|
O FUGA se originou em 2007, sete anos após a abertura do primeiro curso de artes cênicas da Universidade Federal de Goiás, ocorrida em 2000. Denominado inicialmente, em 2007, de Universidade em Cena - Mostra Universitária de Teatro e Dança, apenas em 2008 assumiu a denominação de Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás – FUGA, contando a partir daquele ano com a numeração de edições atualmente em vigor, que chega em 2023 a sua décima sexta realização.
Trata-se de um festival originado a partir da própria demanda dos artistas em formação na EMAC, professores e técnicos, visando atendimento à comunidade e inter-relação entre universidade e sociedade, no que se refere ao estudo e apreciação de espetáculos cênicos capazes de impulsionar o desenvolvimento cultural goiano e brasileiro em relação com o ensino e a pesquisa de nível superior.
Tem como eixo referencial a apresentação de espetáculos cênicos, realização de oficinas, minicursos e rodas de debate sobre os espetáculos apreciados e o estado atual da arte, no Brasil e no mundo.
|