Publicações 2010 - 2017
PUBLICAÇÕES IMPRESSAS:
Souza, Ana Guiomar R., Carlos H. Costa, David Cranmer, Francisco G. Oliveira, Jr., Gabriel Cipriano, Kleber D. Bueno, Robervaldo Linhares, and Saulo Germano S. Dallago. O Grande Governador Da Ilha Dos Largartos: Práticas De Pesquisa E Criação Em Artes. Goiânia: Grafica UFG, 2015. impressão.
Cranmer, David, and Gabriel Cipriano. O Grande Governador Da Ilha Dos Largartos: Livro De Partituras. Org. Ana Guiomar R. Souza and Kleber D. Bueno. Goiânia: Grafica UFG, 2015. impressão.
Souza, Ana Guiomar R., and Kleber D. Bueno, Org. O Grande Governador Da Ilha Dos Largartos: álbum De Fotografias. Goiânia: Grafica UFG, 2015. impressão.
PUBLICAÇÕES da EQUIPE LABMUS (Congressos, Periódicos, Livros, Capítulo de Livros, etc.):
CLÍMACO, M. M.. Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e Clube do Choro: interação eficaz nos processos de significação e ensino do choro em Brasília. Música Hodie, v. 2, p. 137-150, 2015.
CLÍMACO, M. M.; SOUZA, A. G. R. E. ; BOTELHO, M. . Aceito para publicação: Banda 13 de Maio de Corumbá: repertório e música popular urbana. In: Marcos Botelho. (Org.). Em busca da memória de uma banda centenária: resgate da história oral da corporação 13 de maio. 1ed.Goiânia/GO: Marcos Botelho, 2017, v. 1, p. 1-7.
CLÍMACO, M. M.; CAPEL, H. S. F. ; SOUZA, A. G. R. E. ; ALCÃNTARA JR, O. P. ; CARNEIRO, G. ; SILVA, A. L. ; MORAIS, J. . Aceito para publicação: Música e Modernismo em Goiás: um enfoque de três obras do compositor Estércio Marquez Cunha. In: Heloísa Selma Fernandes Capel. (Org.). História e Imagens - modernidades. 1ed.São Paulo/SP: Edições Verona, 2017, v. 1, p. 1-20.
CLÍMACO, M. M.; SOUZA, A. G. R. E. ; NASCIMENTO, F. A. ; BORGES, M. H. J. ; MOTA, M. ; CARDOSO, A. M. S. ; TEIXEIRA, C. M. F. S. ; ZANINI, C. R. O. ; CAMARGO, R. C. . Interpretação e Improvisação: a Música Intrumental em Brasília sob o Enfoque do Representacional. In: Cláudia Regina de Oliveira Zanini; Robson Corrêa Camargo. (Org.). Música na contemporaneidade: ações e reflexões. 1aed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015, v. 1, p. 173-185.
CLÍMACO, M. M.; RIOS, Sebastião ; THOME, V. L. . Assis - o Six. In: RIOS, Sebastião. (Org.). A velha guarda do choro no Planalto Central (no prelo). 1ed.Goiânia: CEGRAF/Editora da UFG, 2013, v. 1, p. 37-45.
CLÍMACO, M. M.; SOUZA, A. G. R. . Música, Gênero e Retórica: uma abordagem interdisciplinar de estudos musicológicos. In: Pensar a Música. In: Cachada, A; Vieira, MH.. (Org.). Pensar a Música. 1ed.Guimarães / Portugal: Editora Fundação Cidade de Guimarães, 2013, v. 1, p. 1-12.
VELOSO, S. ; CLÍMACO, M. M. ; LIMA, Giuliana Souza ; ARAÜJO, Marcos Wander Vieira . Imaginário e processos identitários - um enfoque das rodas de choro nas primeiras décadas de Brasília. In: Sainy C. B. Veloso. (Org.). História como escritura desdobrada: visualidades, música e literatura. 1aed.Curitiba/PA: Editora Curitiba, 2012, v. , p. 173-185.
CLÍMACO, M. M.. Encontros e roçar de fronteiras... os diferentes lugares praticados realizados pelo choro em Brasília. In: Márcia de Melo Martins Kuyumjian. (Org.). Semando cidades e sertões Brasília e o Centro-Oeste. 1ed.Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010, v. 1, p. 295-305.
CLÍMACO, M. M.; SOUZA, A. G. R. ; Renault, David ; JUNIOR, D. ; Kuyumjian, Márcia de Melo Martins ; Mello, Maria Thereza Negrão de ; Macedo, Rosane Silva ; VELOSO, S. ; Silva Júnior, Valter Ferreira ; Brito, Eleonora Zicari Costa ; Britto, Cristina da Silva ; Domingos, Marcelo José ; Neiva, Ivany Câmara ; Quintão, Aylê Salassiê . Encontro de chorões: Ao modo de uma colcha de retalhos. In: Márcia de Melo Martins Kuyumjian; Maria Thereza Negrão de Mello. (Org.). Os espaços da hIstória cultural. 1aed.Brasília: Paralelo 15, 2008, v. 1, p. 145-159.
