ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena (CNPQ)

O ÍMAN é integrante do Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil, certificado pelo CNPQ. Está abrigado na Universidade Federal de Goiás, mas se estrutura de forma interinstitu cional, reunindo pesquisadores de outras universidades brasileiras, como a UFRN, a UNICAMP e a UNESP, com interesses comuns em investigações que relacionam os campos de estudo da imagem, do mito e das teorias do imaginário com o campo das artes da cena. A imagem, como centro aglutinador geral das pesquisas desenvolvidas no grupo, pode ser estudada de acordo com orientações variadas, em sua relação com as artes da cena: desde seu aspecto mais pragmático, enquanto vetor dramatúrgico de composição artística, até o território cambiante da imaginação simbólica, em sua interface com o mythos da cena. Em ambos os casos, as relações com a corporeidade e a physis da ação dramática se delimita como pré-condição, de modo que o corpo (e suas pulsões motivas) torna-se temática intrínseca às pesquisas desenvolvidas no grupo.

Como resultado de seus trabalhos, o ÍMAN criou e mantém em funcionamento um Grupo de Trabalho na Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE (GT Mito, Imagem e Cena), com frequência anual de encontros de pesquisa, nos formatos de Reunião Científica e Congresso. Também instituiu, a partir de 2014, um evento próprio de pesquisa transdisciplinar, denominado ENCONTROS ARCANOS, cuja primeira edição foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Nata-RN, e sua segunda edição está prevista para ocorrer na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia/GO.

Responsável: Prof. Dr. Alexandre Silva Nunes

Contato: alexandrenunes@ufg.br