I Congresso de Musicoterapia do Centro-Oeste - Convidados

 

Ana Carolina Steinkopf-v2.png
Ana Carolina Steinkopf é musicoterapeuta, pesquisadora e presidente do Instituto Steinkopf, organização referência em atendimento, formação e inovação para o autismo no Brasil. Formada em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás, também violinista pela Escola de Música de Brasília e possui formação em Reabilitação Neurológica e Musicoterapia Neurológica pela AACD (São Paulo). É especialista em Negócios de Impacto Social e Inovação, e mestranda em Desenvolvimento de Negócios e Inovação na Must University (Flórida, EUA). Em 2025, foi selecionada como embaixadora da Brazil Conference em Harvard & MIT, conferência que reúne lideranças brasileiras em busca de soluções para os desafios do país. Com atuação clínica voltada para a comunicação, linguagem e desenvolvimento social de pessoas autistas, é idealizadora do Mapa Autismo Brasil (MAB), o maior levantamento nacional sobre o perfil sociodemográfico e clínico de pessoas autistas no país, e do projeto Uma Sinfonia Diferente, reconhecido por integrar música, cultura, ciência e inclusão. Seus projetos foram premiados pelo Instituto Neoenergia, Fundação Banco do Brasil e Instituto BRB. Tem se dedicado à articulação entre ciência, políticas públicas e inovação social para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

 

 

9 Clarisse Prestes.png
Ms. Clarisse Prestes: Nascida em Porto Alegre, graduou-se em licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música pela UFRGS em 1982. Concluiu a especialização em Musicoterapia em 2008, em Brasília, onde reside desde 1990. Trabalhou com musicalização desde 2003 com crianças de 6 meses a seis anos em escolas da rede e particulares. Trabalha com musicoterapia desde 2007 na Chácara Caminho do Meio onde atende crianças com paralisia cerebral, transtornos do espectro do autismo, síndromes, atraso da fala e outros impasses no desenvolvimento. Tem participado de diversos cursos e congressos nacionais e internacionais sempre com a temática do autismo. Neste Congresso, estará exibindo um teaser do filme documentário MEU AMIGO LORENZO que conta a trajetória de Lorenzo na musicoterapia, um menino autista dos 4 aos 19 anos.

 

 

Frederico Pedrosa-v2.png
Dr. Frederico Pedrosa: Docente da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023), Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2018), Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010) e especializando em Inteligência Computacional e Artificial pela Universidade Federal de Viçosa (2024). Atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, psicometria, saúde mental, inteligência artificial e cultura musical brasileira. Participa do Centro de Estudos em Musicoterapia (CEMT-CNPq), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM-CNPq) e do Music Oriented Systems and Artificial Intelligence for Creativity (MOSAIC-UFMG). Atualmente é violeiro do grupo de samba chula do Herança Ancestral.

 

 

Gustavo Gattino-v2.png
Dr. Gustavo Schulz Gattino: musicoterapeuta e professor associado do Departamento de Comunicação e Psicologia da Universidade de Aalborg (Dinamarca). Ele leciona nos programas de bacharelado, mestrado e doutorado em musicoterapia na mesma universidade. Ele é credenciado como musicoterapeuta pela Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) e é membro do International Music Therapy Assessment Consortium (IMTAC). Ele tem um extenso currículo como professor convidado e palestrante em países como Austrália, Canadá, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Noruega, Letônia, Argentina, Portugal, Países-Baixos, Itália, Colômbia, Uruguai, Bolívia e Líbano.

 

 

Jefferson Pereira-v2.png
Jefferson Pereira da Silva Linhares: Musicoterapeuta e mestre em Música pela UFG, Psicomotricista Neurofuncional pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC – SP), Equoterapeuta pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) e atual presidente da Associação Goiania de Musicoterapia (AGMT).

 

 

8 Karylla.png
Ms. Karylla Amandla: Graduada em Musicoterapia (UFG). Pós Graduada em Reabilitação Cognitiva (NEPNEURO). Formação em ABA Naturalista, Intervenções Baseadas no Modelo Denver, Escala Bayley, Neurociências do Autismo, Musicoterapia e Autismo. Atua a 12 anos com foco em Desenvolvimento Infantil e Neurodiversidade. Fundou o primeiro consultório de musicoterapia na cidade Uruaçu, Goiás, oferecendo atendimento especializado com foco no desenvolvimento e bem-estar de crianças e suas famílias.

 

 

Kelly Dantas.png
Kelly Dantas: Musicoterapeuta formada pela UFG (2017), com especialização em Dinâmica de Grupos e Gestão de Equipes (2022) e formação em facilitação de Círculos de Tambores (2023). Atuou como vice-presidente da Associação Goiana de Musicoterapia (2018–2020) e coordenou grupo voluntário no projeto TOCA (2020). Atualmente é musicoterapeuta/preceptora no CRESM Prof. Jamil Issy e atua na Ser Especial – Centro de Terapia Neuromotora Intensiva.

 

 

Léa Andes Rufino Vaz-v2.png
Léa Andes Rufno Vaz: Graduada em Musicoterapia e Psicologia. Especialista em Neuropsicologia, Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Intervenções Precoces no Autismo e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua com foco no neurodesenvolvimento infantil, integrando conhecimento clínico e científico para a promoção de práticas terapêuticas qualificadas e baseadas em evidências. Fundadora e CEO da InCrescere – Instituto de Neurodesenvolvimento Crescere, clínica dedicada ao atendimento de crianças com alterações no neurodesenvolvimento.

 

 

Maria Clotilde-v2.png
Maria Clotilde Henriques Tavares é doutora em Neurociência e Comportamento, com formação em Psicologia e especialização em Musicoterapia e treinamento em Musicoterapia Neurológica pelo International Neurologic Music Therapy Training Institute. Professora titular aposentada da Universidade de Brasília, atuou por 34 anos no ensino e na pesquisa em neurociência e comportamento e dedica-se atualmente à prática clínica em musicoterapia neurológica, com ênfase em doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer. Integra o corpo docente dos cursos de especialização lato sensu em Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música e da Faculdade Teológica Batista de Brasília, e é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás na linha de pesquisa em Neurociência da Música e Musicoterapia. É membro da Academy of Neurologic Music Therapy, da International Association for Music and Medicine e filiada à Associação de Musicoterapia do Distrito Federal sob o número de registro 041. É musicoterapeuta voluntária na Associação Parkinson Brasília. Coordena o Espaço Acorde, voltado à reabilitação neurológica mediada pela música.

 

 

Nágila.png
Nágila Fernandes: Musicoterapeuta pela Universidade Federal de Goiás, atuando no Instituto da Fala e Linguagem, Pós Graduada em Análise do Comportamento Aplicada pela Nepneuro, possui Curso de Comunicação alternativa (PECs) e psicomotricidade para atraso no desenvolvimento.

 

 

Rafael mendonça.png
Rafael Mendonça Barros: Musicoterapeuta, graduado em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Análise do Comportamento Aplicada com foco em Autismo, Supervisor Clínico e Responsável Técnico em Musicoterapia, com formações em Comunicação Alternativa Aumentativa, Segurança em Crises Agressivas, e experiência de 10 anos em neurodesenvolvimento, reabilitação, e saúde mental infanto-juvenil, e em implantações de serviços em Musicoterapia.

 

 

Sarah Costa-v2.png
Sarah C. Costa Pereira é bacharel e licenciada em música, musicoterapeuta e especialista em desenvolvimento infantil. Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami - Celso Lisboa, e pós-graduanda em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, SP. É coordenadora da pós graduação em musicoterapia da Faculdade Batista de Brasília, idealizadora e coordenadora do CREPEM DF - Centro de Referência Pesquisa e Extensão em Musicoterapia do DF, também professora da saa de recursos generalista da Escola de Música de Brasília.

 

 

Seizer.png
Seizer Mainardi Jorge: Fonoaudióloga graduada pela PUC Goiás, CEO do Instituto da Fala e Linguagem Pós Graduada em Motricidade Orofacial e Aprimoramento em Fala e Linguagem Pós Graduanda em Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Especializada em Análise do Comportamento Aplicada.