TCC Música Licenciatura

ALUNO (A)

ANO

TÍTULO

ORIENTADOR(A)

ALINE MARTINS MENDES 2023 DESAFIOS DAS AULAS DE INSTRUMENTO MUSICAL DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Silvana Rodrigues de
Andrade
BIANCA LABOISSIERE FERREIRA 2023 O ESTUDO DA ARTICULAÇÃO:
POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA RELATIVA À EXPRESSIVIDADE NO VIOLÃO
Werner Aguiar
BRUNO ANTONIO DE ANDRADE 2023 ANÁLISE INTERPRETATIVA SOBRE A ATEMPORALIDADE DA OBRA DE J. S.
BACH: SUITE N°1 PARA VIOLONCELO EM G MAIOR BWV 1007 COM
EXECUÇÃO NA MARIMBA
Anderson
Rocha
DYNNO ROSSY BEZERRA ALVES 2023 SUGESTÃO DE DIGITAÇÃO AO VIOLÃO À SEÇÃO “A” DA FUGA BWV 998
J. S. BACH (1685-1750)
Robervaldo Linhares Rosa
EDNALDO DIVINO DE CARVALHO JUNIOR 2023 A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO
EDUCADOR DE MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Ruth Sara de O. Moreira
FABIANO AFONSO DE SOUSA MENEZES 2023 APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE SWEEP PICKING NA ADAPTAÇÃO DE PEÇAS DE CHORO PARA A GUITARRA ELÉTRICA Fabiano da Silva Chagas
GLEYSTON DA SILVA RODRIGUES 2023 INTRODUÇÃO DA MÚSICA DE CONCERTO
NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO:
UM PROJETO CULTURAL PARA A CIDADE DE ITUMBIARA, GOIÁS
Gyovana Carneiro
ISABELA CRISTINA OLIVEIRA PAULO ARAUJO 2023 EUNICE KATUNDA: processos de hibridação a partir de matrizes afro-brasileiras Ana Guiomar Rêgo Souza
LILIANA PARANHOS AVELAR 2023 CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS TEMÁTICAS NAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL ENTRE 2010 E 2021 RELACIONADAS À CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE VIOLONÍSTICA Eduardo Meirinhos
LUCAS MORAIS SILVA 2023 CANTIGAS BRASILEIRAS PARA O ENSINO DO VIOLONCELO: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DA INICIAÇÃO AO
INSTRUMENTO ATRAVÉS DE TEMAS FOLCLÓRICOS
Anderson Rocha
MAURICIO SILVA GOMES 2023 O ENSINO COLETIVO DE PERCUSSÃO
NA BANDA MARCIAL DOM PEDRO II
Vanessa Bertolini
RAYANA RIBEIRO 2023 Análise interpretativa da obra para piano “Toccatina, Ponteio e Final op.12” do compositor brasileiro Marlos Nobre Gyovana Carneiro
RHAYAN CARDOSO DA SILVA 2023 O CHORO E O JAZZ NA OBRA PARA PIANO DE GNATTALI ALMA BRASILEIRA Carlos Henrique Coutinho
Rodrigues Costa
RYGGIE DIAMANTINO CRUZ 2022 A TEATRALIDADE EM PERFORMANCES MUSICAIS: ANÁLISE DE QUATRO EXIBIÇÕES SOLOS. Martha Martins de Castro Andrade
Guerra Barretto
SUN ALTOÉ PIMENTA 2023 ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ESTUDO PARA VIOLINO INSPIRADO POR CARL FLECH E IVAN GALAMIAN: um estudo sobre
o Excerto Orquestral Don Juan, op 20 de Richard Strauss
Gyovana Carneiro
VINÍCIUS MILHOMEN SILVEIRA 2023 RUDIMENTOS BRASILEIROS:
uma proposta idiomática para o estudo de caixa clara
Rafael Rodrigues da Costa
ANA KELLY GONÇALVES NAVES 2022 TÉCNICA PIANÍSTICA NA INICIAÇÃO INFANTIL: O MÉTODO “PIANO SAFARI – ANIMAL ADVENTURES” Anderson Rocha
BRUNA JÉSSICA BRAZ DA PAIXÃO 2022 PROCEDIMENTOS DE ESTUDO DO MÉTODO SUZUKI NA PREPARAÇÃO PARA PERFORMANCE VIOLONÍSTICA Suelen Cristina Mendonça Lima
FABRÍCIO MOREIRA CHAVES 2022 A CONCEPÇÃO VIOLONÍSTICA DE TONINHO HORTA: ACOMPANHAMENTO E IMPROVISAÇÃO EM ‘NAIMA’ Bruno Rejan Silva
GABRIEL QUEIROZ DE OLIVEIRA 2022 OS PROCESSOS DIDÁTICOS/METODOLÓGICOS DE 3
PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTUDOS MELÓDICOS NO TROMBONE
Marcos Botelho Lage
JESSÉ MOREIRA MARTINS 2022 SISTEMAS E LEITURAS: IDEIAS PARA O ESTUDO DE COORDENAÇÃO PARA O
COMPASSO QUINÁRIO NA BATERIA
João Casimiro Kahil
Cohon.
LEONARDO DE SOUZA PEDRO 2022 O USO DE INSTRUMENTOS BRASILEIROS
