pesquisas em Música e Artes Cênicas e da área cultural como um todo -, bem como em protesto à PEC 55/2016 que altera a Constituição brasileira para instituir um Novo Regime Fiscal considerado especialmente nocivo à Educação e à Saúde.
Trata-se de um movimento discente inusitado no âmbito da EMAC e das demais Unidades Acadêmicas da UFG (pelo menos nos últimos 40 anos) e, sendo assim, não temos, no momento, a expertise legal para lidar com essa situação. Esse fato foi agravado pelo feriado da Sexta-feira passada que, evidentemente, não propiciou espaço para reuniões de professores, coordenadores, vice-diretor e diretora (no caso da EMAC) para discutir o assunto e tomar medidas para organizar esse tempo de excepcionalidade, em termos da informação aos alunos, já que em termos letivos e de usos do espaço cabe, no momento, à administração da EMAC estabelecer negociações com o Movimento para viabilizar a realização de determinadas atividades.
Abaixo, segue o que foi acordado na Assembleia e em diálogos com o Movimento:
Na Assembleia das 20 horas do dia 27/10/2016, os organizadores da ocupação detalharam sua agenda de atividades e decidiram por tornar livre o acesso de professores e alunos que desejassem estudar e ensaiar, mesmo que essas atividades não estejam incluídas estas atividades na programação oficial da ocupação, assim com o acesso de técnicos administrativos, coordenadores, diretora e vice-diretor para a realização de suas funções.
Como forma de se resguardarem e também de resguardar a EMAC, os alunos retiraram as chaves das salas de aula (que seriam usadas por eles) do quadro de chaves localizado na Secretaria e as guardaram numa sala de aula comum, ficando trancadas a Secretaria Administrativa, as salas das coordenadorias de cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como a Diretoria, as quais contém documentos que, quais, legalmente, os alunos não podem ter acesso.
Decidiram também por realizar um controle rigoroso das entregas de chaves, instrumentos e equipamentos a outros alunos, no intuito de zelar da melhor forma possível pelo patrimônio público da Unidade. Também decidiram por não obstruir as imagens das câmeras de segurança, utilizando-as como meio de registro de todas as suas atividades.
Nos dias 28 e 29 de outubro, às 10 horas, a diretora da EMAC ( que no dia 27, no horário da Assembleia, se encontrava em trânsito do Rio de Janeiro para Goiânia) e o vice-diretor da EMAC, se reuniram com os alunos para iniciar o diálogo acerca dos propósitos da ocupação e do uso e preservação do patrimônio público, ocasião em que os alunos reafirmaram os compromissos assumidos na Assembleia acima citada e também se comprometeram em não entrar e deixar trancados todos os laboratórios da EMAC.
No dia de hoje (30 de outubro), a Reitoria da UFG estabeleceu um cronograma de atividades com vistas a organizar a Universidade para responder, institucionalmente e coletivamente, aos anseios e preocupações gerados pelas atuais circunstâncias.
> Aulas normais não ocorrerão na semana que ora se inicia;
> Os alunos e professores podem estudar ou ensaiar na EMAC;
> Coordenadores, Diretora e Vice-Diretor e Técnicos Administrativos podem entrar na EMAC para exercer sua funções administrativas;
> A comunidade acadêmica receberá Convite para as atividades acima mencionadas, com horários e locais;
> Qualquer outro tipo de atividade a ser desenvolvida na EMAC deve, no momento, ser acordada com os organizadores do Movimento;
> Reposições de aulas podem vir a acontecer, mas não é certo, uma vez que os professores se encontram impedidos de dar aulas, mas não estão em greve.
Encerro, lembrando a todos que os funcionários técnico-administrativos da UFG estão em greve, e enfaticamente pedindo a participação nas Assembleias. Solicito também que repassem essas informações aos alunos.
Atenciosamente,
Ana Guiomar Rêgo Souza
EMAC / UFG
Diretora
Fonte: Ocupa EMAC
Categorias: Notícias
URL relacionada: https://www.facebook.com/ocupa.emac |
---|