LACENA - Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena

4 lacena lab

Sobre

O LACENA foi criado em 2010 pelo Prof. Dr. Alexandre Silva Nunes, visando a instituição de um lócus de investigação acerca dos procedimentos de composição cênica e os resultados deles oriundos, bem como os elementos diretamente implicados em tais processos (dramaturgia, atuação, direção, figurino, maquiagem, cenário, luz, espaço físico), em suas relações e interconexões.

Por focar os processos de composição e seus resultados, o laboratório tem como ponto de partida o estudo da atuação e das dramaturgias da cena, em sua relação direta com a encenação. Por outro lado, como seu foco se volta também para os resultados oriundos dos processos, o estudo destes elementos, que estão na base da chamada tríade essencial (ator-texto-espectador), implica diretamente no conjunto dos elementos plástico-sonoro-visuais que compõem a cena, mesmo quando sob a perspectiva referencial de uma austeridade espetacular.

Trata-se de um espaço para compreensão dos procedimentos, dos materiais e técnicas que cada procedimento de composição cênica pode demandar, em função de aspectos conceituais e de outras naturezas, proporcionando aos docentes, pesquisadores, discentes e à comunidade, a possibilidade de um olhar mais amplo sobre as especificidades da práxis cênica.

5 lacena lab

O LACENA abriga as ações e/ou está vinculado aos seguintes grupos, núcleos e projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária, também coordenados e/ou liderados pelo Prof. Alexandre Silva Nunes:

ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena (CNPQ)

LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena (UFG)

Projeto Dramaturgias Espaço-Visuais: Direção de Arte, Cenografia e Design de Cena (PRPG/UFG)

Projeto Mito e Imaginário nas Artes da Cena (CNPQ/PRPG-UFG)

Revista Arte da Cena (ISSN: 2358-6060)

Projeto Universidade em Cena – FUGA/UFG

Saiba mais:

Planta baixa (clique aqui)

Localização: Sala 2, Pavilhão de Artes da Cena Prof. Hugo Zorzetti, Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Câmpus Samambaia, UFG

Localização no Google Maps (clique aqui)