Histórico
A Universidade Federal de Goiás foi criada em 1960 com a reunião de cinco escolas superiores já existentes em Goiás, dentre elas o Conservatório de Música.
Os Cursos de Música da UFG, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação em 1969, até hoje são os únicos em nível de 3º Grau em Goiás.
Em 1968 o antigo Conservatório de Música e a Faculdade de Artes Visuais fundiram-se para formar o Instituto de Artes da UFG.
A Universidade Federal de Goiás ao operacionalizar, em 1996, significativa Reforma administrativa, ampliando suas estruturas de ensino e pesquisa, desdobrou o Instituto de Artes em duas unidades distintas: Escola de Música e Faculdade de Artes Visuais.
A Escola de Música da UFG, uma das mais tradicionais instituições de seu gênero no país, responsável pela formação de profissionais
atuantes tanto no cenário musical nacional como no internacional, implantou, a partir de 2000, habilitações destinadas a formar o Intérprete Teatral e o Professor de Artes Cênicas, passando então a denominar-se Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.