XIV Semana do Violão-thumb

XIV Semana do Violão da EMAC

Evento

: On-line via Zoom

: 07 a 11 de Dezembro 2020

XIV_Semana_do_violão_da_EMAC

 

Participantes Convidados:

 

Cleyton Fernandes

Cleyton Fernandes

Realizou pós-doutorado (UFBA) e doutorado em performance musical (UNESP). É mestre e doutor em semiótica e linguística geral (FFLCH-USP). É professor de violão na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e diretor do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA). Iniciou seus estudos de violão em 1982 com seu pai, graduou-se Bacharel em Violão pela Unesp em 1997 nas classes de Giácomo Bartoloni e Gisela Nogueira e teve a oportunidade de participar de vários Master-Classes e Festivais no Brasil e no exterior. 
Atuou em grupos de ‘músicas do mundo’ como "Arabesque" e "Tarab", entre outros e, entre 2007 e 2011, trabalhou como músico, arranjador e produtor do Grupo Palanco, especializado em trilha sonora de teatro. Possui ampla experiência em Educação Musical e ensino de música tendo atuado como professor em todos os níveis do ensino formal, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação.
Nos últimos anos realizou turnês na Espanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica e Austrália ao lado de Paulo Bellinati em duo de violões e com Thalita Savordelli, no projeto Afro-Sambas, sempre com grande sucesso de crítica e público. 
Atualmente, se dedica à pesquisa em lutheria para violão clássico e dirige o programa de entrevistas Violão e Academia, ao lado de Gilson Antunes e Sidney Molina.

 

 

Duo SiqueiraLima

Duo Siqueira Lima

Ganhador do Prêmio “Profissionais da Música 2015”, no Brasil, e do “Brazilian International Press Awards 2014”, nos Estados Unidos, o Duo Siqueira Lima é um duo de violões que ultrapassa várias barreiras de períodos e estilos musicais. Unanimemente reconhecido como um dos maiores fenômenos do violão da atualidade eles são requisitados ao redor do mundo para festivais e séries de concertos, tendo como cartão de visita seus ousados arranjos e transcrições de música brasileira.
Em 17 anos de trabalho o duo tem se apresentado pela América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados pelos maiores festivais dedicados ao violão em todo o mundo, atuando em grandes palcos, tais como do Lincoln Center (Nova Yorque), New World Center (Miami), Het Concertgebouw (Amsterdam) e Sala São Paulo (São Paulo).
“Finamente detalhado como um Ovo Fabergé”
The New York Times - 22 de janeiro de 2014.

 

 

Gilson Antunes

Gilson Antunes

Com uma carreira musical de mais de 30 anos, Gilson Antunes já apresentou centenas de recitais em 4 continentes, incluindo países como Israel, Cuba, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colombia, Venezuela, Peru e México.
Nasceu em Ilha Solteira, interior de São Paulo, tendo já sido tema de documentários, Lives, Hangouts na internet, especiais de rádio e televisão e artigos em jornais e revistas.
Estudou na Guildhall School of Music, em Londres. Fez seu bacharelado em Música na UNESP e seu mestrado e doutorado em Artes na USP. Entre seus professores estiveram Carlos Fernandes, Levy Harzer, Sidney Gimenes, Fabio Zanon, Giácomo Bartoloni e Robert Brightmore.
Gilson Antunes possui um vasto repertório que vai da renascença à obras do Século XXI, tendo já apresentado muitas das principais músicas escritas para violão clássico em todas as épocas.
Mais de 30 compositores de 4 países lhe dedicaram mais de 50 obras para violão solo, música de câmara e violão com orquestra, entre eles Roberto Victorio, Marcus Siqueira, Willy Corrêa de Oliveira, Maurício de Bonis, Ricardo Tacuchian, Edson Zampronha e vários outros. Ajudou, com suas pesquisas, a resgatar a vida e obra de Américo Jacomino Canhoto através de dissertação de mestrado, CDs, recitais e palestras.
Gravou quatro CDs solo e fez participação em mais oito.
Entre os principais eventos que criou e dirigiu estão o Concurso Nacional de Violão Musicalis, o Festival de Música de Ourinhos, o Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros e a Mostra de Violão Musicalis. Na UNICAMP organiza eventos mensais, convidando alguns dos principais concertistas brasileiros de violão para palestras, recitais e masterclasses.
Escreveu artigos para as principais revistas e websites brasileiros de violão dos últimos 25 anos, incluindo Violão Intercâmbio, Violão Pro e Acervo Digital do Violão Brasileiro.
Gilson Antunes é professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2015 (lecionando violão clássico, música de câmara, percepção musical e outros tópicos), tendo sido anteriormente professor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) por mais de 10 anos. É também artista representante da empresa de cordas D’Addario e apresenta-se com violões construídos especialmente para ele pelos luthiers Claudio Arone, Carlos Novaes e Lucio Jacob.

 

 

MARCOS PABLO_Priscila Appella Fotografia

Marcos Pablo Dalmacio

Multi-instrumentista e compositor, desde cedo mostrou interesse por diversos aspectos da prática musical, o que o levou a dedicar-se com igual afinco ao violão, violino e viola, composição, pesquisa musicológica, regência orquestral e à interpretação de música antiga com instrumentos de época (alaúde, vihuela, guitarra renascentista, guitarra barroca, guitarra clássico-romântica, terz guitar e mandolina). Tem se apresentado em concertos, masterclass e palestras na Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Espanha, Portugal, França e em numerosas regiões do Brasil. É formado na Argentina e pós-graduado no Brasil, tendo recebido bolsas de estudo destes países e da Espanha para ampliar seus conhecimentos.
Marcos Pablo Dalmacio conta com um repertório que inclui desde peças da renascença interpretadas na vihuela, na guitarra renascentista e no alaúde, até estreias de obras recentes para violão e orquestra e registrou parte deste repertório em quatro trabalhos discográficos. Ativo também como compositor, conta com várias obras estreadas, desde solos instrumentais, passando por obras de música de câmara até composições para coro e orquestra, com estreias e interpretações no Brasil, Argentina, Uruguai e nos Estados Unidos.
Dalmacio é Diretor Artístico e violinista da Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis/Santa Catarina) com a qual realizam concertos em numerosas cidades, apresentando sempre programas que incluem primeiras audições no Brasil de obras de diversas épocas.

 

 

Mario Ulloa - foto

Mario Ulloa

Professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia - Brasil, nos cursos de graduação e pós-graduação.
Ainda criança estudou música no Conservatório de Castella, em San José, Costa Rica - seu país de origem. Concluiu seus estudos universitários de música na Escola de Artes Musicais da Universidade da Costa Rica, em San José, sob a orientação do Prof. Luis Zumbado. Continuou seus estudos musicais na Musikhochschule Köln (Conservatório Superior de Música de Colônia, Alemanha) sob a orientação do Prof. Eliot Fisk, obtendo o Konzertexamen (Diploma de Concertista). Nessa mesma instituição estudou música barroca com ênfase em J.S. Bach, com o alaudista e maestro Konrad Junghännel. Mais tarde, fez também estudos musicais no Conservatório Mozarteum de Salzburgo, Áustria.
Tem se apresentado em países da Europa, Estados Unidos, América Latina e ao longo do território brasileiro, onde reside desde 1991.
Tem dado concertos como solista, recitais solo, música de câmara e master classes em inúmeros festivais nacionais e internacionais.

 

 

Pedro Aguiar - Violonista

Pedro Aguiar

Único brasileiro a conquistar o 1. Prêmio no Concurso Internacional de Violão Alhambra, o violonista Pedro Aguiar tem se destacado no cenário musical internacional, realizando concertos em vários países da Europa e da América. Pedro Aguiar nasceu em Brasília/DF e é Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás sob a supervisão do Prof. Dr. Eduardo Meirinhos. Em 2010 foi agraciado com uma bolsa da CAPES/FIPSE para realizar um intercâmbio na Marshall University (EUA), sob a orientação do Dr. Júlio Ribeiro Alves. Em 2012 Pedro Aguiar se aperfeiçoa em Paris no Conservatoire de Musique à Rayonnement d'Aulnay-sous-bois, pertencendo à classe de Judicaël Perroy. No mesmo ano foi contemplado com uma bolsa de estudos integral do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD para cursar o Mestrado em Perfomance Musical na Escola Superior de Música e Teatro de Munique (Hochschule für Musik und Theater München), na classe do Prof. Franz Hálasz. Após concluir o Mestrado em Música com a nota máxima, inicia o curso de Música Contemporânea na mesma instituição com a bolsa de estudos da Fundação Orlandus Lassus do Rotary Club de Munique, (Orlandus Lassus Stiftung).
Entre 2013 e 2018, Pedro Aguiar teve a oportunidade de exercer o cargo de Professor Assistente na Escola Superior de Música e Teatro de Munique (Hochschule für Musik und Theater München).
Pedro Aguiar obteve 15 prêmios em concursos, dentre eles o Salzburg Guitar Fest (Mozarteum, Áustria), XXXIX Concurso Internacional de Gargano (Itália), Concurso Internacional Andrés Segovia (La Herradura, Espanha), Concurso Dr. Luis Sigall (Chile), Aachener Preis (Alemanha), Concurso Vital Medeiros (Brasil), Concurso de Punta del Leste (Uruguai), Concurso Internacional de Amarante (Portugal).
Apresentou-se com importantes músicos do cenário musical internacional como Wen-Sinn Yang (violoncelo), Débora Hálasz (piano), Phillip Stubenrauch (contrabaixo), Rudens Turku (violino) e como integrante da Kammeroper München.
Em 2020 lançou seu primeiro álbum dedicado à música brasileira pela NAXOS, maior selo distribuidor de música clássica no mundo, recebendo ótimas críticas.
“The true spirit of a cross-section of Brazilian music, coupled with a strong, clean technique”JimMcCutcheon Soundboard (Guitar Foundation of America), September 2020
“A must for guitar lovers and fans of Brazilian music. “ Göran Forsling
MusicWeb International, July 2020

