Provas - Música
Provas de Música
CURSOS: MÚSICA - EDUCAÇÃO MUSICAL - MUSICOTERAPIA
OBJETIVOS
Na verificação de aptidão para os cursos de Música, Educação Musical e Musicoterapia, o candidato deverá demonstrar:
1. Capacidade de interação por meio de expressões corporais, sonoras e musicais;
2. Capacidade de perceber, apreciar e analisar música;
3. Criatividade e habilidade técnica em um instrumento musical ou canto;
4. Habilidade de reconhecer, traduzir e interpretar a linguagem musical;
5. Habilidade de expressar-se livremente (improvisação musical) por meio de um instrumento musical ou canto.
PROCEDIMENTOS
A verificação de aptidão para os cursos de Música, Educação Musical e Musicoterapia será realizada por meio de:
1. Leitura à primeira vista de um trecho musical: instrumento musical ou canto;
2. Interpretação de peças significativas do repertório do instrumento musical ou canto;
3. Produção de um texto a partir da audição de um trecho musical;
4. Improvisação de peças musicais a partir de um tema apresentado;
5. Solfejo musical e leitura rítmica à primeira vista;
6. Ditado rítmico-melódico;
7. Expressão corporal, sonora e musical, em grupo, a partir de um estímulo dado;
8. Reconhecimento, compreensão e análise de trechos musicais.
Obs.: A verificação será desenvolvida em três etapas, a saber: Verificação de Percepção e Apreciação Musical - itens (a), (b), (c) e (d) descritos abaixo -, Verificação de Interpretação em Instrumento Musical ou Canto - itens (e) e (f) descritos abaixo - e Verificação da Capacidade de Interação - item (g) descrito baixo.
VERIFICAÇÃO DE PERCEPÇÃO E APRECIAÇÃO MUSICAL
a) Produção de um texto a partir da audição de um trecho musical
A partir da audição de um trecho musical apresentado o candidato deve-rá fazer uma apreciação musical elaborando um texto escrito de no máximo 20 linhas.
b) Reconhecimento, compreensão e análise de trechos musicais
Através de trechos musicais selecionados o candidato, individualmente, deverá reconhecer, compreender e analisar questões referentes à linguagem musical: compassos simples e compostos, intervalos harmônicos e melódicos simples, escalas maiores e menores, tons vizinhos, modulação, acordes, ca-dências e transposição.
As atividades acima - itens (a) e (b) serão aplicadas de forma coletiva com duração mínima de 15 (quinze) minutos e máxima de 100 (cem) minutos.
c) Ditado rítmico-melódico
Através de audição o candidato deverá reconhecer e transcrever as es-truturas rítmicas, melódicas e harmônicas (por exemplo: intervalos e acordes de três sons maiores e menores) dos trechos musicais apresentados.
Esta atividade será aplicada coletivamente com duração mínima de 20 (vinte) minutos e máxima de 50 (cinqüenta) minutos.
d) Solfejo musical e leitura rítmica à primeira vista
O candidato deverá ler e interpretar trechos rítmicos e melódicos apre-sentados no momento da verificação.
Esta atividade, de aplicação individual, terá duração máxima 10 (dez) minutos.
VERIFICAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO EM INSTRUMENTO MUSICAL OU CANTO
e) Leitura à primeira vista de um trecho musical: instrumento musical ou canto
Leitura de um trecho musical definido pela banca examinadora no decor-rer da apresentação do instrumento musical ou canto.
f) Interpretação de peças significativas do repertório do instrumento musical ou canto.
Execução de peças do Repertório I ou II, apresentado abaixo.
Os candidatos aos cursos de Educação Musical (hab. Ensino Musical Escolar), Música (hab. em Composição) e Musicoterapia farão a verificação segundo o Repertório I utilizando o canto ou um instrumento musical de livre escolha.
Os candidatos ao curso de Música (hab. em Regência Coral) farão a ve-rificação segundo o Repertório I utilizando o canto.
Os candidatos aos cursos de Educação Musical (hab. em Canto) e Música (hab. em Canto) farão a verificação segundo o Repertório II utilizando o canto.
Os candidatos aos cursos de Educação Musical (hab. em Instrumento Musical) e Música (hab. em Instrumento Musical) farão a verificação segundo o Repertório II utilizando o instrumento musical para o qual fizeram a opção na ficha de inscrição ao Processo Seletivo.