CLÍMACO, M. M.. Entrevista concedida para a matéria da editoria do DMRevista: Fãs fiéis da velha-guarda. Diário da Manhã, Goiânia, p. 3 - 3, 18 out. 2003.
CLÍMACO, M. M.. Em nome da Tradição. O Popular, Goiânia - Go, p. 18 - 18, 05 set. 2000.
CLÍMACO, M. M.; TEIXEIRA, D. E. C. . Canções Vô Imbolá de Zeca Baleiro e Domingo no Parque de Gilberto Gil: diversidade e interações com a pós-modernidade e com a realidade Latino-Americana. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia/GO. VII Simpósio Internacional de Musicologia - Musicologia e Diversidade. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2017. v. 1. p. 1-12.
CLÍMACO, M. M.. O papel da mulher no cenário musical goiano: um enfoque da trajetória de Vila Boa a Goiânia. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Centro de Eventos da EMAC/UFG. VII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2017. v. 1. p. 1-12.
CLÍMACO, M. M.; NOLASCO JR., S. . Polca Fantasia do Luar na interpretação da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e suas confluências com a linguagem do choro carioca. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia/GO. VII Simpósio Internacional de Musicologia - Musicologia e Diversidade. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2017. v. 1. p. 1-15.
CLÍMACO, M. M.; SANTOS, N. F. . O papel da mulher nos primórdios da trajetória do violino em duas capitais goianas e seus processos identitários. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia/GO. VII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia/GO: EMAC/UFG. v. 1. p. 1-15.
CLÍMACO, M. M.; SANTOS, M. G. ; ZANINI, C. O. ; SOUZA, A. G. R. E. . A capoeira na música popular brasileira segundo Waldeloir Rego. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia/GO. VII Simpósio Internacional de Musicologia - Musicologia e Diversidade. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2017. v. 1. p. 1-15.
CLÍMACO, M. M.; LIMA, T. S. A. . O Hinário Novo Cântico em duas Igrejas Presbiterianas de Goiânia: possibilidades, permanâncias e re-elaborações. In: XVII Seminário de Pesquisa em Música (SEMPEM)/ I Seminário Nacional FLADEM/Brasil/Foro Latino Americano de Educação Musical, 2017, Goiânia/GO. Músicas na Contermporaneidade: perspectivas e interações. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2017. v. 1. p. 1-10.
CLÍMACO, M. M.; SILVA, J. F. . Tradição, inovação e diversidade na baixaria do choro de Raphael Rabello e Rogério Caetano. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia, 2016, Goiânia/GO. VI Simpósio Internacional de Musicologia - Música e Diversidade. Goiânia/GO: Editora EMAC/UFG, 2016. v. '1. p. 379-387.
CLÍMACO, M. M.; TEIXEIRA, D. E. C. . Tempo Múltiplo na canção Vô Imbolá de Zeca Baleiro: resíduos das práticas tropocalistas e interações com a pós-modernidade. In: XXVI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte/MG. XXVI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em música (ANPPOM). Belo Horizonte/MG: UFMG, 2016. v. 1. p. 1-8.
CLÍMACO, M. M.; NOLASCO JR., S. . Anacleto de Medeiros: um olhar sobre a atuação de um mestre do choro e das bandas no cenário sociocultural carioca. In: XXVI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte/MG. XXVI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em música (ANPPOM). Belo Horizonte/MG: UFMG, 2016. v. 1. p. 1-8.
CLÍMACO, M. M.; TEIXEIRA, D. E. C. . Cenário pós-moderno, musicologia e novos objetos de estudo: reflexões a partir da abordagem de Samba Makossa de Chico Science e Vô Imbolá de Zeca Baleiro. In: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana; I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia, 2016, Belo Horizonte/MG. V Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana; I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2016. v. 1. p. 467-480.
CLÍMACO, M. M.; GUILARDI, L. C. . Saraus e Serestas em Goiás: processos identitários e interações com a modinha. In: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana; I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia, 2016, Belo Horizonte/MG. Anais do IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana; I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2016. v. 1. p. 513-531.
CLÍMACO, M. M.; NOLASCO JR., S. . Callado, Chiquinha, Nazareth e Anacleto: interações e mediações de quatro pilares do choro na cena musical carioca. In: V Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana; I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia, 2016, Belo Horizonte/MG. V Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana; I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2016. v. 1. p. 101-114.
