Graduação: Musicoterapia Bacharelado

PPC TCC's DOCENTES LABORATÓRIOS HORÁRIOS DE AULAS CONTATO

Musicoterapia Bacharelado UFG

O curso

O curso de Musicoterapia é destinado à formação do musicoterapeuta, habilitando esse profissional a utilizar a música como matéria-prima de seu trabalho na área terapêutica. É oferecido ao aluno conhecimento musical específico, conhecimentos da saúde e ciências humanas, necessários à fundamentação teórico-científica do exercício profissional, além de vivências na área de sensibilização e relacionadas aos efeitos do som e da música no ser humano. A musicoterapia pode ser aplicada tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, nas diferentes faixas etárias, não sendo necessário ao paciente qualquer conhecimento prévio de música.

Objetivo Geral
Habilitar o acadêmico para o exercício profissional em Musicoterapia, nas diversas áreas de atuação por meio da Música e/ou seus elementos como instrumentos de sustentação da prática musicoterapêutica, norteada por ações interdisciplinares, através de conhecimento musical específico, conhecimentos da área da saúde e das ciências humanas, além de vivências na área de sensibilização relacionados aos efeitos do som e da Música no indivíduo, e práticas de estágio.

Profissão

O profissional musicoterapeuta poderá atuar nas áreas de saúde mental, social, organizacional, hospitalar, educacional e clínica. Poderá desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde em nível individual e coletivo, traçando estratégias de tratamento musicoterapêutico. O perfil do egresso compreende ainda a competência para realizar estudos e investigações nas várias áreas da musicoterapia e áreas afins, capacidade para construir e desenvolver métodos, técnicas e procedimentos musicoterapêuticos, participar de supervisão clínica de profissionais musicoterapeutas, exercer a prática clínica, considerando as avaliações diagnósticas, estratégias de tratamento, implementação, conclusão e sua correspondente documentação, bem como habilidade para atuar em equipe multi, inter e transdisciplinar.

O curso de Musicoterapia, nessa conformação, pretende formar profissionais habilitados a utilizarem a música como elemento terapêutico, com responsabilidade e ética. Esta formação permitirá uma atuação interdisciplinar na promoção primária, secundária e terciária da saúde em hospitais, escolas, comunidades, empresas, dentre outros, atendendo a população infantil, adolescente, jovem, adulto e idosa.

Conheça mais

Dados do curso - Musicoterapia.png