As atividades acima - itens (a) e (b) terão a duração máxima de 15 (quinze) minutos e serão aplicadas individualmente.
Obs.: O candidato, quando necessário, providenciará seu próprio pianista acompanhador.
REPERTÓRIO I:
Três peças de estilos ou gêneros contrastantes, devendo o candidato en-tregar as respectivas partituras à Banca Examinadora no momento da ativi-dade. Exemplos: música clássica, música popular, música folclórica, barro-co, clássico, romântico, jazz, bossa nova, tango, etc. Obs.: Para os candidatos de Musicoterapia, além das peças acima, será também solicitada uma Improvisação Musical Livre a partir de um tema a-presentado.
REPERTÓRIO II:
CANTO
I) Um vocalize aplicado por um dos professores da banca.
II) Dois vocalizes memorizados, à escolha do candidato, dentre: CACILDA BARROSA, PANOFKA, CONCONNE, VACCAI.
III) Uma ária antiga italiana e uma canção de câmara brasileira, à escolha do candidato, memorizadas. Serão observadas: expressão, musicalida-de e fidelidade à partitura.
INSTRUMENTOS MUSICAIS
Clarineta
I) Um estudo de KLOSÉ, à escolha do candidato, dentre: "20 estudos de gênero e mecanismo" e "20 estudos característicos."
II) Uma peça, à escolha do candidato, dentre: JOSEPH BAPTISTA WANHALL - Sonata n.º 1 (1.º Movimento); CARL STAMITZ - Concerto n.º 3 (1.º Movimento) e JOSEPH BAERMANN - Adagio.
Contrabaixo
I) Uma peça do repertório tradicional de orquestra, à escolha do candidato.
II) Dois movimentos de uma sonata barroca, sendo um rápido e um lento, à escolha do candidato.
III) Uma peça, à escolha do candidato, com duração de 3 a 5 minutos.
Fagote
I) Um estudo, à escolha do candidato, dentre: JULIUS WEISSENBORN - "Bassoon Studies" op. 8 vol. 1 ou um estudo similar de outro autor.
II) Uma peça do período barroco ou clássico, à escolha do candidato.
III) Uma peça brasileira, à escolha do candidato.
Flauta Transversal
I) TAFFANEL & GAUBERT - Estudos progressivos n.º 1.
II) Uma sonata inteira de HAENDEL ou VIVALDI, à escolha do candidato.
III) Uma peça, à escolha do candidato, dentre: OSVALDO LACERDA - po-emeto, GUERRA - PEIXE: Quatro Coisas e HENRIQUE DE CURITIBA: Três Episódios (uma peça).
Piano
Serão executadas no máximo três peças sorteadas pela Banca Exami-nadora, dentre os itens abaixo.
I) Um estudo, à escolha do candidato, dentre: CZERNY - Escola do Lega-to e Staccato, op. 335, Escola da Mão Esquerda op. 399 ou Coletânea de Barrozo Neto, vol. VI; CLEMENTI - Gradus ad Parnassum; MOSCHELLES - op. 70; MOSZKOWSKY - op. 72 e CHOPIN - op. 10, op. 25 ou póstumos.
II) Uma peça de J. S. BACH, à escolha do candidato, dentre: Invenções a Três Vozes, Prelúdio e Fughetta e Prelúdio e Fuga.
III) Duas peças memorizadas, sendo uma do período romântico e outra de compositor brasileiro, à escolha do candidato.
IV) Um movimento vivo de Sonata Clássica, à escolha do candidato.
Trombone
I) KOPRASCH - Estudo n.º 11 (para trombone tenor e baixo).
II) Um estudo, à escolha do candidato, dentre: JOANNES ROCHUT - Mé-todo de Estudos Melódicos (para trombone tenor e baixo).
III) CAMILE SAINT-SAENS - Cavatine (para trombone tenor) ou FLÁVIO FERNANDES DE LIMA - Criação n.º 1 (para trombone baixo).
IV) WILLIAM TELL OVERTURE (para trombone tenor) ou J. S. BACH - Sa-rabande da Suíte n.º 5 (para trombone baixo).
Viola
I) Dois estudos, à escolha do candidato, dentre: KAISER - Estudos op. 20 a partir do n.º 16.
II) Uma sonata barroca inteira, à escolha do candidato.
