LPqS - Laboratório de Pesquisa Sonora
Sobre
O Laboratório de Pesquisas Sonoras – LPqS é um projeto criado em 1998 pelo prof. Dr. Anselmo Guerra com o objetivo de proporcionar a infraestrutura para atividades de pesquisa, extensão e ensino que envolvem a prática laboratorial e a tecnologia musical, visando a produção científica e artística.
A construção desse espaço envolveu recursos financeiros, apoio institucional e esforços contínuos por parte de diversos atores envolvidos, obtidos cumulativamente através de parcerias, captação de recursos e comprometimento com a área da música experimental. Principais captações:
- edital SESU MEC-1988: projeto de criação do laboratório
- edital FINEP CTINFRA-01/2006: projeto de infraestrutura do laboratório
- edital FINEP CTINFRA-01/2007: projeto de modernização do laboratório
- edital FINEP CTINFRA-01/2008: projeto de equipamento para o laboratório.
O LPqS tem se firmado como laboratório multiusuário, atendendo demandas de disciplinas que atendem graduandos dos cursos de graduação em música e teatro (composição, educação musical, licenciaturas e bacharelados em canto e instrumento, produção cênica) bem como demais unidades da UFG oferecendo cursos de Núcleo Livre. Também firma convênios temporários através de projetos de extensão, como foram por exemplo o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), SESC, PUC-GO (Memorial do Cerrado) e projetos contemplados pela Lei Rouanet.
Disciplinas oferecidas:
- Acústica e Tecnologia Musical: princípios físicos e perceptuais do som, a acústica dos instrumentos musicais, a formação de escalas e temperamentos, acústica de ambientes, aparelhos e instrumentos eletrônicos, e o uso do computador na música.
- Psicoacústica: princípios físicos e perceptuais do som, neuropsicologia, percepção de sons complexos, percepção de timbre e os princípios da experimentação psicoacústica.
- Música Computacional: disciplina teórico-prática que parte dos métodos de síntese e análise espectral. Serão programados trabalhos práticos em composição de música eletroacústica.
- Laboratório de Música Eletroacústica: prática laboratorial das técnicas de composição eletroacústica.
- Trilha Sonora: criação de trilha sonora para obras no campo das artes da cena, seja espetáculo ao vivo, seja criação audiovisual ou outros contextos que envolvam a pesquisa em linguagem sonora.
Infraestrutura física:
- Sala de aula e projeção multicanal
- Sala de apoio e documentação
- Depósito e almoxarifado
- Sala técnica de gravação e mixagem
- Sala de gravação
Sala de aula e projeção multicanal
Sala técnica de gravação e mixagem
Sala técnica de gravação e mixagem – vista da conexão com o teatro da EMAC
Sala técnica de gravação e mixagem – vista da conexão com o teatro da EMAC
Sala de gravação
Equipamentos básicos:
Pro Tools HD 2 (interface digital);
Accel Avid 192 I/O Interface; Avid 192 A/D Option Card Avid;
C|24 Control Surface (mixer digital);
Apple Mac Pro 2.66 Ghz (computador);
7 Monitores Genelec 8050 (monitor áudio);
1 Sub Genelec 7070 (monitor áudio sub woofer);
2 LG LED 20" Widescreen E2050T (monitor vídeo);
1 Apple Mini Display Port to DVI Adapter;
1 Avid Interface DIGI 003 Mixer Factory;
1 Avid Complete Toolkit (software);
1 Celemony Melodyne (software);
14 Microfones (Neumman, Sennheiser, Shure, Behringer);
diversos cabos (áudio, data)
Professor responsável:
Anselmo Guerra de Almeida
Contato: anselmo@ufg.br
Sala: Sala 230 - Bloco B
Finalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão