VI SEMCON - Convidados
JESSICA ALINE Bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na classe da professora Valerie Albright. Jéssica iniciou seus estudos no Instituto Baccarelli sob a orientação dos professores Alexandre Rosa e Sérgio de Oliveira. Atualmente é contrabaixista na orquestra sinfônica da Bahia (OSBA) e Orquestra sinfonia da Universidade Federal da Bahia ( OSUFBA). É membro fundadora do Duo Flautavaobaixo, no qual tem se apresentado com um repertório voltado para o choro e suas vertentes. |
|
LUIS COJAL Born in Havana, Cuba. He began his musical studies at a very early age, beginning his studies in the 1980s and graduating as Superior Double Bass at the ISA (Universidad de las Artes de la Habana) in 1994. That same year he was invited by the Conservatori Professional de Música of Vila-seca, in Catalonia (Spain), to join the string department as a double bass teacher, an activity he continues today. Interested in different musical styles and always accompanied by his instrument, Luis Cojal was a member of the prestigious contemporary music group BARCELONA 216 for more than 10 years, with which he toured Europe on several concert tours. Nowadays his professional activity goes beyond the Conservatory, as he is invited by different classical orchestras to be part of them, he regularly participates in festivals as a double bass player, and he gives master classes in specialised centers (Paris, Prague, Boulder-Colorado, etc.).
|
|
SONIA RAY @soniaraybrasil Sonia Ray é contrabaixista, pesquisadora, professora e escritora. Doutora em Pedagogia e Performance do Contrabaixo pela University of Iowa (EUA, 1998), Ray realizou dois estágios de Pos-Doutoramento: University of North Texas (EUA, 2008) e Universitè Paris VIII (FRANÇA, 2016-2017). É professora Titular de Contrabaixo da Universidade Federal de Goiás na Escola de Música e Artes Cênicas. É artista convidada da Convenção bienal da International Society of Bassists desde 1993. Foi solista convidada em festivais em várias partes do Brasil e EUA, além de eventos na Áustria, Itália, Inglaterra, Portugal, Noruega, Turquia, Colômbia e Polônia. Integra o Qualea Trio (especializado em música brasileira) com Werner Aguiar (violão) e Ricardo Freire (clarineta). A paixão por fotografia e pela cultura africana recentemente passou também a fazer parte de seus interesses profissionais.
|
|
BRUNO REJAN Rejan apresenta o seu trabalho autoral e de arranjos desde 2013, através de shows por diferentes festivais e eventos culturais, como: na turnê do show ‘Em Contratempo’ (2022), onde o trio de Rejan se apresentou por 7 cidades no Brasil - Goiânia-GO, Uberlândia-MG, Curitiba-PR, São Paulo-SP, Campinas-SP, Fortaleza e Brasília-DF; no XXI Canto da Primavera (2022) em Pirenópolis-GO, onde Rejan e seu sexteto apresentaram o show ‘Bruno Rejan Sexeteto interpreta Jacob do Bandolim’; no projeto De Frente pro Jazz com o seu quinteto (em 2021), no projeto “Grande Hotel Vive o Choro” e no Teatro Sesi GO, apresentando o show ‘Bruno Rejan Trio interpreta Jacob do Bandolim’ (2019). Em 2018 esteve com o seu quinteto no Fundinho Jazz Festival em Uberlândia-MG; com o Bruno Rejan Trio nos festivais FICA - 20a edição (Cidade de Goiás-GO) e Goyaz Festival - 8a edição (Goiânia-GO). Também já apresentou o seu trablaho autoral no 7o canto de Ouro, na 1a edição do Projeto Sons de Mercado, no XIV Canto da Primavera, no FICA (2014) e em outros importantes teatros de Goiânia-GO como Teatro Sesi, Teatro do Sesc e Teatro Goiânia, em diferentes formações instrumentais, como trio, quinteto e outros. Além do seu próprio trabalho, Rejan integra a Banda Pequi (Orquestra de Música Popular Brasileira) e o grupo instrumental ‘Face Quarteto’, grupo esse que já se apresentou no Rio Montreux Jazz Festival, em 2019. Em 2020 foi admitido como professor de contrabaixo elétrico/acústico popular na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (Universidade Federal de Goiás).
|
|
PATRÍCIA WEITZEL Dra. Patricia Weitzel desenvolve carreira internacional atuando como professora, musicista de orquestra e de câmara. Ela é Professora de Contrabaixo na Penn State University, na Wintergreen Music Festival e também é Dean of Faculty da Sphinx Performance Academy. Sua formação em contrabaixo teve início com Ricardo Vasconcellos na Escola de Música de Brasília, continuando os estudos na Universidade Federal de Minas Gerais com o Dr. Fausto Borém e posteriormente com o Professor Antonio Arzolla. Logo depois mudou-se aos Estados Unidos para estudar com o Dr. Marcos Machado. Patrícia é Doutora em Música pela University of Iowa onde estudou com o virtuoso contrabaixista e pedagogo, Volkan Orhon. Sua carreira tem sido marcada pela versatilidade e criatividade, tendo realizado diversas turnês pela Europa, América Latina e Estados Unidos. Patrícia foi membro da Des Moines Symphony, Quad City Symphony, Columbus Symphony, Orchestra of the Americas, Aldeburgh Orchestra, Aldeburgh Strings, Chineke! Orchestra e da Sphinx Virtuosi. Gravou trilhas sonoras de filmes como o Rei Leão (2019) e por diversas vezes se apresentou com artistas renomados como a cantora Lizzo no Grammys 2020. Atualmente Patrícia é uma das diretoras da Associação Internacional de Contrabaixistas (ISB), uma organização com mais de 2000 membros em 40 países cuja missão é conectar, inspirar e educar contrabaixistas mundialmente.
|
|
LUIS SARDINHA
|
|
QUALEA TRIO Ricardo Freire, Clarineta
|
|
BRUNO REJAN TRIO Contrabaixista, arranjador e compositor, o goiano Bruno Rejan é reconhecido pela sua imprevisibilidade no discurso musical, além de ser um virtuose. No seu trabalho ele traz um diálogo musical inusitado que se estende dos arranjos para as improvisações. Em contratempo dos ritmos... Das quebras de ritmo da música brasileira, herdadas da mãe África. Em contratempo de medidas e tempos irregulares, acidentados, que extrapolam o óbvio, quase esquisitos. Mas que tédio seria a vida se nosso percurso fosse sempre regular e marcado.
|