EM COMPOSIÇÕES PARA PERCUSSÃO MÚLTIPLA
Adriano Claro
Monteiro
MARCUS BARROS FIGUEREDO 2022 O VIOLÃO DE CAINÃ CAVALCANTE :
UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS MUSICAIS DA OBRA BAIÃO PARA ELIZEU.
Bruno Rejan
NÍCOLAS CUSTÓDIO PORTO SILVA 2022 Três Estudos de Carlos Alberto Pinto Fonseca: Contexto e Estilo Pedro
Martelli
PEDRO VINICIUS AMARAL GONÇALVES 2022 A musicalidade no trombone:
Uma análise de três masterclass
Marcos Botelho
RICKESTILLEY GALVÃO DE MELO 2022 O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CLARINETISTA E A SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO Johnson
Joanesburg Anchieta Machado
THAINARA STÉPHANE SILVA CARVALHO 2022 Estudo sobre peça para clarineta solo a partir da obra Pequena Fantasia do compositor Fernando Cerqueira Johnson Machado
ANA CLÁUDIA BARBOSA LUZ 2021 EXCERTOS DE PERCUSSÃO EM AUDIÇÕES DE ORQUESTRA NO BRASIL: Uma
proposta de inclusão de obras brasileiras
Rubens Celso Lopes Filho
ANDREY DIAS LOPES 2021 A TRAJETÓRIA DO PIANISTA PESQUISADOR JOSÉ EDUARDO MARTINS Ana Guiomar
Rêgo Souza
CLEONE GOULART DOS SANTOS JUNIOR 2021 ROBERT GERLE E A PRÁTICA DA MEMORIZAÇÃO APLICADA AO
ESTUDO DIÁRIO DO VIOLINISTA
Luciano Pontes
GUSTAVO HENRIQUE SOARES NUNES 2021 TÉCNICAS E MÉTODOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS QUE ACOMETEM VIOLINISTAS Denise Zorzetti
JAILSON DE SOUSA MENEZES 2021 ENSINO-APRENDIZAGEM DO INSTRUMENTO DE SOPRO CLARINETE NO CONTEXTO INDIVIDUAL: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INSTRUTIVO–MANUAL RUDIMENTAR Vanessa Bertolini
JEAN JUNIO XAVIER ROCHA 2021 A GUITARRA DE LULA GALVÃO
E O SAMBA-JAZZ COMO INFLUÊNCIA
Fabiano Chagas
JENNIFER ALVES DE ALMEIDA 2021 FRANCISCO MIGNONE E O ENSINO DO PIANO: UMA ANÁLISE DE SUAS OBRAS NOS NÍVEIS ELEMENTAR E INTERMEDIÁRIO Denise Zorzetti
KESYDE SHEILLA SOUZA REIS 2021 AS LIBERDADES INTERPRETATIVAS DO CONCERTINO DE FRANCISCO MIGNONE PARA CLARINETA E ORQUESTRA REDUZIDA. Pedro Allipradini
LEANDRO RIBEIRO DUARTE 2021 VISÃO DO PROGRESSO NO INSTRUMENTO
MUSICAL (VPIM): UM APLICATIVO DE GESTÃO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Flavia Maria Cruvinel
LORENA ALVES DE MAGALHÃES E SILVA 2021 A “CANÇÃO SERTANEJA” PARA PIANO DE CAMARGO GUARNIERI: A PARTITURA, SEUS SIGNIFICANTES E ABORDAGENS TÉCNICO
INTERPRETATIVAS
Carlos Henrique Coutinho
Rodrigues Costa
PAULA CRISTINA ARRAIS DIAS 2021 AFINAÇÃO VOCAL: RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO AUDITIVA E PROPRIOCEPÇÃO Nilceia Protásio
RENAN MACHADO PINTO DE OLIVEIRA 2020 A MAGNITUDE DA OBRA DIDÁTICA DE MATTEO CARCASSI: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS EDIÇÕES DO OPUS 60 Pedro Martelli
SABRYNA PINHEIRO DE FARIA 2021 UTILIZAÇÃO E PERCEPÇÕES SOBRE OS ESTUDOS MELÓDICOS POR TROMBONISTAS BRASILEIROS Marcos Botelho
SARAH ORIOLI EMIDIO SOUZA 2021 AS ORQUESTRAS FEMININAS DE GOIÂNIA E O FEMINISMO Othaniel P. de Alcântara Jr.
TAYRO LOUZEIRO MESQUITA 2021 ANÁLISE FORMAL E ESTILÍSTICA DO GRAND SOLO Op. 14 DE FERNANDO
SOR (1778 - 1839): INFLUÊNCIAS E INTERAÇÕES COM A ÓPERA CLÁSSICA
ITALIANA
Helvis Costa
THÁBATA OLIVEIRA DE ALMEIDA LARA 2021 A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO CANTO LÍRICO NA GRADUAÇÃO Vanessa Bertolini
VIDA ALTOÉ PIMENTA 2020 O ‘ORGANISMO INTEGRADO’ NA PERFORMANCE MUSICAL E SUAS RELAÇÕES COM OS ASPECTOS EXTRAMUSICAIS Luciano Pontes
WASHINGTON LUIS DE OLIVEIRA FELISBERTO 2021 O CORPO E A PERFORMANCE: APONTAMENTOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA
IMAGEM E DOS GESTOS EM PROL DA EXPRESSIVIDADE NA OBRA
“CARINHOSO”, DE PIXINGUINHA
Rafael
Rodrigues da Costa

