Formação integrada à produção goiana

01 - Geral02 - Geral

Sobre

Projeto visa encontros e intercâmbios com grupos e profissionais das artes da cena, com diversas ações que busquem interações entre a universidade e o mercado de trabalho. São conversas, cursos, oficinas, festivais, apresentações e outras ações desenvolvidas no contexto do projeto ou em parceria com instituições goianas.

As ações são abertas à comunidade e ligadas a turmas e disciplinas, podendo ser realizadas de maneira presencial ou virtual.
Período: maio de 2020 a julho de 2021.

Coordenação:
Ms. Prof. Luciano Diogo Oliveira Freitas
lucianodifreitas@ufg.br

Mais sobre o projeto:

Que tal aprender um pouco mais sobre teatro online? Aprender sobre técnicas e ferramentas que estão sendo utilizadas por artistas nesse momento de isolamento social? Essa é proposta do projeto de formação que começa dia 03 de agosto no canal da Escola de Música e Artes Cênicas no YouTube.

Em tempos de isolamento social os artistas estão se reinventando e buscando formas de criar e apresentar obras das mais diversas linguagens, teatro, música, dança e circo pela internet. No meio de tantas experiências, estudar esse fenômeno trazido pela pandemia é papel também da universidade. Essa é a proposta do Projeto de Extensão: Formação Integrada à Produção, coordenado pelo Professor Luciano Di Freitas, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

O projeto está com uma programação de duas semanas de lives e oficinas online que buscam apresentar e discutir experiências artísticas que têm sido realizadas pela internet. Na primeira semana serão 5 lives, de segunda a sexta, chamadas de diálogos artísticos com representantes do teatro, do circo, da dança e da música, conversando sobre as suas criações e sobre como é possível promover encontros, emocionar, arrepiar e provocar sensações tão ligadas às artes da presença, mesmo em isolamento social.

Na segunda semana, serão realizadas oficinas para que artistas, estudantes e entusiastas das artes cênicas possam aprender técnicas de edição captura e edição de vídeo, transmissões online, montagem de cenários e iluminação e também divulgação e venda desses produtos. Tudo isso acontecerá de maneira gratuita em transmissões que serão realizadas diariamente pelo canal da EMAC UFG no YouTube. Serão oferecidos certificados de participação aos participantes.

Confira a programação completa abaixo:

Semana 1 – Diálogos artísticos, mediação Luciano Di Freitas.
03/08, 19h – Artes da presença em tempos de pandemia: Thulho Siqueira (RN) e Cia Oops (Go)
04/08, 19h – Dança com Núcleo Coletivo 22 (Go)
05/08, 19h – Circo com Cia Corpo na Contramão (Go)
06/08, 19h – Teatro com Pandêmica Coletivo Temporário de Criação (RJ)