Professores Convidados - XV Semana do Violão da EMAC-UFG
Laís Fujiyama formou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2008, concluiu seu Mestrado em Música em 2018 pela Universidade Federal de Goiás. Participou de diversos Festivais e Concursos no Brasil: Festival Internacional de Violão de Campo Grande (2014-2015). I Concurso de Violão em Campo Grande (2016); Festival Música nas Montanhas - 2009 (MG), Festival de Música de Ourinhos – 2008 (SP), 31ª Oficina de Música de Curitiba - 2013 (PR), I Concurso de Violão Internacional Vital Medeiros - 2007 (SP). Desde a graduação atua como violonista solo, tendo se apresentados em espaços culturais da cidade de Campo Grande; ainda como solista realizou também concertos nas cidades de São Gabriel do Oeste (MS) e Goiânia (GO). Entre os anos de 2012 e 2014 fez diversos concertos em duo com o também violonista Joel Mendes. De 2013 a 2019 foi integrante do grupo Camerata Madeiras Dedilhadas, com o qual realizou turnês no estado de Mato Grosso do Sul (2013-2015), Minas Gerais (2018) e na cidade de São Paulo (2019)
Integrou em 2018 e 2019 o Sonoros Brasil Trio ao lado dos músicos Ivan Cruz e Marcio Marques, o grupo se apresentou na série Quinta Instrumental do Sesc Cultura, no Festival Douradense de Música e no 14ª Simpósio de Cognição Musical na UFMS, além de ter circulado em apresentações nos Campus da UFMS e Casa de Vidro na Estação Ferroviária de Campo Grande.
Entre os anos de 2010 e 2014 foi professora de arte da REME, tendo desenvolvido projetos de cunho musical na Educação Básica, trabalhou também na Divisão de Esporte, Arte e Cultura como professora de violão (2009-2012), promovendo o ensino do instrumento a jovens da rede pública de ensino.
De 2017 a 2020 foi professora de coral dos pacientes dos Caps (Centro de Apoio Psicossocial) que faz parte do Projeto Culturalmente da SECTUR.
Lecionou no curso de música da UFMS entre os anos de 2018 e 2020 ministrando as disciplinas de História da Música II, Prática de Ensino em Música, Instrumento Musicalizador, Violão, Música de Câmara e Prática em Conjunto; e Música na Educação Básica.
Faz parte da coordenação de Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande desde 2014, tendo participado na produção do maior festival de música erudita do estado, o Encontro com a Música Clássica (2014-2021).
Como pesquisadora publicou artigos nas Revistas Vórtex e Brazilian Journal of Development, um capítulo no Livro Música, Filosofia e Educação, além de apresentações em Congressos Nacionais como ANPPOM, SEMPEM e SIMPOM.
Luciana Lozada é professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), onde atua em disciplinas práticas relacionadas a música de câmara, canto e violão. É Doutora em Música, pela Université de Montréal (UdeM), onde foi orientada pelo professor e violonista Dr. Peter McCutcheon e co-orientada pelas cantoras Dominique Labelle (McGill) e Josée Lalonde (UdeM). Teve seus estudos e pesquisa fomentados pela CAPES, participando do programa DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior. É também Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi orientada pelo violonista e professor Dr. Eduardo Meirinhos e pela cantora e professora Dra. Marília Álvares. Se graduou como Bacharel em Violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou com o professor Dr. Orlando Fraga. Sua pesquisa principal envolve a transcrição de música vocal do século XVI para instrumentos de cordas dedilhadas e a performance do auto-acompanhamento do canto nesse tipo de repertório. Seu trabalho de pesquisa e performance ganhou o Prix de Recherche et Interprétation en Musique Ancienne, na Université de Montréal (UdeM). Além de realizar performances como cantora e violonista solista, tem participado de grupos camerísticos como o Coletivo Violoníssimas; Illuminata - grupo de música antiga; Duo Lúdico - violões/canto; Collegium Cantorum - coro feminino com o qual gravou um CD; Consort EMBAP e Orquestra de Violões da EMBAP. Em 2020, coordenou o X Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (edição online).
Luís Ranna é bacharel em violão pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), estudando com Fanuel Maciel e Maurício Orosco. Possui Mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás sob a orientação do Dr. Eduardo Meirinhos. Foi pesquisador e coordenador de área do projeto Orquestra de violões nas escolas (Fapes/Fames/Sedu), orienta e leciona regularmente em cursos livres, palestras, cursos de graduação e pós-graduação as matérias Arranjo, violão, prática de conjunto e treinamento auditivo. Atua como compositor, arranjador, transcritor, produzindo material didático e artigos acadêmicos nas áreas correlatas. Em 2013 fez parte do júri do III Concurso Latino Americano de Violão "Maurício de Oliveira". Atua como violonista tanto na área de música erudita, quanto popular, como solista e acompanhador. É violonista, arranjador e compositor da banda “Cerrado Mar Adentro”.