Raphael Gomes da Silva Vaz

2019-1

A CONCEPÇÃO HARMÒNICA DE TONINHO HORTA NA COMPOSIÇÃO “VENTO”

Fabiano Chagas

Athos Araújo da Silva

2019-1

INTERAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO: A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MÚSICA

Adriana Oliveira Aguiar

Jean Hebert dos Santos Carvalho Junior

2019-1

IMPROVISAÇÃO COM TRÍADES ABERTAS APLICADAS À GUITARRA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

Fabiano Chagas

Walace Berto Souza

2019-1

A ABORDAGEM DE RAFAEL BARATA NA BATERIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE PERFORMÁTICA NA MÚSICA “SÃO SALVADOR”

João Casimiro Kahil Cohon

Mardônio Figueirêdo Miranda

2019-1

O ENSINO DE MÚSICA EM UMA ESCOLA DE CURIMATÁ/PI: INICIATIVA, COMPROMISSO E DECISÕES PEDAGÓGICAS

Nilceia Protásio

Pâmella Barros Vieira Damasceno

2019-1

O ENSINO DE MÚSICA NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Vanessa Bertolini

Sara de Oliveira Santos

2019-1

O MUSICAL ESCOLAR COMO REAPROPRIAÇÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL DE CARL ORFF: a experiência do Projeto Revoada Musical

