ENECIM - Apresentação
O IX Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical – ENECIM será realizado de forma remota em conjunto com o IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Instrumentos e Escolas Especializadas de Música da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. O evento unificado será transmitido ao vivo via plataforma digital e reunirá músicos, educadores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral para socializar experiências decorrente do processo de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais de forma coletiva.
A realização deste evento estará a cargo da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, instituição que ao longo de sua atividade ocupa uma posição de fundamental importância para o desenvolvimento do estado de Goiás e da região Centro-Oeste, tendo o Projeto Guri de São Paulo/Sustenidos/Governo de São Paulo, como instituição parceira. O evento conta ainda com parceria da equipe do Centro Cultural UFG, órgão ligado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.
O momento atual exige um posicionamento das instituições formadoras no sentido de socializar as pesquisas e práticas pedagógicas, articulando seus resultados positivos nas decisões que implementam as políticas públicas para melhoria do ensino musical, tanto nas diversas instituições de ensino quanto em espaços alternativos de formação. O acesso à cultura como direito que se conecta aos aspectos ético, estético, social e político da formação dos seres humanos revelam-se fundamentais para se pensar nas políticas públicas educacionais que, de fato, promovam uma transformação social.
Com a troca de experiências múltiplas, durante os sucessivos encontros do ENECIM, que são realizados bianualmente desde 2004 no sentido de divulgação de trabalhos e fomento a formação musical por meio dos cursos, das mesas, dos recitais e das apresentações artísticas têm levado à estruturação de propostas, à redefinição de ações e ao incentivo à capacitação profissional e à produção intelectual cada vez mais crescente sobre o tema.
Nesta edição remota teremos a participação de educadores musicais da América Latina a fim de promover o intercâmbio e integração entre os países da América Espanhola e Portuguesa. Portanto, acreditamos que mais uma edição deste evento oportunizará uma significativa contribuição para a educação musical não somente no Estado de Goiás, mas em todo o Brasil e América Latina, indicando encaminhamentos consistentes para a atuação dos especialistas no que se refere às abordagens metodológicas de pesquisa e ensino, bem como para concepções de novas propostas pedagógicas para o Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Desta forma, o evento resultará em impactos não somente no âmbito acadêmico local, mas nacional e internacional no sentido de colaborar com o desenvolvimento da educação musical e das práticas colaborativas.