Projeto Música na Casa Projetos Sociais UFG

BANNER SITE Projeto Música na Casa de Projetos Sociais UFG Flavia Cruvinel

O projeto
O Música na Casa Projetos Sociais UFG, iniciado em 2019, tem como objetivo de oportunizar o acesso à formação musical partindo do pressuposto que a música é necessária para a formação integral do ser humano.

A formação musical como prática social e cultural tem o conceito ampliado, a partir dos aspectos musicais, sociais, culturais, econômicos. O campo de atuação do educador musical vem sendo alargado sobretudo nos espaços não formais de ensino, não escolares, geralmente ligados à projetos de extensão universitária ou aos projetos sociais ligados às Organizações Não Governamentais - ONG’s, as igrejas, as empresas, dentre outros espaços.

Ancorada em autores que buscam questionar as metodologias de ensino musical hegemônicas, com enfoque em técnicas e repertórios eurocêntricos da tradição conservatorial e trazem outras concepções sobre a educação musical a partir das suas funções sociais (Merriam, 1964) e como práticas de ensino e aprendizagem em música por meio de abordagem antropológica (Arroyo, 1999), que considera os aspectos ligados a música e o cotidiano (Souza, 2000), reconhece a diversidade musical e seus sotaques (Queiroz, 2004) compreende a educação musical como meio de transformação social (Cruvinel, 2003, 2005), o Ensino Coletivo de Instrumento Musical como metodologia para a iniciação instrumental (Cruvinel, 2009) e como educação popular (Cruvinel, 2017) e o Ensino Coletivo de Violão como metodologia criativa para a infância (Cruvinel, 2001).

Objetivos gerais
Promover o acesso à educação musical partindo do pressuposto que a música é necessária para a formação integral do ser humano; Promover a inclusão e a emancipação social do sujeito-educando, proporcionando o acesso a conhecimentos, valores e práticas musicais; Integrar o sujeito-educando como um articulador dentro da sua comunidade, reforçando seu protagonismo na formulação de novas soluções para problemáticas individuais e/ou coletivas; Tornar o ambiente onde será realizado o projeto atraente para o sujeito-educando, transformando-o em um espaço de congregação, amparo, estímulo ao desenvolvimento pessoal e coletivo; e como objetivos específicos, proporcionar ao sujeito-educando a iniciação aos estudos formais em música através de práticas instrumentais e vocais; e formar Orquestra de Violões e Grupos Vocais e/ou Instrumentais com crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando à formação musical, bem como, o bem estar social.

Sobre as aulas
Por meio do Ensino Coletivo de Instrumento Musical - Aulas Coletivas de Violão e Percussão, tem-se como público alvo a comunidade em geral. As aulas visam dar ao aluno uma iniciação musical por meio da prática musical coletiva onde os conteúdos teóricos e de percepção musical serão aplicados ao repertório, utilizando o conceito de Teoria Aplicada (JAFFÉ apud GALINDO, 1998, 2000).

As aulas ocorrerão uma vez por semana, com carga horária de 2 horas semanais. O número de alunos por turma de alunos não excederá 30 alunos. A avaliação do processo pedagógico será permanente e espera-se como resultados a introdução da prática musical coletiva, introdução a percepção e teoria musical e a realização de apresentações públicas semestrais.

Profª. Flavia Maria Cruvinel
flavia_maria_cruvinel@ufg.br

Projetos de Extensão música na casa de projetos sociais ufg flavia cruvinel.png

Apresentação dos alunos e alunas do projeto no 1º Festival de Música Popular da EMAC (2019)