2º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish

Banner Festival EMAC 2022

2º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish
11 a 14 de novembro de 2022

menu_programação geral menu_shows menu_oficinas e workshops

Festivais são momentos de celebração coletiva que normalmente se estendem por dias. Um momento ritual em que nos colocamos unidos com um propósito coletivo e prol de uma mobilização, que em tempo difíceis, pode ser entendida como uma forma de resistência e de busca por um mundo que queremos e acreditamos melhor. Nesse cenário, a arte é parte imprescindível, pois promove a festa, aflorando nossos sentidos, ao mesmo que não permite que esses se percam (Blanco, Godoy, 2019). Um festival promovido por uma escola de artes é então um momento ímpar para uma celebração engajada e que traz à tona nossas utopias.

Parte central das festas, a música popular sempre esteve muito presente em diversos tipos de celebrações, sejam elas religiosas ou profanas. No Carnaval, Festa de São João, Folia de Reis, Festivais de Canção, Lavagem do Bonfim, Festa do Divino, Cavalhadas ou em tantas outras festas, as artes populares são a fala e o meio pelos quais as pessoas vivem, na celebração coletiva da cultura, do aprendizado de seu próprio modo de ser, de alguma coisa que não é nem a identidade e nem sequer a ética de um povo, algo que inscreve na cultura a maneira efetivamente densa e cheia de significados, através da qual um povo resolveu viver (Geertz, 1978).

No entanto, a música e as culturas populares são ainda pouco representadas no meio acadêmico e do ensino formal. No Brasil os músicos populares conseguiram apenas em 1988 consolidar os primeiros cursos em instituições como UNICAMP, Escola de Música de São Paulo e Conservatório de Tatuí. Na EMAC/UFG foi no ano 2000 que, com a entrada do professor Jarbas Cavendish e a criação da Banda Pequi, a música popular começou a ganhar mais força. Fruto desses 22 anos de um crescente quadro de professores ligados às culturas populares, a Escola está na iminência da criação de um novo curso voltado para esse tipo de música, sendo o primeiro do Centro-oeste. Esse segundo festival de música popular deseja celebrar essa conquista do curso e a volta dos espetáculos presenciais depois da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, apresentando 4 espetáculos musicais, 4 dias de oficina de prática de conjunto e 2 workshops.

FICHA TÉCNICA

COORDENAÇÃO GERAL
João Casimiro K. Cohon

COMISSÃO DE APOIO