Gilka Martins de Castro Campos

Josué Barros Vicente

2018-1

O CANTO ORFEÔNICO NO BRASIL: VILLA-LOBOS, NACIONALISMO E FOLCLORE

Vanessa Bertolini

Eliézer Alves dos Santos

2018-1

O VIOLINISTA CONSCIENTE: REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE O ESTUDO DIÁRIO DO VIOLINO

Anderson Rocha

Eric Johnson de Jesus Costa

2018-1

A PRÁTICA DO VIOLINO: UM ESTUDO VISANDO A EFICIÊNCIA DA PRÁTICA DIÁRIA

Anderson Rocha

Marcos Vinicius Batista Gomes

2018-1

O CONDICIONAMENTO FÍSICO DO VIOLINISTA DE ORQUESTRA: Uso do corpo, Doenças Musculoesqueléticas e Alongamentos Goiânia

Luciano Pontes

Letícia Ramos de Oliveira Gentil

2018-1

O MÉTODO DE INICIAÇÃO AO VIOLONCELO ‘DER CELLO-BÄR: MEINE ERST CELLOSCHULE (VOL.1) DE HEIKE WUNDLING’: ASPECTOS DIDÁTICOS EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO MUSICAL”.

Nilceia Protásio

Joseph Abrahão de Oliveira Lima e Silva

2018-1

O JAZZ BRASILEIRO NA GUITARRA DE RICARDO SILVEIRA: APONTAMENTOS ANALÍTICOS NO IMPROVISO DE “BEIRA DO MAR”

Fabiano Chagas

Diego Allen Becker

2018-1

O SOPRO VISÍVEL: música e rito entre os Avá-Canoeiro do rio Tocantins

Anderson Rocha

Cleverson Cremer

2018-1

A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR MEDIANTE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS DEFICIENTES

Vanessa Bertolini

Francisco Vanderlei Alves dos Santos

2018-1

MEMÓRIA, MOTIVAÇÃO E PRÁTICA DELIBERADA NA PREPARAÇÃO À PERFORMANCE MUSICAL

Johnson Joanesburg

Anchieta Machado.

Dierik Fernando de Souza

2018-1

SUGESTÕES INTERPRETATIVAS DA SONATA VOX GABRIELI PARA TROMBONE E PIANO DE STJEPAN SULEK: UMA OBRA PROGRAMÁTICA

Marcos Botelho

TIAGO MARTINS VIEIRA 2017 O CANTO CORAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO MUSICAL DE CRIANÇAS DE 08 A 11 ANOS

Nilcéia Protásio

Eriki Nery de Novaes

2017-1

CONCEPÇÕES MUSICAIS DE NICO ASSUMPÇÃO: CONDUÇÃO E IMPROVISO NA MÚSICA “ONIX”

Diones Correntino

Miqueias Felipe Costa Feitosa

2017-1

 

AS CADÊNCIAS DO CONCERTO PARA CLARINETE E ORQUESTRA DE JOHN CORIGLIANO: UM ESTUDO DE CASO OBJETIVANDO SUA INTERPRETAÇÃO

Johnson Machado

Adriano Rodrigues Gomes de Assis

2017-1

EDIÇÃO CRÍTICA DO ARRANJO DE “EU SEI QUE VOU TE AMAR” DE SIDNEY BARROS (GAMELA)

Diones Correntino

Paula Bernades Aguiar

2017-1

PROCESSOS CRIATIVOS DE AIRTO MOREIRA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA PERFORMANCE DE BATERIA NA MÚSICA MISTURADA (1985)

Diones Correntino

Tiago Braga Basto

2017-1

INICIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DO ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO BENNIO

Júlio Cesar Moreira Lemos

Altamiro Souza Barbosa

2017-1

O ESTILO BEBOP E A OBRA MUSICAL DE LOUIS ARMSTRONG DE 1940-1960

Vanessa Bertolini

Jean Carlo de Oliveira Dias

2017-1

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA PERCEPÇÃO MUSICAL NA GRADUAÇÃO EM MÚSICA

Silvana Rodrigues de Andrade

Vinicius Alves de Lima

2017-1

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INSERÇAO DA BATERIA NA CANÇÃO “JANJO LA MAYA”, DO CONTRABAIXISTA RICHARD BONA