Júlio Ribeiro Alves - O violonista Júlio Ribeiro Alves integra o corpo docente da Escola de Música da Universidade Marshall (Marshall University School of Music), no estado norte- americano da Virgínia Ocidental, desde 2006. Professor Titular, ele é responsável pela área de estudos violonísticos, lecionando aulas práticas, Literatura do Violão, Pedagogia do Violão, Técnica Superior Violonística, Harmonia Aplicada ao Violão, além de ser diretor musical do Grupo de Violões da Universidade Marshall (Marshall University Guitar Ensemble). Adicionalmente, também ensina as disciplinas Teoria Musical, Percepção Musical, Estilos Musicais e Introdução à Análise Schenkeriana. Doutor em Música e Literatura Musical pela Jacobs School of Music da Indiana University (Bloomington, IN, USA), Mestre em Música pelo Peabody Institute of the Johns Hopkins University (Baltimore, MD), e Bacharel em Música pela UnB- Universidade de Brasília, Júlio Ribeiro Alves foi professor de violão erudito na sexta edição do Bloomingdale School of Music Guitar Festival (New York, 2018), em quatro edições do CIVEBRA- Curso Internacional de Verão de Brasília (2021, 2008, 2007, 2000), no 3° Festival de Inverno da UnB- Universidade de Brasília (2007), além de residências na Universidad Nacional de Costa Rica (Heredia, 2014) e no Liceo Musicale Ego Bianchi (Cuneo, Itália, 2016). Também ministrou masterclasses em diversos locais, tais como Palazzo Barolo (Torino, Itália), Georgia Hugh Hodgson School of Music (Atlanta, Georgia), Georgia State University (Atlanta, Georgia), University of Louisville (Louisville, Kentucky), Campbell University (Buies Creek, Carolina do Norte), Marietta College (Marietta, Ohio), University of Minnesota (Minneapolis, Minnesota), Radford University (Radford, Virginia), entre outros.
Além das atividades docentes, Júlio Ribeiro Alves é ativo recitalista, apresentando-se regularmente como solista e como membro dos grupos camerísticos Violauta Duo (em parceria com o flautista Dr. Wendell Dobbs), Duo Alves (com a violinista Kristen Alves), Duo Alves-Dikener (em parceria com o violoncelista Dr. Solen Dikener) e outros. Seus programas incluem músicas de várias etnias e períodos históricos. Durante sua trajetória como músico, ele já se apresentou no Brasil, EUA, Argentina, Uruguai, Costa Rica, Espanha e Itália. Seu trabalho está documentado nos álbuns Suíte Nordestina (2021), Cici e Tiloca: Eustáquio Grilo Solo Guitar Works (2020), Umberto Freitas: Música para Violão (2016), Letters to a Young Poet (2014) e Tuba in Motion (2014).
Links:
1. CD: Suíte Nordestina (2021)
https://hearnow.com/settings/57alb02581036#nt_base_menu
2. CD: “Cici e Tiloca: Eustáquio Grilo Solo Guitar Works” (2020)
https://www.amazon.com/Cici-Tiloca-Júlio-Ribeiro-Alves/dp/B083TTWS23 - ace-g9766277718
3. CD: “Letters to a Young Poet” (Navona Records, 2014)
https://www.amazon.com/Mark-Zanter-Letters-Young-Poet/dp/B00O4GS2HO
4. Tese de Doutorado “Bridging Two Worlds: Baroque Violin Performance Practices as a Model for the Transcription of Selected Movements of J.S. Bach's Sonatas and Partitas for Solo Violin on the Modern Guitar:”
https://scholarworks.iu.edu/dspace/handle/2022/14389
5. Livro: “Folk/Traditional Music of West Virginia Arranged for Classical Guitar Ensemble:”
https://mds.marshall.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1017&context=music_faculty
6. Livro: “The History of the Guitar:”
1. https://mds.marshall.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1018&context=music_faculty
7. Gravações do Violauta Duo interpretando arranjos de Aberturas de óperas de Gioachino Rossini arranjadas para flauta e violão por Ferdinando Carulli (Performances em instrumentos de época):
A. Edoardo e Cristina (Ouverture):
https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/1/
B. Sento Un'interna Voce de "Elisabetta, regina d'Inghilterra:”
https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/2/
C. Come Dolce All'alma Mia, Cavatina, de "Tancredi:"
https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/3/
D. Di Piacer Mi Balza il Cor, de "La gazza ladra:"
https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/4/
E. Vieni Fra Queste Braccia, de La gazza ladra:"
https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/5/
F. Ecco Ridente il Cielo, de "Il Barbieri di Siviglia:”:
A. https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/6
G. Una Voce Poco Fa, de "Il Barbieri di Siviglia:”
https://mds.marshall.edu/music_perf_2018/7/