MonTE - Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação

MonTE

Sobre

O MonTE – Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação, surgiu no ano de 2011, inicialmente com o nome de Laboratório de Montagem Teatral e Teatro Educação. Atualmente coordenado de forma colaborativa pelas professoras Dras. Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira e Joana Abreu Pereira de Oliveira, ambas docentes lotadas na Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás (Emac/ UFG).

O laboratório atende e realiza atividades administrativas e acadêmicas, pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Este projeto de extensão tem como objetivo incentivar, fomentar e propiciar a investigação dos diversos elementos que compõem as artes da cena (dramaturgia, atuação, direção, figurino, maquiagem, cenário, luz, sonoplastia, espaço físico e outros), isoladamente ou em conjunto, buscando o aprofundamento dos saberes e as transversalidades que constituem o universo dos processos de montagem e das montagens cênicas, incluindo a inserção nos campos da performance e do audiovisual.

Um diferencial da proposta é compreender os processos de montagem cênica como processos culturais educacionais; e, ainda, quais os princípios formativos presentes em tais oportunidades de ensino-aprendizagem em diversos contextos. Portanto, trata-se de um espaço para exploração da práxis dos métodos, procedimentos, materiais, recursos e meios que cada modalidade de espetáculo cênico pode demandar. Neste sentido, valorizamos as pesquisas e ações de extensão que investiguem técnicas, metodologias, estéticas e poéticas relacionadas ao campo das artes da cena.

O Laboratório busca ainda a interação com os demais laboratórios da EMAC e de outras unidades acadêmicas, núcleos e programas – como Faculdade de Artes Visuais, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação Física e Dança, Departamento de Educação Infantil do (DEI/ Cepae), Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (Nepiec), Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (Lapiac) – os quais vêm desenvolvendo parcerias conosco nas seguintes Linhas de Pesquisa: • Artes Integradas para a Infância; • Cultura Popular e Manifestações Dramáticas; • Per.formações nas Artes da Cena: Transdisciplinaridade e Transversalidade.

Neste momento de pandemia, o laboratório está se reorganizando para atendimento em modo remoto.

Detalhes

Professoras responsáveis: Profa. Natássia Garcia (natassiagarcia@ufg.br) e Profa. Joana Abreu (joana.abreu@ufg.br)

Contato: monteufg@gmail.com;

Localização: Sala 123 da EMAC e Lab. 3, Campus II da UFG.

Finalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão