2º Festival de Música Popular - Oficinas e Workshops

menu_página inicial menu_programação geral menu_shows menu_oficinas e workshops

Carol Panesi.jpg

Carol Panesi  | Oficina de Música Universal e Prática de Conjunto
11 a 14 de novembro | 13h30 (sexta a domingo) e 09h (segunda) | CCUFG

Inscreva-se aqui

Música Universal foi o termo encontrado pelo Hermeto Pascoal para descrever sua música que, sem preconceitos engloba todos os estilos, valoriza elementos da tradição musical popular brasileira, e ao mesmo tempo ultrapassa a barreira entre a música erudita e a popular, justapondo traços da música regional de todo o mundo, refletindo com isso sua universalidade.

O enfoque é a prática de conjunto, onde são elaborados arranjos na presença dos alunos, sem o uso de partituras, desenvolvendo a escuta e interação entre os músicos. Utilizando a linguagem dos ritmos de várias regiões do Brasil como: Forró, frevo, maracatu, choro, samba, somando polirritmias e abordando a improvisação nessas linguagens.

Multi-instrumentista, Carol é Vencedora do Prêmio Profissionais da Música - PPM 2019  como Autora e Instrumentista Feminino, vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi tem como formação a música universal difundida pelo Hermeto Pascoal. Foi integrante por 13 anos do “Itiberê Zwarg & Grupo", antiga “Itiberê Orquestra Família” e com esses projetos viajou por vários lugares do Brasil e do estrangeiro, tendo gravado 3 Cds e 1 DVD como trompetista, violinista e pianista. Integra o Quarteto Iapó, onde assina a direção musical e arranjos. Lançou seu primeiro álbum autoral “Primeiras Impressões” em 2018, e 2019 o segundo álbum “Em Expansão”, ambos com o Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021 lançou seu terceiro álbum, o EP "Carol Panesi e Eleva Big Band" (Córdoba - Argentina), contemplado pelo projeto Ibermúsicas e FUNARTE e em junho do mesmo ano lançou seu quarto álbum "Arte é Oração", em duo com o guitarrista Fabio Leal. A musicalidade desta multi-instrumentista se destaca pela capacidade de fazer soar as nuances dos mais variados contextos por onde ela transita.  Ao violino, piano ou trompete, a música é o farol que guia Carol.

Diego Amaral.jpg

Diego Amaral | Workshop Iniciação ao pandeiro de Couro
12 de novembro | 10h00 | CCUFG

Inscreva-se aqui

Este workshop irá trabalhar técnica inicial para pandeiro de couro, os possíveis timbres e combinações de sons do instrumento e, a partir disso, como aplicar e construir os ritmos através de exercícios de progressão. Poderão ser trabalhados os ritmos da capoeira, samba, ijexá, baião e xote. Os inscritos devem levar seus próprios pandeiros para a aula.

Diego Amaral é percussionista e educador graduado pela EMAC/UFG. Técnico em percussão/musica pela Faculdade de Dança da UFG, integrando o grupo de pesquisa em cultura Popular “COLETIVO 22” tendo como direção Dr. Renata Lima. Um dos membros do Brasil in Trio, grupo com o qual possui 2 álbuns e inúmeras turnês pelo Brasil e exterior.

Everton Luiz.jpg

Everton Luiz | Workshop: Caminhos alternativos para improvisação musical
13 de novembro | 10h00 | CCUFG

Inscreva-se aqui

Este workshop terá como eixo principal o despertar da criatividade do instrumentista, para que ele desenvolva melodias improvisadas de forma coerente dentro do contexto rítmico e harmônico de um determinado gênero musical. O foco do workshop será em improvisação na música brasileira e variações rítmico/melódicas, principalmente no choro e samba. É destinado a todos os instrumentos.

Natural de Macaúbas – BA, Everton começou seus estudos aos 11 anos na Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição da cidade de Macaúbas-BA. Possui graduação e mestrado em música pela UFG (GO). Foi regente titular Banda Sinfônica do Estado de Goiás entre 2014 e 2019. Estudou regência e instrumento com Emílio de Cesar, Gottfried Engels (GER), Roberto Farias, Sérgio Barrenechea, dentre outros. Tocou com nomes como: Nelson Faria, Arismar do Espírito Santo, Leila Pinheiro, Elza Soares, João Bosco, Gilson Peranzzetta, dentre outros. Foi professor em diversos festivais de música no Brasil, ministrou oficina de sopros e improvisação e tocou na Argentina, EUA, China, Portugal e Espanha, atividades estas realizadas com o grupo Brasil in Trio, no qual faz parte desde 2007, ao lado dos músicos Diego Amaral e Julio Lemos. Hoje, multi-instrumentista, atua como flautista, saxofonista, clarinetista, acordeonista e arranjador no cenário do samba, choro, mpb, orquestras, música de câmara e gravações, além de participar de diversos congressos de pesquisa em música seja publicando artigos ou como ouvinte, é também integrante da Banda Pequi, atuando como 1º sax tenor, flautista e arranjador. Atuou como maestro convidado da Banda Sinfônica Nilo Peçanha (IFG), Banda Juvenil de Goiânia (OSGO), Banda Pequi dentre outras. É professor efetivo de música da EMAC-UFG, realiza pesquisa sobre estudos técnicos de sopros com células rítmicas afro-brasileiras, é também um dos artistas da marca Guo Flute. Desde 2017 desenvolve trabalhos voltados para trilha sonora de jogos eletrônicos, filmes e teatro, é certificado pela conceituada Game Audio Academy.