ROCHA, P. B. ; CLÍMACO, M. M. . O Rock alterntivo de Goiânia e o residual: um enfoque do representacional. In: XXV Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música), 2015, Vitória /ES. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Vitória / ES: Editora do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2015. v. 1. p. 1-9.
VINHAL, F. E. ; CLÍMACO, M. M. . Música, memória e lutas de representações na música da Festa do Divino e da Congada de Niquelândia/GO: a reconstrução de um objeto de pesquisa. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2015, Vitória/ES. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Vitória/ES: Editora do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2015. v. 1. p. 1-8.
TEIXEIRA, D. E. C. ; CLÍMACO, M. M. . Canções Parabólicamará de Gilberto Gil e Samba Makossa de Chico Science: uma contextualização histórica de seus processos de hibridação. In: XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2015, Goiânia/GO. XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM). Goiânia/GO: Editora do XV seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2015. v. 1. p. 174-180.
VINHAL, F. E. ; CLÍMACO, M. M. . Educação musical não-formal na festa do Divino Espírito Santo de Niquelândia/GO. In: XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2015, Goiânia/GO. XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM). Goiânia: Editora doXV Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2015. v. 1. p. 187-193.
CARVALHO JR., L. E. ; CLÍMACO, M. M. . Música e Youtube no Brasil: um enfoque de suas implicações com a indústria cultural. In: V Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG e VII Encontro de Musicologia Histórica da EM/UFRJ, 2015, Pirenópolis/GO. V Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG e VII Encontro de Musicologia Histórica da EM/UFRJ. Goiânia/GO: Editora do V Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG, 2015. v. 1. p. 194-200.
CLÍMACO, M. M.. Gênero musical choro, suas práticas e representações do nacional: a ocupação simbólica. In: II Congreso Chileno de Estudios em Música Popular, 2014, Santiago CHILE. II Congreso Chileno de Estudios em Música Popular (ASEMPH). Santiago / Chile: Editora do II Congreso Chileno de Estudios em Música Popular, 2014. v. 1. p. 1-12.
SILVA, V. A. ; CLÍMACO, M. M. . Toccata em rítmo de samba n. 1 para violão de Radamés Gnattali: peculiaridades estilísticas e processos de hibridação cultural. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM/UNESP, 2014. v. 1. p. 1-8.
VINHAL, F. E. ; CLÍMACO, M. M. . Configurações identitárias na obra para violão de Estércio Marquez Cunha: um enfoque do representacional. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM/UNESP, 2014. v. 1. p. 1-8.
CLÍMACO, M. M.. Música Instrumental em Brasília: tradição, modernidade e novos processos identitários. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 2014, Jataí/GO. Anais do IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 2014. v. 1. p. 1-13.
VINHAL, F. E. ; CLÍMACO, M. M. . Da enxada à vitrola: representações do homem do campo na poesia da música caipira da década de 1940. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2013, Natal / RGN. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Natal / RGN: Editora da UFRGN, 2013. v. '. p. 1-8.
CLÍMACO, M. M.. Do lundu canção dos teatros portugueses ao lundu canção dos cenários carioca e goiano do século XIX: a trajetória híbrida de uma matriz cultural. In: Congresso Internacional - A música no espaço luso-brasileiro, 2013, Lisboa / Portugal. Congresso Internacional - A música no espaço luso-brasileiro. Lisboa / Portugal: Editora do Congresso Internacional - A música no espaço luso-brasileiro, 2013. v. 1. p. 558-573.
VINHAL, F. E. ; CLÍMACO, M. M. . A religiosidade na Música Teatro de Estércio Marquez Cunha: um ângulo do sotaque de um compositor goiano. In: X Seminário do Congresso de Pesquisa e Extensão da UFG (CONPEEX), 2013, Goiânia. Anais do X CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão) da UFG, 2013. v. 1. p. 1-15.
CLÍMACO, M. M.; SOUZA, A. G. R. . Música, Gênero e Retórica: uma abordagem interdisciplonar de estudos musicológicos. In: Congresso Musical de Guimarães, 2012, Guimarães/Portugal. Congresso Musical de Guimarães. Guimarães/Portugal: Sociedade Musical de Guimarães, 2012. v. 1. p. 1-18.
VINHAL, Felipe Eugênio ; CLÍMACO, M. M. . Um compositor goiano sob o enfoque do representacional: a obra de Estércio Marquez Cunha e seus processos identitários. In: XXII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2012, João Pessoa. XXII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). João Pessoa: ANPPOM, 2012. v. 1. p. 2228-2235.
SILVA, Valdemar Alves ; CLÍMACO, M. M. . Três Estudos de Concerto para violão solo de Radamés Gnattali: peculiaridades estilísticas e processos de hibridação cultural. In: XII Seminário de Pesquisa em Música da UFG (SEMPEM), 2012, Goiânia. XII Seminário de Pesquisa em Música da UFG (SEMPEM). Goiânia: XII SEMPEM/ PPG EMAC/UFG, 2012. v. 1. p. 49-51.
