ICARO - Laboratório de investigação e criação do ator

icaroLaboratórios.png

Sobre

O ÍCARO – Investigação e Criação Contemporânea de Ator é um espaço que orquestra poéticas, processos e reflexões referentes às práticas artísticas como lugar de enunciação para atores criadores e performer. Estimula intersecções expandidas da produção de atores pesquisadores, teorias e conceitos decorrentes desses processos. Fomenta a discussão e a relação entre as práticas cênicas e a cultura, gerando espaços de produção e diálogos interculturais e transdisciplinares.

O ÍCARO trabalha com frentes de pesquisa na área de ator/performer e atuação pós dramática. Tem como objetivo investigar procedimentos e dramaturgias de ator com foco em montagens autorais, solo e de conteúdos autobiográficos. Abriga pesquisas de criação e reflexão de projetos, ensaios e montagens sobre trabalho atorial e performático. Trabalha com intervenções e experimentações cênicas, demonstrações de trabalho, falas, produção escrita e publicações. Promove eventos artístico acadêmicos a partir da produção de pesquisa em arte sediada no laboratório.

Reúne doutores, mestres, artistas, docentes, técnicos administrativos, estudantes, profissionais e pesquisadores integrados aos campos da prática e reflexão na área de ator, performance e cena contemporânea. O público alvo do espaço são artistas, profissionais, estudantes, pesquisadores, acadêmico atuantes preferencialmente no campo das artes cênicas, das performances e áreas afins.

O espaço reúne o Projeto de Pesquisa “Poéticas, práticas e processos de ator em perspectiva autoral e auto etnográfica” e Projeto de Extensão e Cultura “ÍCARO” que propõe a disseminação das pesquisas sediadas junto a instituições teatrais e culturais. Esta é uma forma de contribuir e levar pesquisas dos artistas/pesquisadores do laboratório a praticarem um diálogo com comunidades externas a UFG e também parcelas da comunidade interessada em teatro, ofício de ator e práticas artísticas autobiográficas.

O ÍCARO também abriga o Grupo de Pesquisa “N.U.A. - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes da Cena”. Este reúne pesquisadores, artistas e estudantes de áreas distintas, voltados à criação, investigação, formulação e discussão de ações, produções e reflexões com o tema teatro e performance, como objetos de estudo conectados a outras artes e áreas do conhecimento.

Tem parceria em pesquisas com grupos e pesquisadores de universidade tais como FAV/UFG; FIC/UFG; UEG/GO; UFSM/RS.

Professora responsável: Rosi Martins

Contato: rosilandes.martins@ufg.br