FUGA 15 e Pontos de fuga 6 - Palestra performance Filoctetes 137

FILOCTETES 137. 2022 FILOCTETES 137. 2022

Palestra/Performance Filoctetes 137

Sinopse:

O espetáculo Filoctetes 137 é o meu testemunho e tomada de posição diante da busca pelo cidadão goiano Roberto Santos Alves de 57 anos (Filoctetes) reduzido à condição de exílio social (Lemnos) desde os 22 anos. Aqui não há porquê, mas como posicionar-se diante da história que determinou há trinta e cinco anos a amputação desta vida.

Dalmir Rogério

É diretor de arte, curador, cenógrafo e figurinista, Pós-doutorando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor na Área de Artes da Cena na “Escola de Música e Artes Cênicas” da “Universidade Federal de Goiás” (EMAC/UFG) onde desenvolve pesquisa acerca do fenômeno cênico na produção de imagem em transdisciplinar entre teatro, cinema e artes visuais a partir do Projeto de Pesquisa “Corpo-relacional: teatralidade como estratégia de potência na imagem-levante e imagem-transformadora”. Presidente da “Comissão de Assuntos de Extensão” na “Escola de Música e Artes Cênicas” (CAEX-EMAC), membro da “Câmara Superior de Extensão e Cultura” (CSEC-PROEC/UFG), coordena o “Laboratório Experimental de Direção de Arte” ao qual estão vinculadas várias produções artísticas e biográficas. Artista colaborador na Mostra Nacional e Estudante (Brasil) da Quadrienal de Desenho da Performance e Espaço (PQ 2011, 2015, 2019), Coordenador do “Grupo de Trabalho Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras". Vice coordenador do "Fórum de Editores" da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Performáticas (ABRACE), membro do "GT de Cenografia" do IFTR (desde 2017), Grupo de Pesquisa Poéticas do Inanimado (UNESP-SP), entre outras produções.

DIREÇÃO
Dalmir Rogério Pereira

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

DURAÇÃO