MALAQUIAS, D. R. ; CLÍMACO, M. M. . A geração pagode de viola`: importância e influências de um gênero híbrido na música violeirística. In: XII Seminário de Pesquisa em Música da UFG (SEMPEM), 2012, Goiânia. XII Seminário de Pesquisa em Música da UFG (SEMPEM). Goiânia: XXII SEMPEM/ PPG EMAC UFG, 2012. v. 1. p. 39-42.
CLÍMACO, M. M.. Gênero musical choro e retórica: uma história escrita com sons. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Terezina. VI Simpósio Nacional de História Cultural. Uberlândia: GT Nacional de História Cultural, 2012. v. 1. p. 01-11.
MATOS, Everton Luiz Loredo ; CLÍMACO, M. M. . Interferência de diferentes procedimentos harmônicos na improvisação do choro. In: XXI Congresso da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011, Uberlândia. XXI Congresso da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Uberlândia, 2011. p. 815-820.
AMORIM, Bruno Barreto ; CLÍMACO, M. M. . Representações sociais e configurações de processos identitários na abordagem da trajetória histórica do saxofone no universo da música erudita brasileira. In: V Simposio Internacional de História: Cultura e identidades, 2011, Goiânia. V simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades. Goiânia, 2011. p. 1-16.
CARVALHO, Leonardo Victtor ; CLÍMACO, M. M. . Os processos de arte/música e pesquisa musicológica: um enfoque interdisciplinar. In: I Simpósio de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ, 2011, Pirenópolis/GO. I Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ. Goiânia, 2011. p. 167-173.
Everton Luiz Loredo Matos ; CLÍMACO, M. M. . Grupo de reis da lagoa do Maurício/BA sob o enfoque do representacional: permanências e re-elaborações. In: I Simpósio de Musiologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ, 2011, Pirenópolis/GO. I Simpósio de Musiologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ. Goiânia, 2011. p. 17-24.
CLÍMACO, M. M.. Hibridismo e Circularidade Cultural na música de Chico Buarque de Holanda. In: I Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia da UFRJ, 2011, Pirenóplois/GO. I Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia da UFRJ. Goiânia, 2011. p. 180-186.
AMORIM, Bruno Barreto ; CLÍMACO, M. M. . O Choro "Lamentos" na sua relação com a realidade cultural híbrida vivenciada por Pixinguinha e seu grupo. In: I Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ, 2011, Pirenópolis/Go. I Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e III Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ. Goiânia, 2011. p. 167-173.
CLÍMACO, M. M.. Desempenho Musical Total: um enfoque interdisciplinar na abordagem da música instrumental em B rasília. In: XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2010, Florianópolis/SC. A pesquisa em Mùsica no século 21: trajetórias e perspectivas, 2010. v. 1. p. 987-991.
MARGARIDA, Keila I. Medeiros ; CLÍMACO, M. M. . Configurações identitárias e transformação social: uma abordagem do repertório e das práticas musicais da EMAC/UFG no Projeto Semear. In: X Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2010, Goiânia/GO. Músicas e Contemporâneidade. Goiânia, 2010. p. 219-225.
MATOS, Everton Luiz L. de ; CLÍMACO, M. M. . Representação social e hibridismo na música de Joca Ramiiro. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2010, Goiânia/GO. Músicas e Contemporaneidade. Goiânia: SEMPEM, 2010. v. 1. p. 177-183.
SILVA, Valdemar Alves ; CLÍMACO, M. M. . Circularidade cultural e hibridismo nas obras para violão de Radamés Gnattali. In: X Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2010, Goiânia/GO. Músicas e Contemporâneidade, 2010. p. 286-288.
CLÍMACO, M. M.. Imaginário de Processos identitários - um enfoque das rodas de choro nas primeiras décadas de Brasília. In: IV Simpósio Internacional de História Cultural: Cultura e Identidades, 2010, Brasília. IV Simpósio Internacional de História Cultural: Cultura e Identidades, 2010. v. 1. p. 01-12.
NASCIMENTO, F. A.; AMUI, Gustavo Araújo . Música na educação básica: referencias teóricas de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010. Per Musi (UFMG), v. 34, p. 235-258, 2016.
NASCIMENTO, F. A.; AMUI, Gustavo Araújo . Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010. Per Musi (UFMG), v. 20, p. 235-258, 2016.
NASCIMENTO, F. A.. Educação Musical sob a ótica do pensamento complexo. Revista da ABEM, v. 20, p. 105-116, 2012.
NASCIMENTO, F. A.. Ritual Tapuio: Ressonância da Serra Dourada. Revista da AFLAG, v. 5, p. 33-41, 2011.