Orientador: Diones Correntino

Co-orientador: Eduardo Lopes

DENIS RILK MALAQUIAS

2016-1

“A CIFRA JÁ PEGUEI. E AGORA, COMO FAÇO A BATIDA?” Considerações sobre o ensino do acompanhamento rítmico no violão

Fabiano Chagas

AUGUSTO CÉSAR ARAUJO SANTOS

2016-1

ASPECTOS SOBRE O MÉTODO DE MOVIMENTO PARA MARIMBA DE LEIGH HOWARD STEVENS

Fábio Oliveira

EDUARDO HENRIQUE SANTOS

2016-1

AVALIAÇÃO EM MÚSICA: COMPREENDENDO O PROCESSO AVALIATIVO

Fernanda Albernaz do Nascimento Guimarães

MARIELLE MESQUITA SILVA

2016-1

O APRENDIZADO DO CANTO ATRAVÉS DA MEMORIZAÇÃO FONOAUDITIVA - UMA ABORDAGEM REFLEXIVA -

Vanessa Bertolini

RAFAEL RODRIGUES DE OLIVEIRA

2016-1

DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS DE INICIAÇÃO AO CONTRABAIXO ACÚSTICO: INOVAÇÃO E TRADIÇÃO

Sônia Ray

WEBER MACIEL LOPES

2016-1

MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública de Goiânia

Maria Helena Jayme Borges

TARLLEY RABELO DE CIRQUEIRA

2016-1

O ENSINO COLETIVO DE EUFÔNIO NA BANDA MARCIAL DO COLÉGIO MILITAR POLIVALENTE VASCO DOS REIS

Nilceia Protásio

MURILO MACEDO SANTOS

2016-1

O ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: As orquestras de violões como sugestão metodológica

Júlio Cesar Moreira Lemos

DAVIDSON RODRIGUES BIAN DE OLIVEIRA

2016-1

O ENSINO DA FLAUTA DOCE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO NA CIDADE DE GOIÂNIA

Cristiane Carvalho

RAFAEL CALDEIRA

2016-1

O ENSINO DE BOMBARDINO E TUBA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES

Marcos Botelho

ALDO ROQUE RIBEIRO FILHO

2016-1

O IDIOMATISMO MELÓDICO DE LULA GALVÃO

Fabiano Chagas

WESLEY FARIAS ARAÚJO

2016-1

OS PRIMEIROS ANOS DA MÚSICA EM GOIÂNIA:  PERSONAGENS E LOCAIS DE ATUAÇÃO (1937-1953)

ÁUDIO ANEXO

Robervaldo Linhares Rosa

ANDRESSA MENDES DOS SANTOS

2016-1

PANORAMA HISTÓRICO E MUSICAL DAS BANDAS DE MÚSICA EM GOIÂNIA: 1960-2000

Nilceia Protásio

EMERSON VINÍCIUS DA SILVA

2016-1

POSSIBILIDADES DE MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA ABORDAGEM DO MÉTODO SUZUKI

Dulce Regina de Oliveira

CLARISSA BOTELHO DA SILVA

2016-1

RADAMÉS GNATTALI: UMA ABORDAGEM DA VIDA E OBRA DO COMPOSITOR PARA O SAXOFONE TENOR

Johnson Joanesburg Anchieta

Machado.

VINÍCIUS CÔRTES DO NASCIMENTO

2016-1

SUGESTÕES INTERPRETATIVAS PARA A MÚSICA PARA TROMPETE SOLO, DE ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA

Antônio Marcos Souza Cardoso

ANA FLÁVIA BUENO

2016-1

UMA ABORDAGEM ACERCA DA INTERPRETAÇÃO DE RICHARD WAGNER À TRAGÉDIA GREGA

Ana Guiomar Rêgo

Souza

ISAAC GONÇALVES RAIMUNDO

2016-1

A INFLUÊNCIA DE STEPHANE GRAPPELLI NO VIOLINO DE FAFÁ LEMOS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Robervaldo Linhares Rosa