FUGA 15 e Pontos de fuga 6 - Oficina Txina

16 a 25 de
novembro de 2022

txina oficina.jpg

Txina Ka Missava (Dança da Terra)

Com Jorge Ndlozy - Taanteatro Companhia

A oficina introduz as danças tradicionais moçambicanas e as técnicas de dança contemporânea africana e europeia. Entre as danças moçambicanas apresentadas destacam-se Nondje, Xigubo, Ngalanga, Semba, Mapiko. As danças pertencem a variadas tradições ancestrais e ritualísticas de Moçambique e são originalmente praticadas em regiões geográficas diversas do país (Norte, Centro e Sul). Trata-se de manifestações em dança de grande vigor, ênfase rítmica e invocação de uma corporalidade e espiritualidade coletivas que proporcionam uma religação com a herança cultural africana. Técnicas contemporâneas africanas e europeias.

oficina txina 2.jpg

Jorge Ndlozy

Jorge Armando Ndlozy é um dançarino de Moçambique formado em dança tradicional e contemporânea. Toca a timbila, instrumento tradicional moçambicano declarado patrimônio oral e imaterial da humanidade pela ONU, e diversos tambores.
Estudou com coreógrafos internacionais como George Kumalu, Thomas Auers, David e Máte Zamborano, Boy Zei Tsekuana, Daisy Renzy, Sofisso, Kudos, Francesco Camacho e Luis Filipe e aprimorou sua formação em residências na Culturarte Moçambique, na escola PARTS (Bélgica) e no Mark Theater (África do Sul).
Integrou as companhias Cultuarte, Tingoma to Tsamba, Nhacatandewa e, durante 14 anos, a Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola. Nesses grupos atuou também como professor, além de aplicar seu conhecimento em dança em projetos dirigidos a pessoas com necessidades especiais. Como coreógrafo criou obras como Falando de mim, Em camadas, Dois por um, O Peixe, entre outros. Apresentou seu trabalho em festivais e projetos da África do Sul, Alemanha, Bélgica, França, Líbia, Madagascar, Nigeria, Portugal, Swazilândia e Tunísia.
Sob direção de Maura Baiocchi atuou em Xiphamanine – lugar do eterno originar da árvore mphma por ocasião do intercâmbio cultural Matola-Brasil. Atualmente, como convidado da Taanteatro Companhia, participa de 1001 Platôs, espetáculo que integra o projeto Taanteatro 25 Anos contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Em 2018 protagoniza o solo Mensagens de Moçambique criado por ocasião da ARTT 2018 (Art Residence Taanteatro) e apresentado a seguir na Fundação Nacional de Arte SP. Foi selecionado para o projeto Cartografias do Possível do Centro de Referência da Dança de São Paulo. Gravado pela SescTV, o espetáculo integra a série Dança Contemporânea.
Em 2019/2020, sob direção de Wolfgang Pannek, protagoniza CHISSSANO – rito para Mabungulane, um solo coreográfico inspirado pela vida-obra do mais influente escultor de Moçambique, Alberto Mabungulane Chissano (1935 – 1994).
Participa também do projeto de cinema Antonin Artaud’s The Theatre and the Plague (2020), dirigido por Wolfgang Pannek. Em 2021, é integrante de equipe de curadoria do 1o Festival Internacional de Ecoperformance. No mesmo ano integra o elenco de APOKÁLYPSIS, projeto multimidia da Taanteatro Companhia sob direção de Maura Baiocchi Wolfgang Pannek.
Em 2022, apresenta CHISSANO - rito para Mabungulane e Hamlet em Necropolis no Complexo Cultural Funarte São Paulo. Integra o time de curadoria do 2o Festival Internacional de Ecoperformance. Ministra oficina no Centro de Referência de São Paulo (CRDSP). Apresentará Mensagens de Moçambique na Bienal de Dança do Ceará. Participa com Chissano do FUGA da UFG em Goiânia e é convidado para apresentar a mesma obra por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra no CRDSP.

OFICINA
Jorge Ndlozy - Taanteatro Companhia