NASCIMENTO, F. A.. CIDADE DE GOIÁS: RESSONÂNCIAS DAS MANIFESTAÇÕES DOS TAPUIOS. In: Claudia Regina de Oliveira Zanini. (Org.). CIDADE DE GOIÁS: RESSONÂNCIAS DAS MANIFESTAÇÕES DOS TAPUIOS. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015, v. 1, p. 137-155.
NASCIMENTO, F. A.. Educar Musicalmente na Contemporaneidade. In: Luz Marina de Alcantara; Edvânia Braz Teixeira Rodrigues. (Org.). Abrangência da música na educação contemporânea: Conceituações, Problematizações e Experiências. 1ed.Goiânia: Editora Kelps, 2011, v. 1, p. 39-54.
NASCIMENTO, F. A.; CRUVINEL, F. M. ; OLIVEIRA, J. M. . Desenvolvimento Infantil no contexto do Canto Coral. In: XVII SEMPEM e 1 Seminário Nacional Fladem brasil, 2017, Goiânia. XVII SEMPEM 1 Seminário Nacional Fladem Brasil. Goiânia: PPG Música, 2017. v. 1. p. 20-25.
NASCIMENTO, F. A.. Diálogos Musicais da Cidade de Goiânia. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia. VII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 20-17.
NASCIMENTO, F. A.; NASCIMENTO, K. T. C. . Iniciação Infantil à Flauta Transversal numa perspectiva Transdisicplinar. In: V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica, 2015, Pirenópolis. Anais V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC, 2015. v. 1. p. 120-127.
NASCIMENTO, F. A.; GAMA, F. D. H. . Adultos de meia-idade e a música- uma reflexão sob a ótica do capital cultural de Bourdieu. In: V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica, 2015, Pirenópolis. Anais do V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC, 2015. v. 1. p. 137-142.
NASCIMENTO, F. A.; SOUSA, J. B. . Educação Musical em Marabá através das Bandas de Música. In: XI Conppex Universidade Federal de Goiás, 2014, Goiânia. XI Conppex Universidade Federal de Goiás, 2014.
NASCIMENTO, F. A.; LOURENCO, G. S. . A proposta de educação integral e as contribuições do ensino da música na formação humana. In: XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2014, Goiânia. XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: PPG, 2014.
NASCIMENTO, F. A.. Pensamento Musical na Trama Sonora. In: IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica, 2014, Pirenópolis. Caderno de Resumos do IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC-UFG, 2014. p. 85.
NASCIMENTO, F. A.; MAIA, U. . Em busca de uma práxis pedagógica. In: Conpeex, 2013, Goiânia. Conpeex. Goiânia, 2013.
AMUI, Gustavo Araújo ; NASCIMENTO, F. A. . Complexidade e Educação Musical. In: XI Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM e IV Encontro Goiano de Educação Musical, 2011, Goiânia. XI Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM e IV Encontro Goiano de Educação Musical. Goiânia: EMAC/UFG, 2011. p. 29-33.
NASCIMENTO, F. A.; e outros . Teatro e Música na escola: uma proposta de ensino integrado. In: II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2011, Goiânia. II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Goiânia: UFG, 2011.
PINHEIRO, R. G. ; NASCIMENTO, F. A. . Educação Musical: Métodos Ativos da Segunda Geração do Sé. XX. In: X Encontro Regional Centro Oeste da ABEM, 2010, Sinop. Seminário de prática de Ensino de Música. UFMT, 2010. p. 114-118.
MARTINS, A. R. ; NASCIMENTO, F. A. . O ensino da música na cidade de Palmas-TO. In: X Seminário Nacional de Pesquisa em Múisca, 2010, Goiânia. X SEMPEM. Goiânia: PPG em Música - UFG, 2010. p. 36-42.
PINHEIRO, R. G. ; NASCIMENTO, F. A. . Educação Musical: métodos ativos da segunda geração do século XX. In: X Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2010, Goiânia. X SEMPEM. Goiânia: PPG em Música-UFG, 2010. p. 43-49.
NASCIMENTO, F. A.. Sons ouvidos e sons percebidos. In: V Simpósio de Cognição de Artes Musicais ? Internacional, 2009, Goiânia. V SIMCAM 2009. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 2009. v. 1. p. 134-142.
NASCIMENTO, F. A.. Jogo Simbólico de Representações Culturais. In: IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, 2009, Goiânia. IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, 2009.
DROGOMIRECKI, V. C. ; NASCIMENTO, F. A. . Educação musical e inclusão escolar no âmbito do ser cognoscente, segundo a complexidade de Edgar Morin. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.
NASCIMENTO, F. A.. Cantos Funebres de Goiás. In: III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2008, Goiânia. III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2008.
