Thumb-Música_na_Escola_de_Música_-_Alessandro_Borgomanero

Música na Escola de Música apresenta "Violino solo com Alessandro Borgomanero"

: Teatro Belkiss - EMAC/UFG

: 13 de Novembro 2019 às 08:50

Entrada gratuita

Nascido em Roma, Borgomanero tem o título de Mestre pela Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, tendo estudado com diversos renomados violinistas como Ruggiero Ricci, Boris Belkin e Salvatore Accardo e muito elogiado por público e crítica pelos seus concertos.

Apresentou-se como solista à frente de mais de uma quinzena de orquestras da Europa e das Américas, além das maiores orquestras brasileiras. Dentre o seu histórico de apresentações, tem incluídas salas de concerto importantes, tendo tocado de Tóquio, Nova Iorque  a Buenos Aires, além da Europa e do Brasil.

Para a temporada de 2019 estará, ainda, à frente de 5 orquestras como maestro, além de seguir em tournée com o projeto Violino em Solo no Brasil na China, Alemanha e na Itália. Foi convidado a participar como professor no Festival de Campos do Jordão e no V FIMP no Chile.

Vive em Goiânia desde 1997 onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes. Por 6 anos fez a direção artística na Orquestra Filarmônica de Goiás.

Em reconhecimento pelas suas realizações na área da música, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado de Goiás.

Programa:

J. S. BACH - Adagio da Sonata Nr. 1 em sol Menor para Violino Solo

Almeida PRADO (1943-2010) - As Quatro Estações para Violino (1984)

Outono - Lânguido com muita Expressão

Inverno - Sombrio como um Vento Gelado

Primavera - Alegre

Verão – Solar

Edmundo VILLANI CORTÉS (1930-) – Ponteio para Violino Solo (2019)

Marcos SALLES (1885-1965) - Capricho Nr. 1, Op. 20 (1908)

Flausino VALLE (1894-1954) - Prelúdios Característicos para Violino Só

Nr. 15 - Ao Pé da Fogueira (1934)

Nr. 22 - Mocidade Eterna (1941)