O Piano e suas Perspectivas León Halegua

: YouTube UFG Oficial

: 18 de Setembro 2020 às 17:00

O Piano e suas Perspectivas León Halegua

Nascido em Montevideo, Uruguai, graduou-se em regência e composição pela “Escuela Normal de Musica de Montevideo”, sob a orientação do maestro italiano Guido Santórsola paralelamente à sua graduação como arquiteto pela "Universidad de la República".
Fez estudos de regência na “Universidad Nacional de Cuyo” em Mendonza, Argentina, com o maestro Guillermo Scarabino e na Universidade de Compostela, Espanha, com o maestro italiano Aldo Ceccato.
Entre 1985 e 1992 especializou-se em regência sinfônica no Brasil com o maestro Isaac Karabtchevsky, trabalhando como seu maestro assistente. Além de cursos complementares como música sacra, música renascentista e ornamentação barroca.
De 1980 a 1984 foi regente titular e diretor do Conjunto Barroco, orquestra barroca de Montevideo, ganhador de diversos prêmios como Jeunesses Musicales e AEMUS.
Entre 1989 e 1994 foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira regendo em todas as séries daquela orquestra e preparando a orquestra para além do Maestro Titular Isaac Karabtchesky maestros como Kurt Masur e Lorin Maazel.
Nesse período foi maestro e diretor dos ciclos de concertos da Sala “Cecília Meireles” no Rio de Janeiro, por nomeação do pianista Arthur Moreira Lima, diretor da sala.
Realizou inúmeros concertos do ciclo “Aquarius” do jornal “O Globo”, sempre para o grande público, bem como organizou os “Concertos para a Juventude” no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regendo também diversos concertos na principal série daquele teatro.
No ano de 1989 sua atuação como regente sinfônico em Israel foi declarada de Interesse Cultural pelo governo do Uruguai devido à grande repercussão das apresentações, regendo também as principais orquestras do Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai.
No Brasil atuou à frente das principais orquestras: Sinfônica Brasileira, Nacional, Pró-Música do Rio de Janeiro, de Brasília, da Bahia, da Paraíba, de Ribeirão Preto, Orquestra de Câmara de Curitiba, Sinfônica de Paraná, Orquestra Municipal de São Paulo, Santo André, Orquestra Estadual de São Paulo e OSPA de Porto Alegre.
As obras que veio a reger em seu repertório incluem desde os mestres barrocos, passando pelos clássicos e românticos, até os compositores do século XX. Todos eles interpretados com a maior sensibilidade e sério enfoque estilístico. Sua formação como regente de coro permitiu destaque em obras sinfônico-corais, cantatas, oratórios e óperas. A sua versatilidade permite encantar tanto o rigoroso público amante da música erudita quanto os apreciadores do bel canto, levando muitos jovens a ingressar neste fascinante mundo.
Desde 1994 como maestro titular da Associação Brasileira “A Hebraica de São Paulo” realizou importantes apresentações sinfônico-corais e de ópera com orquestra e coral próprios e junto a destacados solistas como: Adelia Issa, Adriana Clis, Céline Imbert, Claudia Riccitelli, Denise Satori, Edna D’Oliveira, Elizete Gomes, Eloisa Baldin, Graciela Lasner, Juliana Franco, Keila de Moraes, Laryssa Alvarazi, Leila Guimaraes, Regis, Sandra Felix, Magda Painno, Marcia Soldi, Avi Burstein, Claudio Goldman, Davi Marcondes, Helder Savir, Inácio de Nonno, Fernando Gazoni, Sebastião Teixeira, Martin Mühle, dentre outros. Como resultado desse trabalho concretizaram-se concertos e seminários nacionais e internacionais.
De 2010 até 2015 foi diretor artístico, regente e arranjador do ciclo “In Concert”, concertos sinfônicos que integram notáveis cantores e compositores da música popular brasileira (MPB) ao repertório tradicional da música clássica. Por esta série de concertos passaram nomes como: Toquinho, Paulo Ricardo, Miusha, Daniela Mercury, Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Wanderleia, Moraes Moreira e Ivan Lins.
Suas realizações recentes foram: “9ª Sinfonia de Beethoven”, “Carmina Burana”, “Piazzolla”, oratórios como “Elias” de Mendelssohn, “Judas Macabeu” e “Messias” de Händel, concertos como “Ópera de Gala”, “Concerto Barroco”, “Broadway In Concert”, “Festival de Aleluias”, Apresentação do Coral de Milano junto ao da Hebraica no Teatro Municipal de SP, ópera “Porgy & Bess”, musical “A Noviça Rebelde”, concertos didáticos como “Pedro e o Lobo”, “Carnaval dos Animais” e “Sinfonia dos Brinquedos”, concerto solidário “Grandes Clássicos para Todos” em prol das organizações Reflexões da Liberdade, Responsa e Recomeçar, e concerto de Natal “Música, Natal e Magia: Músicas para Inspirar”.
Desde 2014 é diretor musical e regente da “São Paulo Sinfonietta”, orquestra sinfônica de câmara, e do grupo vocal “AKLAVE”, grupo a capella formado por talentosos jovens cantores.
Durante sua carreira trabalhou com renomados solistas como: pianistas Arthur Moreira Lima, Frédéric Meinders, Guiliano Montini, Lilian Barreto, Linda Busyani e Eduardo Monteiro; violinistas Victor Danchenko, Davi Graton, Elisa Fukuda, Daniel Lasca; violonistas Eduardo Fernandes, Turibio Santos, Marcus Lerena; violoncelistas Antonio del Claro, Watson Clis, Victor Addiego, Leonardo Altino, Marcio Mallard; Julio C. Ortiz, fagotistas Estevan Falconi, Gabriel Pereira; flautistas Sharon Levin, Norton Morozowicz; Karen Stern (harpa); Nailson de Almeida Simôes (trompeta); Paulo Moura (sax); Fernando Chiappero (trompa); Peter Ferris (oboé); Filippo Rutigliano (clarinete); Ana Crespo (fagote); Paul Miller (trompa); cantores Silva Stopatto, Ines Feo-la Cruz, Susana Tellez, Maria Tereza Montenegro, Lúcia Dittert, Eloisa Baldin e Graciela Lasner.