NASCIMENTO, F. A.. Ritual Tapuio: ressonância da Serra Dourada. In: IV Simpósio Nacioanl de História Cultural - Sensibilidade e Sociabilidade, 2008, Goiânia. IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008.
NASCIMENTO, F. A.. Pegadas da Educação Musical na Universidade Federal de Goiás rumo ao século XXI. In: VI Encontro Regional da ABEM e II Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, 2006, Goiânia. VI Enocontro Regiona da ABEM, 2006.
NASCIMENTO, F. A.; ALVES, L. F. . A divulgação da música via internet: como os sites de música personalizam seu conteúdo para usuários de estilos musicais diferentes?. In: XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2014, Goiânia. XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: PPG, 2014. p. 141-148.
NASCIMENTO, F. A.; MAIA, U. ; GUEDES, L. L. S. P. . Arte e Educação: expandindo as possibilidades da experiência humana. In: Conpeex, 2013, Goiânia. Conpeex, 2013.
NASCIMENTO, F. A.; LOURENCO, G. S. . Ensino de Música em escola de tempo integral: um paralelo entre proposta e realidade em uma escola pública de Goiânia/GO. In: XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2013, Goiânia. Anais do XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia, 2013.
AMUI, Gustavo Araújo ; NASCIMENTO, F. A. . Educação Musical no contexto da escola regular: análise de artigos com enfique na educação básica. In: XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música e IX Encontro Internacional de Contrabaixistas, 2011, Goiânia. XI SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música / IX EINCO Encontro Internacional de Contrabaixistas. Goiânia: PPG -Música, 2011. p. 44-46.
ROCHA, Suzana de Oliveira Fialho ; NASCIMENTO, F. A. . Música na escola de rede particular de ensino: considerações sobre o professor de música e suas atuações com o livro didático. In: XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música e IX Encontro Internacional de Contrabaixistas, 2011, Goiânia. XI SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música / IX EINCO Encontro Internacional de Contrabaixistas. Goiânia: PPG- Música, 2011. p. 153-155.
BORGES, M. V. G. ; ROCHA, R. P. ; NASCIMENTO, F. A. . A Formação de Platéia: uma análise da disciplina Formação de Platéia no desenvolvimento da escuta musical. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2010, Goiânia. CONPEEX 2010. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2010.
ROCHA, R. P. ; BORGES, M. V. G. ; NASCIMENTO, F. A. . A História dissipando a arte: como a música se desenvolveu na Polícia Militar do Estado de Goiás. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2010, Goiânia. CONPEEX 2010. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2010.
REIS, M. A. S. ; NASCIMENTO, F. A. . Indústria Cultural - Indústria Fonográfica. In: VII SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2007, Goiânia. Anais do VII SEMPEM, 2007.
NASCIMENTO, F. A.; NASCIMENTO, K. T. C. . Iniciação Infantil à Flauta Transversal numa perspectiva Transdisicplinar. In: V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica, 2015, Pirenópolis. Caderno de Resumos V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC, 2015. v. 1. p. 49-49.
NASCIMENTO, F. A.; GAMA, F. D. H. . Adultos de meia-idade e a música- uma reflexão sob a ótica do capital cultural de Bourdieu. In: V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica, 2015, Pirenópolis. Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Musicologia e VII Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC, 2015. v. 1. p. 42-42.
NASCIMENTO, F. A.. Pensamento Musical na Trama Sonora. In: IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica, 2014, Pirenópolis. Anais do IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC-UFG, 2014.
NASCIMENTO, F. A.; SOUSA, J. B. . O processo de musicalização dentro de bandas de música em Marabá-P. In: XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2013, Goiânia. Anais do XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia, 2013.
SOUZA, Ana Guiomar; SANTOS, R. O. . Os Silêncios de John Case. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia. Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e Núcleo Caravelas/ CESEM/Universidade Nova de Lisboa, 2016, Goiânia - GO. ANAIS do VI Simpósio Internacional de Musicologia. Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e Núcleo Caravelas/ CESEM/Universidade Nova de Lisboa. Goiânia - GO: CEGRAF -UFG, 2016. v. 1. p. 316-324.
SOUZA, Ana G. ; GONCALVES, L. . O Compositor na Pós-modernidade. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG e Núcleo Caravelas/CESEM/Universidade Nova de Lisboa, 2016, Goiânia - GO. VI Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG e Núcleo Caravelas/CESEM/Universidade Nova de Lisboa. Goiânia -GO: CEGRAF/UFG, 2016. v. 1. p. 266-273.
