noticia1303948272.jpg

II ENCONTRO Universidade de Intercâmbios em Cena (Silêncios, Sopros e Vibrações a escuta do corpo)

Em 27/04/11 06:16.
27 de abril a 06 de maio de 2011, na Escola de Música e Artes Cênicas; no Centro Cultural UFG; e no CEP em Artes Basileu França.

O II ENCONTRO será realizado entre 27 de abril a 06 de maio de 2011, na Escola de Música e Artes Cênicas; no Centro Cultural UFG; e no CEP em Artes Basileu França.

 

 

II ENCONTRO – Universidade de Intercâmbios em Cena (Silêncios, Sopros e Vibrações… a escuta do corpo)

“O teatro como a arte do encontro, da presença, do contato e da cumplicidade evidencia o corpo como memória, como emoção, como invenção, como símbolo e poesia. A presença corpórea do ator por meio do movimento, da voz e da ação é a materialidade da cena que cria e mistura relações intercorpóreas e sinestésicas”.

(Fernando Aleixo)

 

Nosso corpo é lugar de memória. Não é somente um corpo que possui uma memória, mas um corpo que, por meio das suas vivências, cria-se como memória. Memória que se atualiza nas experiências em suas diversas dimensões: eróticas, musculares, sensoriais, emocionais, cognitivas, simbólicas… Nas sinergias do corpo cinestésico-sinestésico… O corpo aqui é compreendido como uma “zona de possibilidade de memórias” (Ferracini, 2008).

Esse lugar de memória, enquanto tal, é um lugar de possibilidades não menos simbólicas, porque a “[...] voz carrega a marca da vida social do indivíduo e, se observarmos a sua dimensão sensível, reconheceremos as ações marcadas. Quando presente, a voz revela as características que a determinam” (Aleixo, 2004). Essas características podem ser despertadas por meio dos estímulos acústicos produzidos por nosso próprio corpo. Contudo, nós também vivenciamos diariamente vocalidades, ambientes com sons, imagens evocadas por sonoridades, paisagens sonoras e espaços acústicos. Mas cada pessoa produz, no seu tempo vivido em coletividade, produz a sua própria musicalidade. Esse espaço singular que caracteriza cada pessoa é produção do processo continuum do desenvolvimento de suas qualidades corporais.

Compreendendo a voz como corpo e como possível campo de conhecimento a ser explorado e conhecido nas Artes Cênicas, esta edição do ENCONTRO inicia uma parceria entre Universidade Federal de Goiás (Escola de Música e Artes Cênicas e Faculdade de Educação Física/ Curso de Dança); e Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (Área de Teatro). Duas instituições do Estado de Goiás que atuam na formação de profissionais das Artes Cênicas. Desta parceria nasceu o desejo de discutir questões pouco visitadas, entre elas, a voz.

Neste sentido, pretende-se por meio do diálogo com os artistas e professores Fernando Aleixo, Marcelo Poletto, Morena Nascimento e Renato Ferracini refletir, debater e experienciar diferentes formas de pensar a voz nas artes cênicas em nossa contemporaneidade. Com este encontro, deseja-se um pouco da arte do “dente-de- leão”… Semestes que se lançam ao sopro do vento e se disseminam procurando solos féteis. O desejo é experienciar limites entre as palavras, as imagens e o corpo que transita as memórias. Busca-se experimentar a natureza do homem: tatear imagens, sentir a inundação das palavras, dançar a voz do corpo e corpo da voz nos limites da dança com outras artes, procurar os lugares de fronteiras do corpo.

Assim nasce o 2º ENCONTRO, da pergunta “qual a imagem da voz”?

Corpo                                                                        Espaço

Tempo

 Ondas

             Sons

                       Vento

 

 

Choros Gargalhadas Gritos Sussurros…

Silêncios Sopros Vibrações…

A escuta do corpo e os pequenos hábitos de ouvir e ouvir-se.

De sentir e sentir-se.

De olhar e olhar-se.

De dançar e dançar-se.

De cantar e (en)cantar-se!


***

O ENCONTRO é um Projeto de Extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás cadastrado na Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) desde 2010. 

Mais informações: intercambioemcena

Fonte: Emac/ Profa Natassia