III) Uma peça ou concerto, à escolha do candidato.
Violão
I) Uma peça, à escolha do candidato, dentre os Movimentos das Quatro Suítes para Alaúde de J. S. BACH.
II) Um estudo técnico, à escolha do candidato, dentre: FERNANDO SOR, DIONÍSIO AGUADO, MAURO GIULIANI, MATTEO CARCASSI, NAPOLEON COSTE, FRANCISCO TÁRREGA, EMÍLIO PUJOL, ANDRES SEGÔVIA, ISAÍAS SÁVIO e ABEL CARLEVARO.
III) Duas peças, à escolha do candidato, sendo uma delas de autor brasilei-ro.
Violino
I) Dois estudos de KREUTZER, à escolha do candidato, dentre os núme-ros de 01 a 06 e outro dentre os números de 06 a 10.
II) Dois movimentos de uma sonata ou concerto para violino, sendo um rá-pido e um lento, com acompanhamento de piano, à escolha do candida-to.
III) Uma peça ou concerto, à escolha do candidato.
Violoncelo
I) Um estudo, à escolha do candidato, dentre: J. L. DUPORT - 21 Estudos.
II) J. S. BACH - Prelúdio da primeira suíte para violoncelo solo.
III) H. OSWALD - Elegia para violoncelo e piano ou outra peça de autor brasileiro, à escolha do candidato.
VERIFICAÇÃO DA CAPACIDADE DE INTERAÇÃO
(somente para o curso de Musicoterapia)
g) Expressão corporal, sonora e musical
Além das atividades descritas acima - itens (a), (b), (c), (d), (e) e (f) -, os candidatos ao curso de Musicoterapia deverão participar de uma vivência de improvisação em grupo em que serão propostas situações de interação inter-pessoal.
Esta atividade, de realização coletiva, com até 10 (dez) candidatos por grupo, terá duração máxima de 30 (trinta) minutos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Na Interpretação de peças significativas do repertório do instrumento musical ou canto o candidato será avaliado em sua criatividade e habilidade técnica em um instrumento musical ou canto.
Na Leitura à primeira vista de um trecho musical: instrumento musical ou canto deseja avaliar a habilidade em reconhecer, traduzir e interpretar a lingua-gem musical através do instrumento musical ou canto.
Na Improvisação Musical Livre o candidato será avaliado em sua habili-dade de expressar-se livremente por meio de um instrumento musical ou canto (somente para o curso de Musicoterapia).
Na Produção de um texto a partir da audição de um trecho musical pre-tende-se avaliar a capacidade do candidato de perceber, apreciar e analisar música.
Através das atividades de Reconhecimento, compreensão e análise de trechos musicais, Ditado rítmico-melódico e Solfejo musical e leitura rítmica à primeira vista o candidato terá avaliada sua habilidade em reconhecer, traduzir e interpretar a linguagem musical.
Na Expressão corporal, sonora e musical deseja-se avaliar a capacidade do candidato de interagir por meio de expressões corporais, sonoras e musicais (somente para o curso de Musicoterapia).
O valor de cada uma das atividades é apresentado no quadro a seguir.
Atividades
Música e
Educação Musical
Musicoterapia
Interpretação de peças
40
20
Leitura à primeira vista
10
10
Produção de texto
5
5
Ditado
10
10
Solfejo e leitura rítmica
20
20
Reconhecimento, compreensão e análise de textos musicais
15
15
Expressão corporal, sonora e musical
---
10
Improvisação
---
10
TOTAL
100
100
BIBLIOGRAFIA
DUARTE, Aderbal. Percepção Musical, Salvador, BA: Ed. Boa Nova, 1996.
HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. São Paulo, SP: Ed. Ricordi Brasileira, 1988.
LACERDA, Osvaldo. Teoria Elementar da Música. São Paulo, SP: Ed. Ricordi, 1967.
MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília, D.F.: Ed. Musi Med, 1996.
MED, Bohumil. Solfejo. Brasília, D.F.: Ed. Musi Med, 1986.
NASCIMENTO, Dalva Albernaz. Solfejo. Goiânia, GO: Ed. CEGRAF/UFG, 1988.
PRIOLLI, Maria Luisa M. Princípios Básicos da Música para a Juventude. RJ, Ed. Casa Oliveira, 1975.