SOUZA, Ana G.; MARTINS FILHO, J. R. F. . A MÚSICA, OS SÍMBOLOS E OS RITOS: UM OLHAR SOBRE A FOLIA DE REIS DE SÃO JOSÉ DO MORUMBI, GO. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia da Escola de Música e Artes Cênicas e Núcleo Caravelas - CESEM/Universidade Nova de Lisboa, 2016, Goiânia - GO. ANAIS do VI Simpósio Internacional de Musicologia da Escola de Música e Artes Cênicas e Núcleo Caravelas - CESEM/Universidade Nova de Lisboa. Goiânia - GO: CEGRAF / UFG, 2016. v. 1. p. 82-90.
SOUZA, Ana Guiomar; PEREIRA, A. K. D. . Hibridações, identidades e representações com foco em obras de Jean Douliez localizadas no Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho da EMAC/UFG. In: IV SIMIBA (Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana) e I Congresso da ABMUS (Associação Brasileira de Musicologia), 2016, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS E ANAIS do IV SIMIBA (Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana) e I Congresso da ABMUS (Associação Brasileira de Musicologia). Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 382-397.
SOUZA, Ana Guiomar; DIAS, A. K. . Hibridações, identidades e representações com foco em obras de Jean Douliez localizadas no Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho da EMAC/UFG. In: IV simpósio Internacional de música Ibero-americana e I congresso da Associação Brasileira de Musicologia, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Anais do IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. Belo Horizonte:: Escola de Música UFMG,, 2016. v. 1. p. 382-397.
SOUZA, Ana Guiomar; PIRES, A. R. . Mulheres em Cena: dos papéis sociais às performances culturais. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e Núcleo Caravelas - CESEM/Universidade Noca de Lisboa, 2016, Goiânia - GO. ANAIS do VI Simpósio Internacional de Musicologia - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e Núcleo Caravelas - CESEM/Universidade Noca de Lisboa. Goiânia - GO: CEGRAF /UFG, 2016. v. 1. p. 246-387.
SOUZA, Ana Guiomar. Uma Proposta de Acompanhamento para Violão da Canção 'Talvez tu Leias: modinha retirada do 'Cancioneiro de Armênia' de Braz Wilson Pompeu de Pina Filho.. In: V Simpósio Internacional de Musicologia / VII Encontro de Musicologia Histórica. EMAC/UFG e CEMEM/UFRJ, 2015, Pirenópolis -GO. ANAIS do V Simpósio Internacional de Musicologia / VII Encontro de Musicologia Histórica. EMAC/UFG e CEMEM/UFRJ. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2015. p. 240-248.
SOUZA, Ana Guiomar; MARTINS FILHO, J. R. F. . Folia de Reis no Horizonte da Festa: introdução a uma etnografia. In: V Simpósio Internacional de Musicologia/ VII Encontro de Musicologia Histórica - EMAC/UFG e CEMEM/UFRJ, 2015, Pirenópolis. ANAIS do V Simpósio Internacional de Musicologia/ VII Encontro de Musicologia Histórica - EMAC/UFG e CEMEM/UFRJ. Goiânia: EMAC/UFG, 2015. v. 1. p. 45-50.
SOUZA, Ana Guiomar; MARTINS FILHO, J. R. F. . Bach, Benjamin e a Morte como Emblema: um recorte crítico-filosófico. In: XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015, Goiânia. ANAIS do XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2015. p. 117-123.
SOUZA, Ana Guiomar; MARTINS FILHO, J. R. F. . Dialogismo e Hibridação na Festa dos Santos Reis. In: XIV Seminário Nacional de Pesquisa da UFG, 2015, Goiânia. ANAIS do XIV Seminário Nacional de Pesquisa da UFG. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2015. p. 124-133.
SOUZA, Ana Guiomar; SANTOS, R. O. . Jonh Cage e Pirre Boulez: uma luta por hegemonia em torno da indeterminação na música.. In: XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2015, Goiânia. ANAIS do XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2015. p. 141-146.
MARTINS FILHO, J. R. F. ; SOUZA, Ana Guiomar. Músico, Ergo Sum: sobre a relação entre sujeito e música na perspectiva da complexidade. In: XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2014, Goiânia. ANAIS do XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: UFG, 2014. p. 174-180.
SOUZA, Ana Guiomar; GONCALVES, L. . REQUIEN: um olhar do compositor.. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina - ENCOM2014, 2014, Londrina. ANAIS do II Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina - ENCOM2014. Londrna: Editora da UEL, 2014. p. 127-135.
MARTINS FILHO, J. R. F. ; SOUZA, Ana Guiomar. 'Ô de Casa, Ô de Fora': sobre o debate entre a música ritual católica e o apelo por enculturação. In: IV Simpósio Internacional de Musicologia/VI Encontro de Musicologia Histórica. EMAC/UFG e EM/UFRJ., 2014, Pirenópolis. ANAIS do IV Simpósio Internacional de Musicologia/VI Encontro de Musicologia Histórica. EMAC/UFG e EM/UFRJ.. Goiânia: Editora da UFG, 2014. p. 280-287.