 

 

Sidney Molina - por Gal Oppido

Sidney Molina

É violonista, professor e crítico musical. Como fundador do Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ), participou de gravações, recitais, concertos com orquestra e turnês do grupo no Brasil, Estados Unidos, Austrália e Europa, o que inclui concertos em 17 estados brasileiros e 18 estados norte-americanos. Sua discografia inclui 8 CDs, 1 DVD gravado ao vivo e a participação como convidado em 6 CDs. É bacharel em Filosofia pela USP e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua como Coordenador da Pós-graduação em Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina, e professor do curso de música do FMU/FIAM-FAAM, em São Paulo, e da Fundação Carlos Gomes, em Belém. É Musician-in-residence da Portuguese School no Middlebury College, em Vermont (EUA). Desde 2010 coordena o Concurso Nacional de Violão Souza Lima e tem ministrado palestras, integrado bancas e ministrado master classes a convite de instituições como USP, UNESP, UNICAMP, UFBA, UFPA, Yale University, Jacobs School da Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), Columbia University e Conservatório de Coimbra (Portugal). É crítico de música do jornal Folha de S. Paulo e autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da Influência na Sinfonia de Câmara n.1 e Música Clássica Brasileira Hoje.

 

 

Thiago Colombro Capturar

Thiago Colombo

É músico e professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É Bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor pela Universidade Federal da Bahia. Seus principais professores de violão foram: Ivan Montanha, Eduardo Isaac e Daniel Wolff. Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música de todo o Brasil, além de Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Itália e Rússia, promovidos por instituições como a Orquestra Sinfônica da Udmurtia, Maison do Brésil, EmiolaMusic Potenza, Comune di Sermoneta, Chitarra a Piacenza, Munganga Teatre, Bath Spa University, Ikletika, Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional del Litoral, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFSM, UDESC, UFMA, UFS, UFBa, UFES, UFU, UFRJ, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, SESC, SESI, Instituto Cultural Peruano-Norteamericano, Centro Cultural Banco do Brasil, Santander Cultural, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, entre outros. Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música. Em 2006, também sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Integrou o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum homônimo em 2009. Em 2017 lançou álbum Latin Guitar Connections (TRL Records-UK), gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra), vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2017 em duas categorias: Melhor Compositor e Melhor Instrumentista.

 

 

victor noah

Vitor Noah

Violonista natural de Goiânia, atualmente radicado em Berlim. Suas primeiras experiências musicais foram no rock, como baixista fundador dos Hellbenders. Além de fazer turnês com a banda pelo Brasil inteiro, Vitor gravou o disco “Brand New Fear”, produzido por Carlos Eduardo Miranda. Seus estudos formais em música se iniciaram com Rodrigo Carvalho nas Oficinas de Música da UFG, e posteriormente completou o bacharelado na Universidade Federal de Goiás, na classe de Eduardo Meirinhos. Em 2011, foi selecionado para um programa de intercâmbio na Marshall University (EUA), trabalhando junto a Júlio Ribeiro Alves, com bolsa de estudos concedida pelas instituições CAPES / FIPSE. Em 2015, cursou o “3º Máster em Interpretación de Guitarra Clásica” promovido pela Universidad de Alicante (Espanha); depois fez seu mestrado na Universität für Musik und Darstellen de Kunst Graz (Áustria), sob a orientação de Paolo Pegoraro. Completou seu segundo mestrado em 2019na Royal Academy of Music (Londres) com uma bolsa de estudos integral, sendo laureado com o “Sir Siegmund Warburg Trust Award” e o “Donald Graham Award”, além do prêmio DipRAM “for anoutstanding final recital”. Vencedor das maiores competições de violão do Brasil, como Concurso Villa-Lobos - Vitória (2013), Concurso de Violão do MASP – São Paulo (2012), e 2º colocado em competições internacionais, como Concurso Internacional de Guitarra Villa de Aranda (Espanha) e J.S. Bach Guitar Competition Reisbach (Alemanha), Vitor foi laureado com o primeiro prêmio no David Russell Guitar Award (Londres). Suas principais atuações como solista incluem a performance do Concerto para violão de H. Villa-Lobos, com o maestro Júlio Medaglia, e um concerto para a série “Movimento Violão”. Ele participou de vários festivais de música e seminários, trabalhando com violonistas como David Russell, Manuel Barrueco, Pepe Romero, Zoran Dukic, Pablo Márquez, Eduardo Isaac, Tilman Hoppstock, Judicael Perroy, Fábio Zanon, Paulo Martelli, Paul Galbraith, Roberto Aussel, Eduardo Fernández e Paul O'Dette . Vitor Noah trabalha em colaboração com o compositor R. Marino Arcaro, que dedicou ao violonista um livro de 10 prelúdios para a violão solo,"L'Imagerié de nos Pensées". Vitor escreveu e apresentou sua tese de mestrado e um concerto-palestra em 2017, sobre o processo de colaboração nas peças de Marino Arcaro. Sua segunda tese de mestrado foi sobre o processo de colaboração com o mesmo compositor no “Concerto Apinayé” para violão e orquestra.