SOUZA, Ana Guiomar. Entre teatros e salões, soam canções: árias de óperas e modinhas Vila Boa de Goiás e Pirenópolis. In: Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico? . CESEM/FCSH/Universidade Nova de Lisboa, 2013, Lisboa. Anais do Congresso Internacional "Música no espaço luso-brasileiro:um panorama histórico". Lisboa: CESEM/FCHS/Universidade Nova de Lisboa, 2013. p. 90-11.
PARENTES, L. B. ; SOUZA, Ana Guiomar. 'A Música como Representação Social nos Regimes Totalitários: Nazismo e Varguismos'. In: II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica., 2012, Pirenópolis. ANAIS do II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica. Diálogo entre Diversidades. Goiânia: UFG, 2012. v. 1. p. 1-8.
Fleury, Maria Cristina Prado ; SOUZA, Ana Guiomar. 'Identidade Cultural na Música Negra: o exemplo do soul e do rap'. In: III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Cultural'. Universidade Federal de Goiás. Campus Jataí, 2012, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Goiânia: UFG, 2012. v. 1. p. 1-9.
Monteiro, André ; SOUZA, Ana Guiomar. Ogans: músicos de religiôes afro-brasileiras. Identidades e Representações. In: II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica., 2012, Pirenópolis. ANAIS do II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica: Diálogo entre Doversidades.. Goiânia: UFG, 2012. v. 1. p. 1-8.
SOUZA, Ana Guiomar; Monteiro, André . Analisando os pontos cantados da Umbanda: hibridações e representações sociais. In: III Congresso Internacional de Históra: História e Diversidade. UFG - Campus Jataí, 2012, Jataí - GO. ANAIS do III Congresso Internacional de Históra: História e Diversidade. Goiânia: Editora da UFG, 2012. v. 1. p. 1-7.
SOUZA, Ana Guiomar; SNATOS, R. O. . 'A Música Nacional: entre o fazer artístico e o fazer político'. In: II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica., 2012, Pirenópolis - GO. ANAIS do II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica - Diálogo entre Diversidades. Goiânia: Editora da UFG, 2012. v. 1. p. 1-7.
MOSCARDO, G. M. V. ; SOUZA, Ana Guiomar . Pensamento Complexo:implicações na trajetória poético-musical de Chico Buarque de Hollanda.XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. ISBN19835981. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2011, Uberlândia. XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Uberlândia: Editora da UFU, 2011.
MOSCARDO, G. M. V. ; SOUZA, Ana Guiomar . Música Popular Brasileira e Temporalidades Múltiplas: Negociação entre Tradição e Modernidade na Produção Cultural de Chico Buarque de Hollanda na Década de 1960. Anais do V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. ANPUH/UFG/UCG.. In: V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades, 2011, Goiânia - GO. Anais do V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. Goiânia: Editora da PUC - GO, 2011.
Fleury, Maria Cristina Prado ; SOUZA, Ana Guiomar. O MOVIMENTO HIP-HOP EM GOIÂNIA: PROCESSOS DE HIBRIDAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA.63ª Reunião Anual da SBPC. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais da 63ª Reunião Anual da SBPC. Goiânia: Êditora da UFG.
Monteiro, André ; SOUZA, Ana Guiomar . Videogame e Brasilidade:análise das representações da identidades brasileira na Old School.Anais do VI Encontro de Música e Mídia. Música de/para. Escola de Comunicação e Artes. USP. ISBN 9788562959066 Texto Completo. In: VI Encontro de Música e Mídia., 2010, São Paulo. Anais do VI Encontro de Música e Mídia. Música de/para. Escola de Comunicação e Artes. USP. São Paulo: Musimid Letra e Voz -Centro de Estudos em Música e Mídia ECA/USP, 2010. v. 2.
Dionísio, Daniele ; SOUZA, Ana Guiomar. A Produçaõ Operística em Goiânia. ANAIS do X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da EMAC/UFG. Ano 4 - Número 4 - 2010. ISNN 1982-3215 Texto Completo. In: X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da Escola de Música e Artes C~enicas da UFG., 2010, Goiânia. ANAIS do X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da EMAC/UFG. Ano 4 - Número 4 - 2010. ISNN 1982-3215. Goiânia: CEGRAF - UFG, 2010. v. 4. p. 274-277.
SOUZA, Ana Guiomar; ARAGAO, M. B. . Processos de Hibridação e de Identidades: um estudo do CD Fogareu do músico goiano Bororó. In: V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília 50 anos. Ler e Ver: Paisagens Subjetivas e Paisagens Sociais., 2010, Brasília. ANAIS do V Simpósio Nacional de História Cultural. Ler e Ver: Paisagens Subjetivas e Paisagens Sociais.. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 45-54.